A noção de competência no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano : concepções e práticas de negociação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Mércia Ramos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/34592
Resumo: Este paper apresenta os resultados iniciais de um estudo de caso sobre a percepção da noção de competência e sua relação com o desenvolvimento das práticas de negociação no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. A pesquisa teve como objeto conhecer qual a percepção dos servidores lotados na Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Baiano e Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional sobre noção de competência, estabelecendo-se uma conexão entre: o reconhecimento das competências individuais dos servidores e o desenvolvimento das práticas constitutivas das competências negociais sob a ótica da administração público. Para tanto, o investigação foi realizada sob abordagem qualitativa, onde foram entrevistados dez servidores sendo todos da área de recursos humanos e desenvolvimento de pessoas. Os dados obtidos foram analisados por meio do método de análise interpretativa de conteúdo. Deste modo, o estudo visa contribuir apresentando informações relevantes à Diretoria de Gestão de Pessoas, na implementação de estratégias e ações no sentido de destacar a importância da percepção e do desenvolvimento das competências individuais dos servidores com vistas ao incremento das práticas constitutivas das competências negociais no Instituto. Como resultado, pode-se observar que existe uma diferença de enfoque entre os antigos e os novos servidores lotados na área de gestão e desenvolvimento de pessoas. Conclui-se neste trabalho que o incentivo à percepção das competências individuais essenciais no serviço público compreende um importante elemento para implementação das práticas de negociação no Instituto.
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