Desenvolvimento de material de apoio para psicoeducação sobre sono, distúrbios do sono e higiene do sono : “O que você precisa saber para dormir bem”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Pedro Henrique Neitzke
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276455
Resumo: A insônia é definida como uma dificuldade em iniciar ou manter o sono que acontece mesmo quando há uma oportunidade adequada para dormir e que leva a prejuízo funcional no período em que a pessoa está acordada. Em geral, tende a ser uma condição recorrente ou persistente e suas exacerbações tendem a prejudicar de forma acentuada a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com essa condição. Sua etiologia é considerada como resultante de fatores predisponentes, precipitantes e perpetuadores, os quais, quando modificáveis, podem ser alvos do tratamento e da prevenção dessa condição. Além da insônia, existem outros distúrbios do sono menos conhecidos, mas que são frequentemente identificados, como a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), os transtornos do ritmo circadiano, as parassonias e outras condições comumente confundidas com a insônia, como a Síndrome do Sono Insuficiente (SSI) e o sono de curta duração. Existe um conjunto de práticas que tendem a melhorar a qualidade do sono, que são conjuntamente chamadas de Higiene do Sono (HS). De forma antagônica, os pacientes que sofrem com distúrbios do sono tendem a ter pouco conhecimento sobre a importância dessas medidas ou detalhes sobre sua aplicação prática. A psicoeducação é uma intervenção terapêutica que tem sido progressivamente mais valorizada, especialmente tendo-se em vista que as crenças, valores e preferências do paciente compõem um dos tripés da prática baseada em evidências. Dessa forma, auxiliar os pacientes a entenderem melhor as condições de saúde que apresentam pode ser uma ferramenta importante no tratamento de distúrbios do sono, especialmente em função do pouco conhecimento que a população em geral tem sobre o tema. Em razão desses potenciais benefícios, esse trabalho teve o objetivo de desenvolver um material de apoio para a psicoeducação de pacientes com distúrbios do sono, a ser fornecido inicialmente para os indivíduos atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A fim de garantir-se uma qualidade de informações adequada para a ferramenta de intervenção proposta, foram utilizadas informações obtidas de materiais técnicos clássicos como o DSM-V e o ICSD-3, além de artigos selecionados de forma não sistemática. Foram também utilizados materiais não-técnicos, tendo em vista o enfoque psicoeducativo dessa ferramenta. Optou-se por dar enfoque nas áreas de insônia e higiene do sono, mas também citando outros distúrbios do sono menos conhecidos. Espera-se que o material desenvolvido possa aumentar o engajamento de forma ativa dos pacientes em seu tratamento, entendo as causas e fatores perpetuadores de sua condição, potencializando a efetividade dos tratamentos oferecidos.
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Além da insônia, existem outros distúrbios do sono menos conhecidos, mas que são frequentemente identificados, como a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), os transtornos do ritmo circadiano, as parassonias e outras condições comumente confundidas com a insônia, como a Síndrome do Sono Insuficiente (SSI) e o sono de curta duração. Existe um conjunto de práticas que tendem a melhorar a qualidade do sono, que são conjuntamente chamadas de Higiene do Sono (HS). De forma antagônica, os pacientes que sofrem com distúrbios do sono tendem a ter pouco conhecimento sobre a importância dessas medidas ou detalhes sobre sua aplicação prática. A psicoeducação é uma intervenção terapêutica que tem sido progressivamente mais valorizada, especialmente tendo-se em vista que as crenças, valores e preferências do paciente compõem um dos tripés da prática baseada em evidências. Dessa forma, auxiliar os pacientes a entenderem melhor as condições de saúde que apresentam pode ser uma ferramenta importante no tratamento de distúrbios do sono, especialmente em função do pouco conhecimento que a população em geral tem sobre o tema. Em razão desses potenciais benefícios, esse trabalho teve o objetivo de desenvolver um material de apoio para a psicoeducação de pacientes com distúrbios do sono, a ser fornecido inicialmente para os indivíduos atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A fim de garantir-se uma qualidade de informações adequada para a ferramenta de intervenção proposta, foram utilizadas informações obtidas de materiais técnicos clássicos como o DSM-V e o ICSD-3, além de artigos selecionados de forma não sistemática. Foram também utilizados materiais não-técnicos, tendo em vista o enfoque psicoeducativo dessa ferramenta. Optou-se por dar enfoque nas áreas de insônia e higiene do sono, mas também citando outros distúrbios do sono menos conhecidos. Espera-se que o material desenvolvido possa aumentar o engajamento de forma ativa dos pacientes em seu tratamento, entendo as causas e fatores perpetuadores de sua condição, potencializando a efetividade dos tratamentos oferecidos.Insomnia is defined as a difficulty in initiating or maintaining sleep that occurs even when there is an adequate opportunity to sleep and that leads to functional impairment during the period in which the person is awake. In general, it tends to be a recurrent or persistent condition and its exacerbations tend to cause marked deficiencies in the quality of life of individuals who suffer from this condition. Its etiology is considered to result from predisposing, precipitating and perpetuating factors, which, when modifiable, can be targets for treatment and prevention of this condition. In addition to insomnia, there are other sleep disorders that are less known but are frequently identified, such as Obstructive Sleep Apnea and Hypopnea Syndrome (OSAS), circadian rhythm disorders, parasomnias and other conditions commonly confused with insomnia, such as Insufficient Sleep Syndrome (ISS) and short sleep duration. There is a set of practices that tend to improve sleep quality, which are collectively called Sleep Hygiene (SH). Conversely, patients suffering from disorders tend to have little knowledge about the importance of these measures or details about their practical application. Psychoeducation is a therapeutic intervention that has been progressively more valued, especially considering that the patient's opinions, values and opinions make up one of the tripods of evidence-based practice. Therefore, helping patients to better understand their health conditions can be an important tool in the treatment of sleep disorders, especially given the little knowledge that the general population has on the subject. Due to these potential benefits, this work aimed to develop support material for the psychoeducation of patients with sleep disorders, to be provided mainly to patients treated at the Hospital de Clínicas de Porto Alegre. To ensure the quality of information suitable for the proposed intervention tool, information obtained from classic technical materials such as DSM-V and ICSD-3 was used, as well as articles selected in a non-systematic method. Non-technical materials were also used, considering the psychoeducational approach of this tool. We chose to focus on the areas of insomnia and sleep hygiene, but also mentioning other less well-known sleep disorders. It is expected that the material developed can increase patients' active engagement in their treatment, understanding the causes and perpetuating factors of their condition, enhancing the effectiveness of the treatments offered.application/pdfporSonoTerapia cognitivo-comportamentalTranstornos do sono-vigíliaEducação em saúdeCognitive behavioral therapySleep hygieneSleepSleep disordersDesenvolvimento de material de apoio para psicoeducação sobre sono, distúrbios do sono e higiene do sono : “O que você precisa saber para dormir bem”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2023especializaçãoPrograma de Residência Médica em Psiquiatriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199315.pdf.txt001199315.pdf.txtExtracted Texttext/plain37714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276455/2/001199315.pdf.txt0a6caa74f0b161875a072cb9f3bfbf89MD52ORIGINAL001199315.pdfTexto completoapplication/pdf348956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276455/1/001199315.pdf6254123d9822baea20db1d7798251d68MD5110183/2764552024-07-20 06:24:09.017932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276455Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-20T09:24:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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