ALTERAÇÕES DO SONO EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: uma revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/8137 |
Resumo: | Introdução: Professores universitários, de diversas áreas do conhecimento, constantemente, agregam, além de sua carga horária frente ao aluno, tarefas extraclasse que alongam sua jornada laboral, múltiplos empregos e execução de tarefas em prazos reduzidos. Diante disso, esses profissionais podem apresentar quadros negativos em relação ao seu sono, incluindo sua privação e redução da sua qualidade, impactando em seu bem-estar e qualidade de vida. Objetivo: evidenciar as principais alterações do sono em professores universitários, salientando os fatores associados e as repercussões destas ocorrências. Materiais e métodos: revisão integrativa realizada nos portais PubMed, Web of Science, Scopus, CINAHL e Biblioteca Virtual em Saúde, com estudos originais publicados entre 2002 e 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: após a aplicação dos critérios de seleção, foram eleitos cinco estudos, publicados entre 2018 e 2021, que evidenciaram as alterações de sono, bem como as suas relações com outros aspectos de saúde. As alterações do sono em professores universitários caracterizaram-se por redução da qualidade subjetiva do sono e sonolência diurna. Aspectos relacionados ao trabalho do professor universitário influenciaram na qualidade do sono, como jornadas extensas, o trabalho excessivo, workaholism e a alta exigência no trabalho. Conclusões: A redução na qualidade do sono e a sonolência diurna repercutiram nas percepções de qualidade de vida e em aspectos ligados ao Burnout. Torna-se imprescindível a busca por dados científicos robustos, explorando amplamente as alterações de sono em professores universitários e monitorando suas repercussões. |
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ALTERAÇÕES DO SONO EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: uma revisão integrativaDocentesPrivação do SonoDissoniasTranstornos do Sono-vigíliaQualidade do SonoSonolênciaFacultySleep DeprivationDyssomniasSleep Wake DisordersSleep QualitySomnolenceIntrodução: Professores universitários, de diversas áreas do conhecimento, constantemente, agregam, além de sua carga horária frente ao aluno, tarefas extraclasse que alongam sua jornada laboral, múltiplos empregos e execução de tarefas em prazos reduzidos. Diante disso, esses profissionais podem apresentar quadros negativos em relação ao seu sono, incluindo sua privação e redução da sua qualidade, impactando em seu bem-estar e qualidade de vida. Objetivo: evidenciar as principais alterações do sono em professores universitários, salientando os fatores associados e as repercussões destas ocorrências. Materiais e métodos: revisão integrativa realizada nos portais PubMed, Web of Science, Scopus, CINAHL e Biblioteca Virtual em Saúde, com estudos originais publicados entre 2002 e 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: após a aplicação dos critérios de seleção, foram eleitos cinco estudos, publicados entre 2018 e 2021, que evidenciaram as alterações de sono, bem como as suas relações com outros aspectos de saúde. As alterações do sono em professores universitários caracterizaram-se por redução da qualidade subjetiva do sono e sonolência diurna. Aspectos relacionados ao trabalho do professor universitário influenciaram na qualidade do sono, como jornadas extensas, o trabalho excessivo, workaholism e a alta exigência no trabalho. Conclusões: A redução na qualidade do sono e a sonolência diurna repercutiram nas percepções de qualidade de vida e em aspectos ligados ao Burnout. Torna-se imprescindível a busca por dados científicos robustos, explorando amplamente as alterações de sono em professores universitários e monitorando suas repercussões.Introduction: University professors, from different areas of knowledge, constantly add, in addition to their workload in front of the student, extra-class tasks that lengthen their working hours, multiple jobs and execution of tasks in reduced terms. Therefore, these professionals may present negative conditions in relation to their sleep, including sleep deprivation and reduction in the sleep quality, affecting their well-being and quality of life. Objective: to highlight the main sleep disorders in university professors, pointing out the associated factors and the repercussions of these occurrences. Materials and methods: integrative review carried out on the PubMed, Web of Science, Scopus, CINAHL and Virtual Health Library portals, with original studies published between 2002 and 2021, in Portuguese, English and Spanish. Results and Conclusions: after applying the selection criteria, five studies were chosen, published between 2018 and 2021, which showed sleep disorders, as well as their relationship with other aspects of health. Sleep disorders in university professors were characterized by a reduction in the subjective quality of sleep and daytime sleepiness. Aspects related to the work of the university professor influenced the quality of sleep, such as long hours, excessive work, workaholism and high demand at work. The reduction in sleep quality and daytime sleepiness had an impact on perceptions of quality of life and aspects related to Burnout. It is essential to search for robust scientific data, broadly exploring sleep disorders in university professors and monitoring their repercussions.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/813710.13037/2359-4330.8137Journal of Health Care; Vol. 19 No. 70 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RASRevista de Atenção à Saúde; v. 19 n. 70 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporenghttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/8137/3599http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/8137/3600Copyright (c) 2022 Ms., Ms., Dr.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoneta Moraes, Bruno FernandoSalvi, Carolina Pasquini PraxedesDe Martino, Milva Maria Figueiredo2022-02-09T12:35:11Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8137Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2022-02-09T12:35:11Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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