Letramento digital na educação a distância : um estudo do caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140178 |
Resumo: | Pensar uma educação de qualidade, que prepare cidadãos críticos e participativos é pauta frequentemente discutida no contexto mundial. Atores fundamentais do sistema educacional e de um processo educativo de qualidade, a educação vem passando por uma significativa melhora em sua formação dos professores. Neste sentido o presente trabalho buscou analisar a experiência de tutoria no curso de Pedagogia a Distância - Séries Iniciais do Ensino Fundamental da UFRGS - entre os anos de 2007 e 2009, apresentando resultados significativos na proposta de formar docentes por meio de diferentes ferramentas tecnológicas de informação e comunicação (TICs) aliadas a plataformas para educação a Distância (EAD) possibilitando o entendimento dos diferentes processos de desenvolvimentos tecnológicos bem como as diversas transformações da vida. |
id |
UFRGS-2_79d55f7cece0747ad931e5a9cd069262 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140178 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Galafassi, Fabiane Flores PenteadoBoll, Cintia InêsPasserino, Liliana Maria2016-05-04T02:07:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/140178000990713Pensar uma educação de qualidade, que prepare cidadãos críticos e participativos é pauta frequentemente discutida no contexto mundial. Atores fundamentais do sistema educacional e de um processo educativo de qualidade, a educação vem passando por uma significativa melhora em sua formação dos professores. Neste sentido o presente trabalho buscou analisar a experiência de tutoria no curso de Pedagogia a Distância - Séries Iniciais do Ensino Fundamental da UFRGS - entre os anos de 2007 e 2009, apresentando resultados significativos na proposta de formar docentes por meio de diferentes ferramentas tecnológicas de informação e comunicação (TICs) aliadas a plataformas para educação a Distância (EAD) possibilitando o entendimento dos diferentes processos de desenvolvimentos tecnológicos bem como as diversas transformações da vida.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaLetramento digital na educação a distância : um estudo do casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990713.pdf000990713.pdfTexto completoapplication/pdf208884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140178/1/000990713.pdf4f54c3c191d0a0091f9faa8f13841b79MD51TEXT000990713.pdf.txt000990713.pdf.txtExtracted Texttext/plain48969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140178/2/000990713.pdf.txtb6cab8a7137c7b94dbb5cd4fda57c9a2MD52THUMBNAIL000990713.pdf.jpg000990713.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140178/3/000990713.pdf.jpga601eb13584254d4754123f3211214aaMD5310183/1401782021-12-06 05:34:45.070297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140178Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento digital na educação a distância : um estudo do caso |
title |
Letramento digital na educação a distância : um estudo do caso |
spellingShingle |
Letramento digital na educação a distância : um estudo do caso Galafassi, Fabiane Flores Penteado Tutoria Ensino a distância |
title_short |
Letramento digital na educação a distância : um estudo do caso |
title_full |
Letramento digital na educação a distância : um estudo do caso |
title_fullStr |
Letramento digital na educação a distância : um estudo do caso |
title_full_unstemmed |
Letramento digital na educação a distância : um estudo do caso |
title_sort |
Letramento digital na educação a distância : um estudo do caso |
author |
Galafassi, Fabiane Flores Penteado |
author_facet |
Galafassi, Fabiane Flores Penteado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galafassi, Fabiane Flores Penteado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boll, Cintia Inês |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
contributor_str_mv |
Boll, Cintia Inês Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Ensino a distância |
topic |
Tutoria Ensino a distância |
description |
Pensar uma educação de qualidade, que prepare cidadãos críticos e participativos é pauta frequentemente discutida no contexto mundial. Atores fundamentais do sistema educacional e de um processo educativo de qualidade, a educação vem passando por uma significativa melhora em sua formação dos professores. Neste sentido o presente trabalho buscou analisar a experiência de tutoria no curso de Pedagogia a Distância - Séries Iniciais do Ensino Fundamental da UFRGS - entre os anos de 2007 e 2009, apresentando resultados significativos na proposta de formar docentes por meio de diferentes ferramentas tecnológicas de informação e comunicação (TICs) aliadas a plataformas para educação a Distância (EAD) possibilitando o entendimento dos diferentes processos de desenvolvimentos tecnológicos bem como as diversas transformações da vida. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:07:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140178 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990713 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140178 |
identifier_str_mv |
000990713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140178/1/000990713.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140178/2/000990713.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140178/3/000990713.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f54c3c191d0a0091f9faa8f13841b79 b6cab8a7137c7b94dbb5cd4fda57c9a2 a601eb13584254d4754123f3211214aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447171316580352 |