A paródia como objeto de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Luiz André Rospa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134394
Resumo: As constantes mudanças nas relações de comunicação, refletem diretamente na educação formal que é um dos pilares da formação humana integral, e há por parte das instituições de ensino uma necessidade de adequação a cada momento e situação. Este estudo consiste em abordar de maneira instrucional quanto ao uso das tecnologias como meio nos processos de construção da aprendizagem, particularmente mostraremos como utilizar e como criar um objeto digital, com o foco no uso de paródias musicais para auxiliar na aprendizagem de conteúdos levando em consideração os processos de instrução para manipulação de ferramentas de autoria pré-prontas, onde qualquer pessoa tem capacidade de operá-las.
id UFRGS-2_7a550beec687d06a22c00e362cfff6a4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134394
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Luiz André RospaDeus, Sandra de Fatima Batista de2016-03-30T02:07:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/134394000986817As constantes mudanças nas relações de comunicação, refletem diretamente na educação formal que é um dos pilares da formação humana integral, e há por parte das instituições de ensino uma necessidade de adequação a cada momento e situação. Este estudo consiste em abordar de maneira instrucional quanto ao uso das tecnologias como meio nos processos de construção da aprendizagem, particularmente mostraremos como utilizar e como criar um objeto digital, com o foco no uso de paródias musicais para auxiliar na aprendizagem de conteúdos levando em consideração os processos de instrução para manipulação de ferramentas de autoria pré-prontas, onde qualquer pessoa tem capacidade de operá-las.The constant changes in media relations, reflect directly on formal education is one of the pillars of integral human formation, and there by the educational institutions a need to adapt every moment and situation. This study is to address instructional way in the use of technology as a means in the learning processes of construction, particularly we show how to use and how to create a digital object with the focus on the use of musical parodies to assist in content learning taking into account investigation procedures for handling pre- ready authoring tools, where anyone is able to operate them.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MúsicaObjeto de aprendizagemParodyLearning objectTechnologiesA paródia como objeto de aprendizagemA parody as learning object info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986817.pdf000986817.pdfTexto completoapplication/pdf1781215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134394/1/000986817.pdfa8436f87feb3b99986c5e54a505971cdMD51TEXT000986817.pdf.txt000986817.pdf.txtExtracted Texttext/plain51982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134394/2/000986817.pdf.txta957eac21d962071c9a5d5edd472cef0MD52THUMBNAIL000986817.pdf.jpg000986817.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134394/3/000986817.pdf.jpgc28f411780b22eeb8923e4c0726ab1deMD5310183/1343942018-10-29 08:19:27.577oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134394Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:19:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A paródia como objeto de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A parody as learning object
title A paródia como objeto de aprendizagem
spellingShingle A paródia como objeto de aprendizagem
Machado, Luiz André Rospa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Música
Objeto de aprendizagem
Parody
Learning object
Technologies
title_short A paródia como objeto de aprendizagem
title_full A paródia como objeto de aprendizagem
title_fullStr A paródia como objeto de aprendizagem
title_full_unstemmed A paródia como objeto de aprendizagem
title_sort A paródia como objeto de aprendizagem
author Machado, Luiz André Rospa
author_facet Machado, Luiz André Rospa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Luiz André Rospa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
contributor_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Música
Objeto de aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Música
Objeto de aprendizagem
Parody
Learning object
Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Parody
Learning object
Technologies
description As constantes mudanças nas relações de comunicação, refletem diretamente na educação formal que é um dos pilares da formação humana integral, e há por parte das instituições de ensino uma necessidade de adequação a cada momento e situação. Este estudo consiste em abordar de maneira instrucional quanto ao uso das tecnologias como meio nos processos de construção da aprendizagem, particularmente mostraremos como utilizar e como criar um objeto digital, com o foco no uso de paródias musicais para auxiliar na aprendizagem de conteúdos levando em consideração os processos de instrução para manipulação de ferramentas de autoria pré-prontas, onde qualquer pessoa tem capacidade de operá-las.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:07:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134394
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986817
url http://hdl.handle.net/10183/134394
identifier_str_mv 000986817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134394/1/000986817.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134394/2/000986817.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134394/3/000986817.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8436f87feb3b99986c5e54a505971cd
a957eac21d962071c9a5d5edd472cef0
c28f411780b22eeb8923e4c0726ab1de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502037708800