O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134415 |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido com alunos do 9º ano da escola pública estadual de São Leopoldo/ RS. Tem por objetivo analisar como a produção de paródias com o vídeo temático, pode contribuir e motivar os alunos a aprenderem, tonando-se protagonistas na construção do conhecimento (TAVARES, 2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo, onde se analisa a situação dentro do seu contexto (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). Os resultados da investigação possibilitaram compreender que a produção das paródias com vídeos temáticos permitem aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades, tais como o senso crítico, a criatividade, a autonomia, e a negociação de prioridades (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). Ao propor a criação de letra e vídeo da paródia musical, foi oportunizado ao aluno expressar seus gostos musicais, associando-os ao conteúdo de forma a torná-lo mais próximo da sua realidade. Ao final da investigação pode-se concluir que, no contexto aplicado, o uso de paródias pode contribuir na construção do conhecimento do aluno, gerando uma aprendizagem significativa. |
id |
UFRGS-2_99e19cc9600c60c1b4f4ab7a3c1b077b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134415 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abreu, Iracir deSchmitt, Marcelo Augusto Rauh2016-03-30T02:07:50Z2015http://hdl.handle.net/10183/134415000986749O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido com alunos do 9º ano da escola pública estadual de São Leopoldo/ RS. Tem por objetivo analisar como a produção de paródias com o vídeo temático, pode contribuir e motivar os alunos a aprenderem, tonando-se protagonistas na construção do conhecimento (TAVARES, 2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo, onde se analisa a situação dentro do seu contexto (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). Os resultados da investigação possibilitaram compreender que a produção das paródias com vídeos temáticos permitem aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades, tais como o senso crítico, a criatividade, a autonomia, e a negociação de prioridades (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). Ao propor a criação de letra e vídeo da paródia musical, foi oportunizado ao aluno expressar seus gostos musicais, associando-os ao conteúdo de forma a torná-lo mais próximo da sua realidade. Ao final da investigação pode-se concluir que, no contexto aplicado, o uso de paródias pode contribuir na construção do conhecimento do aluno, gerando uma aprendizagem significativa.This research article was carried out with 9th grade students from public school in São Leopoldo /RS. It aims to analyze how the production of parodies with a thematic video can contribute and motivate the students to learn, becoming the main characters in the knowledge building (TAVARES, 2004). The used methodology was a qualitative case study, where the situation is analyzed within its context (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). The research results made it possible to understand that the production of parodies with thematic videos allow the students to develop many skills such as critical thinking, creativity, autonomy, and priorities negotiation (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). In proposing the creation of the lyrics and the video of the musical parody, it was offered to the students to express their musical tastes, linking them to the content to make it closer to their reality. The conclusion of this research shows that the use of parodies, in the applied context, can contribute to the students’ knowledge, generating meaningful learning to them.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MúsicaSala de aulaConstrução do conhecimentoParodyVideosMusicKnowledge buildingMeaningful learningO uso de paródias com vídeos no processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986749.pdf000986749.pdfTexto completoapplication/pdf1546267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/1/000986749.pdf3b7fdf7853729bf4d210a49507094fc0MD51TEXT000986749.pdf.txt000986749.pdf.txtExtracted Texttext/plain85177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/2/000986749.pdf.txt09beb2a10dfb56a105d0a9c72d25d26bMD52THUMBNAIL000986749.pdf.jpg000986749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/3/000986749.pdf.jpg8b8264ab187dd3fb16b470f6f2a701b9MD5310183/1344152018-10-26 09:45:06.638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134415Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem |
title |
O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem |
spellingShingle |
O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem Abreu, Iracir de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Música Sala de aula Construção do conhecimento Parody Videos Music Knowledge building Meaningful learning |
title_short |
O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem |
title_full |
O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem |
title_fullStr |
O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem |
title_sort |
O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem |
author |
Abreu, Iracir de |
author_facet |
Abreu, Iracir de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Iracir de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh |
contributor_str_mv |
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Música Sala de aula Construção do conhecimento |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Música Sala de aula Construção do conhecimento Parody Videos Music Knowledge building Meaningful learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Parody Videos Music Knowledge building Meaningful learning |
description |
O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido com alunos do 9º ano da escola pública estadual de São Leopoldo/ RS. Tem por objetivo analisar como a produção de paródias com o vídeo temático, pode contribuir e motivar os alunos a aprenderem, tonando-se protagonistas na construção do conhecimento (TAVARES, 2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo, onde se analisa a situação dentro do seu contexto (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). Os resultados da investigação possibilitaram compreender que a produção das paródias com vídeos temáticos permitem aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades, tais como o senso crítico, a criatividade, a autonomia, e a negociação de prioridades (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). Ao propor a criação de letra e vídeo da paródia musical, foi oportunizado ao aluno expressar seus gostos musicais, associando-os ao conteúdo de forma a torná-lo mais próximo da sua realidade. Ao final da investigação pode-se concluir que, no contexto aplicado, o uso de paródias pode contribuir na construção do conhecimento do aluno, gerando uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:07:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134415 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986749 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134415 |
identifier_str_mv |
000986749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/1/000986749.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/2/000986749.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/3/000986749.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b7fdf7853729bf4d210a49507094fc0 09beb2a10dfb56a105d0a9c72d25d26b 8b8264ab187dd3fb16b470f6f2a701b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224502075457536 |