O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Iracir de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134415
Resumo: O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido com alunos do 9º ano da escola pública estadual de São Leopoldo/ RS. Tem por objetivo analisar como a produção de paródias com o vídeo temático, pode contribuir e motivar os alunos a aprenderem, tonando-se protagonistas na construção do conhecimento (TAVARES, 2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo, onde se analisa a situação dentro do seu contexto (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). Os resultados da investigação possibilitaram compreender que a produção das paródias com vídeos temáticos permitem aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades, tais como o senso crítico, a criatividade, a autonomia, e a negociação de prioridades (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). Ao propor a criação de letra e vídeo da paródia musical, foi oportunizado ao aluno expressar seus gostos musicais, associando-os ao conteúdo de forma a torná-lo mais próximo da sua realidade. Ao final da investigação pode-se concluir que, no contexto aplicado, o uso de paródias pode contribuir na construção do conhecimento do aluno, gerando uma aprendizagem significativa.
id UFRGS-2_99e19cc9600c60c1b4f4ab7a3c1b077b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134415
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abreu, Iracir deSchmitt, Marcelo Augusto Rauh2016-03-30T02:07:50Z2015http://hdl.handle.net/10183/134415000986749O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido com alunos do 9º ano da escola pública estadual de São Leopoldo/ RS. Tem por objetivo analisar como a produção de paródias com o vídeo temático, pode contribuir e motivar os alunos a aprenderem, tonando-se protagonistas na construção do conhecimento (TAVARES, 2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo, onde se analisa a situação dentro do seu contexto (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). Os resultados da investigação possibilitaram compreender que a produção das paródias com vídeos temáticos permitem aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades, tais como o senso crítico, a criatividade, a autonomia, e a negociação de prioridades (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). Ao propor a criação de letra e vídeo da paródia musical, foi oportunizado ao aluno expressar seus gostos musicais, associando-os ao conteúdo de forma a torná-lo mais próximo da sua realidade. Ao final da investigação pode-se concluir que, no contexto aplicado, o uso de paródias pode contribuir na construção do conhecimento do aluno, gerando uma aprendizagem significativa.This research article was carried out with 9th grade students from public school in São Leopoldo /RS. It aims to analyze how the production of parodies with a thematic video can contribute and motivate the students to learn, becoming the main characters in the knowledge building (TAVARES, 2004). The used methodology was a qualitative case study, where the situation is analyzed within its context (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). The research results made it possible to understand that the production of parodies with thematic videos allow the students to develop many skills such as critical thinking, creativity, autonomy, and priorities negotiation (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). In proposing the creation of the lyrics and the video of the musical parody, it was offered to the students to express their musical tastes, linking them to the content to make it closer to their reality. The conclusion of this research shows that the use of parodies, in the applied context, can contribute to the students’ knowledge, generating meaningful learning to them.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MúsicaSala de aulaConstrução do conhecimentoParodyVideosMusicKnowledge buildingMeaningful learningO uso de paródias com vídeos no processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986749.pdf000986749.pdfTexto completoapplication/pdf1546267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/1/000986749.pdf3b7fdf7853729bf4d210a49507094fc0MD51TEXT000986749.pdf.txt000986749.pdf.txtExtracted Texttext/plain85177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/2/000986749.pdf.txt09beb2a10dfb56a105d0a9c72d25d26bMD52THUMBNAIL000986749.pdf.jpg000986749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/3/000986749.pdf.jpg8b8264ab187dd3fb16b470f6f2a701b9MD5310183/1344152018-10-26 09:45:06.638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134415Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem
title O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem
spellingShingle O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem
Abreu, Iracir de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Música
Sala de aula
Construção do conhecimento
Parody
Videos
Music
Knowledge building
Meaningful learning
title_short O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem
title_full O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem
title_fullStr O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem
title_sort O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem
author Abreu, Iracir de
author_facet Abreu, Iracir de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Iracir de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
contributor_str_mv Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Música
Sala de aula
Construção do conhecimento
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Música
Sala de aula
Construção do conhecimento
Parody
Videos
Music
Knowledge building
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Parody
Videos
Music
Knowledge building
Meaningful learning
description O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido com alunos do 9º ano da escola pública estadual de São Leopoldo/ RS. Tem por objetivo analisar como a produção de paródias com o vídeo temático, pode contribuir e motivar os alunos a aprenderem, tonando-se protagonistas na construção do conhecimento (TAVARES, 2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo, onde se analisa a situação dentro do seu contexto (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). Os resultados da investigação possibilitaram compreender que a produção das paródias com vídeos temáticos permitem aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades, tais como o senso crítico, a criatividade, a autonomia, e a negociação de prioridades (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). Ao propor a criação de letra e vídeo da paródia musical, foi oportunizado ao aluno expressar seus gostos musicais, associando-os ao conteúdo de forma a torná-lo mais próximo da sua realidade. Ao final da investigação pode-se concluir que, no contexto aplicado, o uso de paródias pode contribuir na construção do conhecimento do aluno, gerando uma aprendizagem significativa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:07:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134415
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986749
url http://hdl.handle.net/10183/134415
identifier_str_mv 000986749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/1/000986749.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/2/000986749.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134415/3/000986749.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b7fdf7853729bf4d210a49507094fc0
09beb2a10dfb56a105d0a9c72d25d26b
8b8264ab187dd3fb16b470f6f2a701b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502075457536