Trabalhando e ensinando remotamente : percepções de professores da rede de ensino público estadual e municipal do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Viviane Amábile Bernardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273530
Resumo: Diante de uma emergência de saúde pública decorrente da pandemia de coronavírus, inúmeras medidas de enfrentamento da disseminação do vírus foram estabelecidas. Dentre estas, o distanciamento físico. Nesse sentido, escolas estaduais e municipais do Brasil todo adotaram o ensino remoto durante esse período. Este trabalho observa como os professores da rede de ensino público estadual e municipal do RS percebem o trabalho e o ensino remotos. Esta pesquisa justifica-se porque se trata de oportunidade única de observar as práticas adotadas diante do contexto atual de uma pandemia global e de suas implicações nas relações e no ambiente de trabalho. A situação problemática desta pesquisa refere-se às dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas em manter a qualidade do ensino e do trabalho de seus colaboradores no período da pandemia de COVID-19.Com o intuito de alcançar o objetivo principal, procura identificar as principais variáveis do trabalho remoto, na percepção dos docentes, assim como suscita vislumbrar os pontos fracos e os pontos fortes do ensino remoto. A metodologia utilizada compreende uma pesquisa de opinião realizada por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada com questões abertas e de natureza qualitativa. Para tanto, foi aplicado um roteiro de entrevista cujo instrumento de coleta foi feito a partir do referencial teórico e dos objetivos específicos apresentados neste estudo. Conforme os resultados alcançados, os professores demonstram que não possuíam familiaridade com a modalidade de ensino remoto e nem ambiente e infraestrutura adequados para o trabalho em casa. Os pontos fortes são concatenados ao uso de tecnologias para elaborar as atividades de aulas e à possibilidade de manutenção de vínculo com os alunos por meio do ensino remoto. Os pontos fracos destacados referem-se ao aumento da carga horária e do volume de trabalho, assim como o surgimento de problemas de saúde.
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A situação problemática desta pesquisa refere-se às dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas em manter a qualidade do ensino e do trabalho de seus colaboradores no período da pandemia de COVID-19.Com o intuito de alcançar o objetivo principal, procura identificar as principais variáveis do trabalho remoto, na percepção dos docentes, assim como suscita vislumbrar os pontos fracos e os pontos fortes do ensino remoto. A metodologia utilizada compreende uma pesquisa de opinião realizada por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada com questões abertas e de natureza qualitativa. Para tanto, foi aplicado um roteiro de entrevista cujo instrumento de coleta foi feito a partir do referencial teórico e dos objetivos específicos apresentados neste estudo. Conforme os resultados alcançados, os professores demonstram que não possuíam familiaridade com a modalidade de ensino remoto e nem ambiente e infraestrutura adequados para o trabalho em casa. Os pontos fortes são concatenados ao uso de tecnologias para elaborar as atividades de aulas e à possibilidade de manutenção de vínculo com os alunos por meio do ensino remoto. Os pontos fracos destacados referem-se ao aumento da carga horária e do volume de trabalho, assim como o surgimento de problemas de saúde.Faced with a public health emergency arising from the coronavirus pandemic, numerous measures to counter the spread of the virus have been established. Among these, was physical remoteness. In this sense, state and municipal schools all over Brazil adopted remote teaching during this period. This paper looks at how teachers in the state and municipal public school network in RS perceive remote working and teaching. This research is justified because it is a unique opportunity to observe the practices adopted in the face of the current context of a global pandemic and its implications for relationships and the work environment. The problematic situation of this research refers to the difficulties faced by public schools in maintaining the quality of teaching and work of their employees during the period of the COVID-19 pandemic. In order to achieve the main objective, it seeks to identify the main variables of remote work, in the perception of teachers, as well as to glimpse the weaknesses and strengths of remote teaching. The methodology used comprises an opinion survey conducted through the application of a semi-structured interview with open-ended questions of a qualitative nature. To this end, an interview script was applied, whose collection tool was based on the theoretical framework and the specific objectives presented in this study. According to the results, the teachers show that they were not familiar with the remote teaching modality, nor were they familiar with the environment and infrastructure suitable for working at home. The strong points are related to the use of technology to prepare class activities and the possibility of maintaining a link with students through remote teaching. The weaknesses refer to the increased workload and work volume, as well as the emergence of health problems.application/pdfporEducação a distânciaTeletrabalhoCOVID-19PercepçãoAdministração públicaRemote teachingPublic educationRemote workingPandemicTrabalhando e ensinando remotamente : percepções de professores da rede de ensino público estadual e municipal do RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização Administração Pública no Século 21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146322.pdf.txt001146322.pdf.txtExtracted Texttext/plain112035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273530/2/001146322.pdf.txt1de5120ba9a3db98275ab38ee8d3d06cMD52ORIGINAL001146322.pdfTexto completoapplication/pdf410524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273530/1/001146322.pdf5ccd63b71838b3558a13d3c31669d6d7MD5110183/2735302024-03-15 05:02:41.153283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273530Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T08:02:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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