Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19088
Resumo: Com o avanço do novo coronavírus, responsável pela doença da COVID-19, foi estopim para diversas mudanças, que tiveram como consequências para todos os níveis da sociedade, seja econômica, social e além disso, a área educacional. Na área da educação, a suspensão das atividades presenciais de ensino está sendo crucial para minimizar a taxa de contaminação, como uma forma de continuar as aulas tornou-se necessária a adoção do ensino remoto, diante disso, as escolas públicas, universidades e faculdades se viu diante de um grande desafio para a implementação do ensino remoto. Nessa perspectiva, o objetivo geral é investigar as publicações sobre ensino remoto na base de dados da Scielo. Os resultados obtidos pela análise documental apontam várias dificuldades relacionadas ao acesso à internet e aos equipamentos tecnológicos para esses alunos. Quanto aos professores, dentre as principais dificuldades enfrentadas, encontram-se o desinteresse familiar para ajudar e acompanhar os alunos, o crescimento exponencial de trabalhos para corrigir, tirar dúvidas e responder esses alunos de forma virtual, além desses problemas, esses professores estão adoecendo com o excesso de trabalho para dar conta. Conclui-se, que é necessária uma maior atuação da família e das redes de ensino, como investimentos em recursos tecnológicos para os professores e uma maior democracia de acesso a internet para as classes sociais menos favorecidas, dentre outros, para que as consequências desse meio de ensino, adotada de maneira emergencial, gerem menos consequências negativas no processo de aprendizagem escolar/acadêmico neste período de pandemia.
id UFCG_d0e136122f223a840280de5b385bb71f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19088
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.A look at remote education at the base of Scielo.Una mirada a la enseñanza a distancia en la base de Scielo.Educação a distânciaEnsino remotoScielo - base de informaçãoPandemia - ensino remotoEnsino remoto - covid-19Aulas remotas - pandemiaDistance educationRemote teachingScielo - information basePandemic - remote educationRemote teaching - covid-19Remote lessons - pandemicEducación a distanciaEnseñanza remotaScielo - base de informaciónPandemia - educación remotaEducación remota - covid-19Lecciones remotas - pandemiaMétodos e Técnicas de EnsinoCom o avanço do novo coronavírus, responsável pela doença da COVID-19, foi estopim para diversas mudanças, que tiveram como consequências para todos os níveis da sociedade, seja econômica, social e além disso, a área educacional. Na área da educação, a suspensão das atividades presenciais de ensino está sendo crucial para minimizar a taxa de contaminação, como uma forma de continuar as aulas tornou-se necessária a adoção do ensino remoto, diante disso, as escolas públicas, universidades e faculdades se viu diante de um grande desafio para a implementação do ensino remoto. Nessa perspectiva, o objetivo geral é investigar as publicações sobre ensino remoto na base de dados da Scielo. Os resultados obtidos pela análise documental apontam várias dificuldades relacionadas ao acesso à internet e aos equipamentos tecnológicos para esses alunos. Quanto aos professores, dentre as principais dificuldades enfrentadas, encontram-se o desinteresse familiar para ajudar e acompanhar os alunos, o crescimento exponencial de trabalhos para corrigir, tirar dúvidas e responder esses alunos de forma virtual, além desses problemas, esses professores estão adoecendo com o excesso de trabalho para dar conta. Conclui-se, que é necessária uma maior atuação da família e das redes de ensino, como investimentos em recursos tecnológicos para os professores e uma maior democracia de acesso a internet para as classes sociais menos favorecidas, dentre outros, para que as consequências desse meio de ensino, adotada de maneira emergencial, gerem menos consequências negativas no processo de aprendizagem escolar/acadêmico neste período de pandemia.With the advancement of the new coronavirus, responsible for the disease of COVID- 19, trigger for several changes, which had consequences for all levels of society, be it economic, social and in addition, the educational area. At area of education, the suspension of classroom teaching activities is being crucial to minimizing the rate of contamination, as a way of continuing classes, it became necessary to adopt remote teaching. In view of this, schools public institutions, universities and colleges faced a great challenge for the implementation of remote education. In this perspective, the general objective is to investigate the publications on remote education in the Scielo database. The obtained results through documentary analysis point out several difficulties related to access to internet and technological equipment for these students. As for the teachers, among the main difficulties faced, are the family disinterest to help and accompany students, growth exponential work to correct, answer questions and answer these students from virtual way, in addition to these problems, these teachers are getting sick with the overwork to handle. In conclusion, it is necessary that greater performance of the family and of the education networks, as investments in resources technological advances for teachers and a greater democracy of access to the internet for less favored social classes, among others, so that the consequences of this teaching medium, adopted on an emergency basis, generate less negative consequences on the school / academic learning process in this pandemic period.Con el avance del nuevo coronavirus, responsable de la enfermedad del COVID-19, fue el detonante de varios cambios, que tuvieron consecuencias en todos los niveles de la sociedad, ya sea en el económico, social y, además, en el educativo. En el área de educación, la suspensión de las actividades docentes presenciales es crucial para minimizar el índice de contaminación, como forma de continuar las clases, se ha vuelto necesaria la adopción de la enseñanza a distancia, ante ello, las escuelas públicas, Las universidades y colegios enfrentaron un gran desafío para la implementación de la enseñanza remota. Desde esta perspectiva, el objetivo general es investigar publicaciones sobre enseñanza a distancia en la base de datos Scielo. Los resultados obtenidos por el análisis de documentos apuntan a varias dificultades relacionadas con el acceso a internet y equipamiento tecnológico para estos estudiantes. En cuanto a los docentes, entre las principales dificultades que enfrentan se encuentran el desinterés familiar por ayudar y acompañar a los estudiantes, el crecimiento exponencial del trabajo para corregir, resolver dudas y responder a estos estudiantes de manera virtual, además de estos problemas, estos docentes se están enfermando. con demasiado trabajo que manejar. Se concluye que existe la necesidad de una mayor acción de las redes familiares y educativas, como inversiones en recursos tecnológicos para los docentes y una mayor democracia de acceso a internet para las clases sociales menos favorecidas, entre otros, para que las consecuencias de este entorno de enseñanza, adoptados de manera de emergencia, generan menos consecuencias negativas en el proceso de aprendizaje escolar/académico en este período de pandemia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Nayara Tatiana Santos da.COSTA, Nayara Tatianna Santos da.SANTOS DA COSTA.http://lattes.cnpq.br/7350830233040297COSTA, Kiara Tatianny Santos da.SOUZA, Glageane da Silva.SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos.2021-05-202021-05-27T19:42:08Z2021-05-272021-05-27T19:42:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19088SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos. Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo. 2021. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T11:32:47Zoai:localhost:riufcg/19088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T11:32:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.
A look at remote education at the base of Scielo.
Una mirada a la enseñanza a distancia en la base de Scielo.
title Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.
spellingShingle Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.
SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos.
Educação a distância
Ensino remoto
Scielo - base de informação
Pandemia - ensino remoto
Ensino remoto - covid-19
Aulas remotas - pandemia
Distance education
Remote teaching
Scielo - information base
Pandemic - remote education
Remote teaching - covid-19
Remote lessons - pandemic
Educación a distancia
Enseñanza remota
Scielo - base de información
Pandemia - educación remota
Educación remota - covid-19
Lecciones remotas - pandemia
Métodos e Técnicas de Ensino
title_short Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.
title_full Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.
title_fullStr Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.
title_full_unstemmed Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.
title_sort Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo.
author SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos.
author_facet SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Nayara Tatiana Santos da.
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
SANTOS DA COSTA.
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297
COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Ensino remoto
Scielo - base de informação
Pandemia - ensino remoto
Ensino remoto - covid-19
Aulas remotas - pandemia
Distance education
Remote teaching
Scielo - information base
Pandemic - remote education
Remote teaching - covid-19
Remote lessons - pandemic
Educación a distancia
Enseñanza remota
Scielo - base de información
Pandemia - educación remota
Educación remota - covid-19
Lecciones remotas - pandemia
Métodos e Técnicas de Ensino
topic Educação a distância
Ensino remoto
Scielo - base de informação
Pandemia - ensino remoto
Ensino remoto - covid-19
Aulas remotas - pandemia
Distance education
Remote teaching
Scielo - information base
Pandemic - remote education
Remote teaching - covid-19
Remote lessons - pandemic
Educación a distancia
Enseñanza remota
Scielo - base de información
Pandemia - educación remota
Educación remota - covid-19
Lecciones remotas - pandemia
Métodos e Técnicas de Ensino
description Com o avanço do novo coronavírus, responsável pela doença da COVID-19, foi estopim para diversas mudanças, que tiveram como consequências para todos os níveis da sociedade, seja econômica, social e além disso, a área educacional. Na área da educação, a suspensão das atividades presenciais de ensino está sendo crucial para minimizar a taxa de contaminação, como uma forma de continuar as aulas tornou-se necessária a adoção do ensino remoto, diante disso, as escolas públicas, universidades e faculdades se viu diante de um grande desafio para a implementação do ensino remoto. Nessa perspectiva, o objetivo geral é investigar as publicações sobre ensino remoto na base de dados da Scielo. Os resultados obtidos pela análise documental apontam várias dificuldades relacionadas ao acesso à internet e aos equipamentos tecnológicos para esses alunos. Quanto aos professores, dentre as principais dificuldades enfrentadas, encontram-se o desinteresse familiar para ajudar e acompanhar os alunos, o crescimento exponencial de trabalhos para corrigir, tirar dúvidas e responder esses alunos de forma virtual, além desses problemas, esses professores estão adoecendo com o excesso de trabalho para dar conta. Conclui-se, que é necessária uma maior atuação da família e das redes de ensino, como investimentos em recursos tecnológicos para os professores e uma maior democracia de acesso a internet para as classes sociais menos favorecidas, dentre outros, para que as consequências desse meio de ensino, adotada de maneira emergencial, gerem menos consequências negativas no processo de aprendizagem escolar/acadêmico neste período de pandemia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20
2021-05-27T19:42:08Z
2021-05-27
2021-05-27T19:42:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19088
SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos. Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo. 2021. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19088
identifier_str_mv SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos. Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo. 2021. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744493284425728