Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117507 |
Resumo: | O projeto Trajetórias Criativas é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da UFRGS, a UFRGS, a Secretaria de Educação Estadual e o Ministério da Educação que visa corrigir problemas de distorção entre idade/série em alunos do ensino fundamental. A gestão escolar e, principalmente, a figura do gestor detém um importante papel no sucesso dessa abordagem, sendo esta relação o objeto principal de estudos do presente artigo. Através dos preceitos da educação integral, as premissas do projeto Trajetórias Criativas é possível compreender a rede de comunicação e formação de espaços de aprendizagem significativos em escolas da rede pública estadual de Porto Alegre e da região metropolitana da capital. No presente artigo, com base numa pesquisa de cunho qualitativo, analisamos as concepções de dois gestores de escolas onde o Trajetórias Criativas acontece. A partir dessas informações coletadas verificamos o quanto uma gestão comprometida com o problema da defasagem escolar pode contribuir para minimizar e até mesmo acabar com essa realidade. O embasamento teórico deste artigo teve por base os pressupostos de LAVILLE e DIONE no que tange à gestão e XAVIER e DUTRA dentre outros autores significativos no cenário da educação integral no Brasil. |
id |
UFRGS-2_7af9bd3f41167fce5e8081e315e7e643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117507 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Christian Silva deSouza, Henry Daniel Lorencena2015-06-06T02:00:05Z2015http://hdl.handle.net/10183/117507000967643O projeto Trajetórias Criativas é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da UFRGS, a UFRGS, a Secretaria de Educação Estadual e o Ministério da Educação que visa corrigir problemas de distorção entre idade/série em alunos do ensino fundamental. A gestão escolar e, principalmente, a figura do gestor detém um importante papel no sucesso dessa abordagem, sendo esta relação o objeto principal de estudos do presente artigo. Através dos preceitos da educação integral, as premissas do projeto Trajetórias Criativas é possível compreender a rede de comunicação e formação de espaços de aprendizagem significativos em escolas da rede pública estadual de Porto Alegre e da região metropolitana da capital. No presente artigo, com base numa pesquisa de cunho qualitativo, analisamos as concepções de dois gestores de escolas onde o Trajetórias Criativas acontece. A partir dessas informações coletadas verificamos o quanto uma gestão comprometida com o problema da defasagem escolar pode contribuir para minimizar e até mesmo acabar com essa realidade. O embasamento teórico deste artigo teve por base os pressupostos de LAVILLE e DIONE no que tange à gestão e XAVIER e DUTRA dentre outros autores significativos no cenário da educação integral no Brasil.application/pdfporEducação integralGestão escolarQualidadeCurrículoTrajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967643.pdf000967643.pdfTexto completoapplication/pdf155394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/1/000967643.pdf0d46701aecfe05a911c3a1f789ed47eeMD51TEXT000967643.pdf.txt000967643.pdf.txtExtracted Texttext/plain43990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/2/000967643.pdf.txt4a54698d044dafa816c61d83250d825fMD52THUMBNAIL000967643.pdf.jpg000967643.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/3/000967643.pdf.jpgc0ecddd99565faa2b46f11366baaa539MD5310183/1175072018-10-23 08:32:49.39oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:32:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre |
title |
Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre |
spellingShingle |
Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre Castro, Christian Silva de Educação integral Gestão escolar Qualidade Currículo |
title_short |
Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre |
title_full |
Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre |
title_fullStr |
Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre |
title_sort |
Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre |
author |
Castro, Christian Silva de |
author_facet |
Castro, Christian Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Christian Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Henry Daniel Lorencena |
contributor_str_mv |
Souza, Henry Daniel Lorencena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Gestão escolar Qualidade Currículo |
topic |
Educação integral Gestão escolar Qualidade Currículo |
description |
O projeto Trajetórias Criativas é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da UFRGS, a UFRGS, a Secretaria de Educação Estadual e o Ministério da Educação que visa corrigir problemas de distorção entre idade/série em alunos do ensino fundamental. A gestão escolar e, principalmente, a figura do gestor detém um importante papel no sucesso dessa abordagem, sendo esta relação o objeto principal de estudos do presente artigo. Através dos preceitos da educação integral, as premissas do projeto Trajetórias Criativas é possível compreender a rede de comunicação e formação de espaços de aprendizagem significativos em escolas da rede pública estadual de Porto Alegre e da região metropolitana da capital. No presente artigo, com base numa pesquisa de cunho qualitativo, analisamos as concepções de dois gestores de escolas onde o Trajetórias Criativas acontece. A partir dessas informações coletadas verificamos o quanto uma gestão comprometida com o problema da defasagem escolar pode contribuir para minimizar e até mesmo acabar com essa realidade. O embasamento teórico deste artigo teve por base os pressupostos de LAVILLE e DIONE no que tange à gestão e XAVIER e DUTRA dentre outros autores significativos no cenário da educação integral no Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-06T02:00:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117507 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967643 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117507 |
identifier_str_mv |
000967643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/1/000967643.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/2/000967643.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/3/000967643.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d46701aecfe05a911c3a1f789ed47ee 4a54698d044dafa816c61d83250d825f c0ecddd99565faa2b46f11366baaa539 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224486668730368 |