Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Christian Silva de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117507
Resumo: O projeto Trajetórias Criativas é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da UFRGS, a UFRGS, a Secretaria de Educação Estadual e o Ministério da Educação que visa corrigir problemas de distorção entre idade/série em alunos do ensino fundamental. A gestão escolar e, principalmente, a figura do gestor detém um importante papel no sucesso dessa abordagem, sendo esta relação o objeto principal de estudos do presente artigo. Através dos preceitos da educação integral, as premissas do projeto Trajetórias Criativas é possível compreender a rede de comunicação e formação de espaços de aprendizagem significativos em escolas da rede pública estadual de Porto Alegre e da região metropolitana da capital. No presente artigo, com base numa pesquisa de cunho qualitativo, analisamos as concepções de dois gestores de escolas onde o Trajetórias Criativas acontece. A partir dessas informações coletadas verificamos o quanto uma gestão comprometida com o problema da defasagem escolar pode contribuir para minimizar e até mesmo acabar com essa realidade. O embasamento teórico deste artigo teve por base os pressupostos de LAVILLE e DIONE no que tange à gestão e XAVIER e DUTRA dentre outros autores significativos no cenário da educação integral no Brasil.
id UFRGS-2_7af9bd3f41167fce5e8081e315e7e643
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117507
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Christian Silva deSouza, Henry Daniel Lorencena2015-06-06T02:00:05Z2015http://hdl.handle.net/10183/117507000967643O projeto Trajetórias Criativas é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da UFRGS, a UFRGS, a Secretaria de Educação Estadual e o Ministério da Educação que visa corrigir problemas de distorção entre idade/série em alunos do ensino fundamental. A gestão escolar e, principalmente, a figura do gestor detém um importante papel no sucesso dessa abordagem, sendo esta relação o objeto principal de estudos do presente artigo. Através dos preceitos da educação integral, as premissas do projeto Trajetórias Criativas é possível compreender a rede de comunicação e formação de espaços de aprendizagem significativos em escolas da rede pública estadual de Porto Alegre e da região metropolitana da capital. No presente artigo, com base numa pesquisa de cunho qualitativo, analisamos as concepções de dois gestores de escolas onde o Trajetórias Criativas acontece. A partir dessas informações coletadas verificamos o quanto uma gestão comprometida com o problema da defasagem escolar pode contribuir para minimizar e até mesmo acabar com essa realidade. O embasamento teórico deste artigo teve por base os pressupostos de LAVILLE e DIONE no que tange à gestão e XAVIER e DUTRA dentre outros autores significativos no cenário da educação integral no Brasil.application/pdfporEducação integralGestão escolarQualidadeCurrículoTrajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967643.pdf000967643.pdfTexto completoapplication/pdf155394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/1/000967643.pdf0d46701aecfe05a911c3a1f789ed47eeMD51TEXT000967643.pdf.txt000967643.pdf.txtExtracted Texttext/plain43990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/2/000967643.pdf.txt4a54698d044dafa816c61d83250d825fMD52THUMBNAIL000967643.pdf.jpg000967643.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/3/000967643.pdf.jpgc0ecddd99565faa2b46f11366baaa539MD5310183/1175072018-10-23 08:32:49.39oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:32:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
title Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
spellingShingle Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
Castro, Christian Silva de
Educação integral
Gestão escolar
Qualidade
Currículo
title_short Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
title_full Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
title_fullStr Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
title_full_unstemmed Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
title_sort Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
author Castro, Christian Silva de
author_facet Castro, Christian Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Christian Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Henry Daniel Lorencena
contributor_str_mv Souza, Henry Daniel Lorencena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Gestão escolar
Qualidade
Currículo
topic Educação integral
Gestão escolar
Qualidade
Currículo
description O projeto Trajetórias Criativas é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da UFRGS, a UFRGS, a Secretaria de Educação Estadual e o Ministério da Educação que visa corrigir problemas de distorção entre idade/série em alunos do ensino fundamental. A gestão escolar e, principalmente, a figura do gestor detém um importante papel no sucesso dessa abordagem, sendo esta relação o objeto principal de estudos do presente artigo. Através dos preceitos da educação integral, as premissas do projeto Trajetórias Criativas é possível compreender a rede de comunicação e formação de espaços de aprendizagem significativos em escolas da rede pública estadual de Porto Alegre e da região metropolitana da capital. No presente artigo, com base numa pesquisa de cunho qualitativo, analisamos as concepções de dois gestores de escolas onde o Trajetórias Criativas acontece. A partir dessas informações coletadas verificamos o quanto uma gestão comprometida com o problema da defasagem escolar pode contribuir para minimizar e até mesmo acabar com essa realidade. O embasamento teórico deste artigo teve por base os pressupostos de LAVILLE e DIONE no que tange à gestão e XAVIER e DUTRA dentre outros autores significativos no cenário da educação integral no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-06T02:00:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117507
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967643
url http://hdl.handle.net/10183/117507
identifier_str_mv 000967643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/1/000967643.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/2/000967643.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117507/3/000967643.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d46701aecfe05a911c3a1f789ed47ee
4a54698d044dafa816c61d83250d825f
c0ecddd99565faa2b46f11366baaa539
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224486668730368