Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forte, Lisiane Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88092
Resumo: Este artigo foi resultado do trabalho de conclusão do curso de Especialização Educação Integral Integrada da Escola Contemporânea da UFRGS e apresenta uma pesquisa que visou refletir sobre a “Gestão Escolar do Programa Mais Educação”. O objetivo central foi investigar as práticas de gestão de uma escola estadual, no município de Alvorada/RS, verificando quais os aspectos que contribuem para que o Programa Mais Educação se efetive e cumpra seus objetivos. Configurou-se como um estudo de caso e a metodologia utilizada foi qualitativa. Foi realizada uma releitura do referencial teórico e documentos oficiais do MEC referentes ao Programa Mais Educação e a coleta de dados se efetivou através de três entrevistas com uma diretora, uma coordenadora do Programa Mais Educação e uma supervisora. O conteúdo empírico resultante das entrevistas foi dividido em categorias e a suas análises procuraram compreender os seus significados à luz do referencial teórico, enfocando o objetivo e problema de pesquisa resultando em conclusões a cerca do assunto, procurando responder ao problema proposto na pesquisa. Através do estudo foi possível perceber que as ações da gestão que contribuíram para o Programa Mais Educação acontecer e cumprir seus objetivos foram: a iniciativa de revisão do PPP, a seleção dos monitores (pessoas da comunidade), a observação do lúdico nos planejamento, as trocas de oficinas visando melhor adequação aos interesses das crianças, ingresso das crianças e dos jovens, a organização dos tempos e dos espaços e orientações do programa para professores e pais, conversas individuais com crianças e pais de esclarecimentos e combinações e relatos sobre o Programa nas reuniões pedagógicas de 15 em 15 dias.
id UFRGS-2_e3bceaf6be1ce9c5a69a1490a2ae14d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88092
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Forte, Lisiane SantosPacheco, Suzana Moreira2014-03-01T01:54:41Z2013http://hdl.handle.net/10183/88092000910500Este artigo foi resultado do trabalho de conclusão do curso de Especialização Educação Integral Integrada da Escola Contemporânea da UFRGS e apresenta uma pesquisa que visou refletir sobre a “Gestão Escolar do Programa Mais Educação”. O objetivo central foi investigar as práticas de gestão de uma escola estadual, no município de Alvorada/RS, verificando quais os aspectos que contribuem para que o Programa Mais Educação se efetive e cumpra seus objetivos. Configurou-se como um estudo de caso e a metodologia utilizada foi qualitativa. Foi realizada uma releitura do referencial teórico e documentos oficiais do MEC referentes ao Programa Mais Educação e a coleta de dados se efetivou através de três entrevistas com uma diretora, uma coordenadora do Programa Mais Educação e uma supervisora. O conteúdo empírico resultante das entrevistas foi dividido em categorias e a suas análises procuraram compreender os seus significados à luz do referencial teórico, enfocando o objetivo e problema de pesquisa resultando em conclusões a cerca do assunto, procurando responder ao problema proposto na pesquisa. Através do estudo foi possível perceber que as ações da gestão que contribuíram para o Programa Mais Educação acontecer e cumprir seus objetivos foram: a iniciativa de revisão do PPP, a seleção dos monitores (pessoas da comunidade), a observação do lúdico nos planejamento, as trocas de oficinas visando melhor adequação aos interesses das crianças, ingresso das crianças e dos jovens, a organização dos tempos e dos espaços e orientações do programa para professores e pais, conversas individuais com crianças e pais de esclarecimentos e combinações e relatos sobre o Programa nas reuniões pedagógicas de 15 em 15 dias.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.GestãoAlvorada (RS)Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910500.pdf000910500.pdfTexto completoapplication/pdf279522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/1/000910500.pdf3ffd80f72a2d8878748b9f8874f67666MD51TEXT000910500.pdf.txt000910500.pdf.txtExtracted Texttext/plain55903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/2/000910500.pdf.txtcfbb803dcf5ad4b1c5cf229c47d7a1daMD52THUMBNAIL000910500.pdf.jpg000910500.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/3/000910500.pdf.jpgbcb4b3437a4df1600672050ea292adefMD5310183/880922018-10-18 08:11:57.715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS
title Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS
spellingShingle Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS
Forte, Lisiane Santos
Educação integral
Programa Mais Educação.
Gestão
Alvorada (RS)
title_short Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS
title_full Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS
title_fullStr Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS
title_full_unstemmed Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS
title_sort Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS
author Forte, Lisiane Santos
author_facet Forte, Lisiane Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forte, Lisiane Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Suzana Moreira
contributor_str_mv Pacheco, Suzana Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Programa Mais Educação.
Gestão
Alvorada (RS)
topic Educação integral
Programa Mais Educação.
Gestão
Alvorada (RS)
description Este artigo foi resultado do trabalho de conclusão do curso de Especialização Educação Integral Integrada da Escola Contemporânea da UFRGS e apresenta uma pesquisa que visou refletir sobre a “Gestão Escolar do Programa Mais Educação”. O objetivo central foi investigar as práticas de gestão de uma escola estadual, no município de Alvorada/RS, verificando quais os aspectos que contribuem para que o Programa Mais Educação se efetive e cumpra seus objetivos. Configurou-se como um estudo de caso e a metodologia utilizada foi qualitativa. Foi realizada uma releitura do referencial teórico e documentos oficiais do MEC referentes ao Programa Mais Educação e a coleta de dados se efetivou através de três entrevistas com uma diretora, uma coordenadora do Programa Mais Educação e uma supervisora. O conteúdo empírico resultante das entrevistas foi dividido em categorias e a suas análises procuraram compreender os seus significados à luz do referencial teórico, enfocando o objetivo e problema de pesquisa resultando em conclusões a cerca do assunto, procurando responder ao problema proposto na pesquisa. Através do estudo foi possível perceber que as ações da gestão que contribuíram para o Programa Mais Educação acontecer e cumprir seus objetivos foram: a iniciativa de revisão do PPP, a seleção dos monitores (pessoas da comunidade), a observação do lúdico nos planejamento, as trocas de oficinas visando melhor adequação aos interesses das crianças, ingresso das crianças e dos jovens, a organização dos tempos e dos espaços e orientações do programa para professores e pais, conversas individuais com crianças e pais de esclarecimentos e combinações e relatos sobre o Programa nas reuniões pedagógicas de 15 em 15 dias.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88092
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910500
url http://hdl.handle.net/10183/88092
identifier_str_mv 000910500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/1/000910500.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/2/000910500.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/3/000910500.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ffd80f72a2d8878748b9f8874f67666
cfbb803dcf5ad4b1c5cf229c47d7a1da
bcb4b3437a4df1600672050ea292adef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460772048896