Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88092 |
Resumo: | Este artigo foi resultado do trabalho de conclusão do curso de Especialização Educação Integral Integrada da Escola Contemporânea da UFRGS e apresenta uma pesquisa que visou refletir sobre a “Gestão Escolar do Programa Mais Educação”. O objetivo central foi investigar as práticas de gestão de uma escola estadual, no município de Alvorada/RS, verificando quais os aspectos que contribuem para que o Programa Mais Educação se efetive e cumpra seus objetivos. Configurou-se como um estudo de caso e a metodologia utilizada foi qualitativa. Foi realizada uma releitura do referencial teórico e documentos oficiais do MEC referentes ao Programa Mais Educação e a coleta de dados se efetivou através de três entrevistas com uma diretora, uma coordenadora do Programa Mais Educação e uma supervisora. O conteúdo empírico resultante das entrevistas foi dividido em categorias e a suas análises procuraram compreender os seus significados à luz do referencial teórico, enfocando o objetivo e problema de pesquisa resultando em conclusões a cerca do assunto, procurando responder ao problema proposto na pesquisa. Através do estudo foi possível perceber que as ações da gestão que contribuíram para o Programa Mais Educação acontecer e cumprir seus objetivos foram: a iniciativa de revisão do PPP, a seleção dos monitores (pessoas da comunidade), a observação do lúdico nos planejamento, as trocas de oficinas visando melhor adequação aos interesses das crianças, ingresso das crianças e dos jovens, a organização dos tempos e dos espaços e orientações do programa para professores e pais, conversas individuais com crianças e pais de esclarecimentos e combinações e relatos sobre o Programa nas reuniões pedagógicas de 15 em 15 dias. |
id |
UFRGS-2_e3bceaf6be1ce9c5a69a1490a2ae14d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88092 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Forte, Lisiane SantosPacheco, Suzana Moreira2014-03-01T01:54:41Z2013http://hdl.handle.net/10183/88092000910500Este artigo foi resultado do trabalho de conclusão do curso de Especialização Educação Integral Integrada da Escola Contemporânea da UFRGS e apresenta uma pesquisa que visou refletir sobre a “Gestão Escolar do Programa Mais Educação”. O objetivo central foi investigar as práticas de gestão de uma escola estadual, no município de Alvorada/RS, verificando quais os aspectos que contribuem para que o Programa Mais Educação se efetive e cumpra seus objetivos. Configurou-se como um estudo de caso e a metodologia utilizada foi qualitativa. Foi realizada uma releitura do referencial teórico e documentos oficiais do MEC referentes ao Programa Mais Educação e a coleta de dados se efetivou através de três entrevistas com uma diretora, uma coordenadora do Programa Mais Educação e uma supervisora. O conteúdo empírico resultante das entrevistas foi dividido em categorias e a suas análises procuraram compreender os seus significados à luz do referencial teórico, enfocando o objetivo e problema de pesquisa resultando em conclusões a cerca do assunto, procurando responder ao problema proposto na pesquisa. Através do estudo foi possível perceber que as ações da gestão que contribuíram para o Programa Mais Educação acontecer e cumprir seus objetivos foram: a iniciativa de revisão do PPP, a seleção dos monitores (pessoas da comunidade), a observação do lúdico nos planejamento, as trocas de oficinas visando melhor adequação aos interesses das crianças, ingresso das crianças e dos jovens, a organização dos tempos e dos espaços e orientações do programa para professores e pais, conversas individuais com crianças e pais de esclarecimentos e combinações e relatos sobre o Programa nas reuniões pedagógicas de 15 em 15 dias.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.GestãoAlvorada (RS)Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910500.pdf000910500.pdfTexto completoapplication/pdf279522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/1/000910500.pdf3ffd80f72a2d8878748b9f8874f67666MD51TEXT000910500.pdf.txt000910500.pdf.txtExtracted Texttext/plain55903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/2/000910500.pdf.txtcfbb803dcf5ad4b1c5cf229c47d7a1daMD52THUMBNAIL000910500.pdf.jpg000910500.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/3/000910500.pdf.jpgbcb4b3437a4df1600672050ea292adefMD5310183/880922018-10-18 08:11:57.715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS |
title |
Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS |
spellingShingle |
Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS Forte, Lisiane Santos Educação integral Programa Mais Educação. Gestão Alvorada (RS) |
title_short |
Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS |
title_full |
Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS |
title_fullStr |
Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS |
title_full_unstemmed |
Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS |
title_sort |
Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS |
author |
Forte, Lisiane Santos |
author_facet |
Forte, Lisiane Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forte, Lisiane Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pacheco, Suzana Moreira |
contributor_str_mv |
Pacheco, Suzana Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Programa Mais Educação. Gestão Alvorada (RS) |
topic |
Educação integral Programa Mais Educação. Gestão Alvorada (RS) |
description |
Este artigo foi resultado do trabalho de conclusão do curso de Especialização Educação Integral Integrada da Escola Contemporânea da UFRGS e apresenta uma pesquisa que visou refletir sobre a “Gestão Escolar do Programa Mais Educação”. O objetivo central foi investigar as práticas de gestão de uma escola estadual, no município de Alvorada/RS, verificando quais os aspectos que contribuem para que o Programa Mais Educação se efetive e cumpra seus objetivos. Configurou-se como um estudo de caso e a metodologia utilizada foi qualitativa. Foi realizada uma releitura do referencial teórico e documentos oficiais do MEC referentes ao Programa Mais Educação e a coleta de dados se efetivou através de três entrevistas com uma diretora, uma coordenadora do Programa Mais Educação e uma supervisora. O conteúdo empírico resultante das entrevistas foi dividido em categorias e a suas análises procuraram compreender os seus significados à luz do referencial teórico, enfocando o objetivo e problema de pesquisa resultando em conclusões a cerca do assunto, procurando responder ao problema proposto na pesquisa. Através do estudo foi possível perceber que as ações da gestão que contribuíram para o Programa Mais Educação acontecer e cumprir seus objetivos foram: a iniciativa de revisão do PPP, a seleção dos monitores (pessoas da comunidade), a observação do lúdico nos planejamento, as trocas de oficinas visando melhor adequação aos interesses das crianças, ingresso das crianças e dos jovens, a organização dos tempos e dos espaços e orientações do programa para professores e pais, conversas individuais com crianças e pais de esclarecimentos e combinações e relatos sobre o Programa nas reuniões pedagógicas de 15 em 15 dias. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88092 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000910500 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88092 |
identifier_str_mv |
000910500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/1/000910500.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/2/000910500.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88092/3/000910500.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ffd80f72a2d8878748b9f8874f67666 cfbb803dcf5ad4b1c5cf229c47d7a1da bcb4b3437a4df1600672050ea292adef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224460772048896 |