Uma prática no Ensino Médio na perspectiva STEAM : microfotografias a partir de um “microscópio” com o celular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253470 |
Resumo: | Este trabalho investiga possíveis contribuições da perspectiva STEAM (abordagem integradora que contempla as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no contexto das aulas de Matemática e de Cultura e Tecnologias Digitais, de forma integrada. As atividades desenvolvidas foram realizadas em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, nos primeiros anos do Ensino Médio regular, visando contemplar os componentes de Matemática e Cultura e Tecnologias Digitais, sendo este último um dos itinerários formativos propostos pela Secretaria de Estado da Educação à luz do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio. Com o desafio de ministrar estes dois componentes, nasceu a ideia do desenvolvimento de um projeto integrado a partir do STEAM. Foram desenvolvidas atividades com os estudantes que envolveram estudos sobre o microscópio, apresentações de trabalhos em grupos e a produção de um “microscópio” de baixo custo que permitisse aos estudantes a captura de microfotografias. As imagens foram capturadas, tratadas com editores de fotos e compartilhadas com o grande grupo, permitindo explorar aspectos de natureza artística e científica. Durante a produção do material e da captura de fotos foi possível analisar as ações, discussões e argumentos dos estudantes, enquanto membros atuantes de uma etapa que necessitava do levantamento de hipóteses e testes para aperfeiçoar o equipamento e a qualidade das fotografias. O desenvolvimento das atividades aproximou os estudantes dos conceitos matemáticos de escala aplicada à microscopia, e favoreceu o estudo de grandezas e proporções, sobretudo fazendo associações com elementos da natureza. Também favoreceu o aprendizado e uso de diferentes tecnologias digitais a exemplo das câmeras de celulares, da plataforma de design gráfico Canva para tratamento das fotografias e dos recursos do Google Apresentações. Os resultados da pesquisa sinalizam que é possível uma integração entre os componentes curriculares considerados na pesquisa, o que é beneficiado pela aplicação do STEAM em um contexto que favoreça a participação ativa, a ação e a elaboração de produtos por parte dos estudantes. |
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Oliveira, Luís Fernando da Costa deDalcin, Andréia2023-01-06T05:01:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/253470001159350Este trabalho investiga possíveis contribuições da perspectiva STEAM (abordagem integradora que contempla as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no contexto das aulas de Matemática e de Cultura e Tecnologias Digitais, de forma integrada. As atividades desenvolvidas foram realizadas em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, nos primeiros anos do Ensino Médio regular, visando contemplar os componentes de Matemática e Cultura e Tecnologias Digitais, sendo este último um dos itinerários formativos propostos pela Secretaria de Estado da Educação à luz do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio. Com o desafio de ministrar estes dois componentes, nasceu a ideia do desenvolvimento de um projeto integrado a partir do STEAM. Foram desenvolvidas atividades com os estudantes que envolveram estudos sobre o microscópio, apresentações de trabalhos em grupos e a produção de um “microscópio” de baixo custo que permitisse aos estudantes a captura de microfotografias. As imagens foram capturadas, tratadas com editores de fotos e compartilhadas com o grande grupo, permitindo explorar aspectos de natureza artística e científica. Durante a produção do material e da captura de fotos foi possível analisar as ações, discussões e argumentos dos estudantes, enquanto membros atuantes de uma etapa que necessitava do levantamento de hipóteses e testes para aperfeiçoar o equipamento e a qualidade das fotografias. O desenvolvimento das atividades aproximou os estudantes dos conceitos matemáticos de escala aplicada à microscopia, e favoreceu o estudo de grandezas e proporções, sobretudo fazendo associações com elementos da natureza. Também favoreceu o aprendizado e uso de diferentes tecnologias digitais a exemplo das câmeras de celulares, da plataforma de design gráfico Canva para tratamento das fotografias e dos recursos do Google Apresentações. Os resultados da pesquisa sinalizam que é possível uma integração entre os componentes curriculares considerados na pesquisa, o que é beneficiado pela aplicação do STEAM em um contexto que favoreça a participação ativa, a ação e a elaboração de produtos por parte dos estudantes.This work investigates possible contributions of the STEAM perspective (integrative approach that includes the areas of Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) in the context of Mathematics and Culture and Digital Technologies classes, in an integrated way. The activities developed were carried out in a state school in the city of Porto Alegre, in the first years of regular High School, aiming to contemplate the components of Mathematics and Culture and Digital Technologies, the latter being one of the training itineraries proposed by the Secretary of State for Education according to the Gaúcho Curriculum Framework for High School. With the challenge of delivering these two components, the idea of developing an integrated project from the STEAM was born. Activities were developed with the students that involved studies on the microscope, presentations of work in groups and the production of a low-cost “microscope” that would allow students to capture microphotographs. The images were captured, processed with photo editors and shared with the large group, allowing us to explore aspects of an artistic and scientific nature. During the production of the material and the capture of photos, it was possible to analyze the actions, discussions and arguments of the students, as active members of a stage that needed to raise hypotheses and tests to improve the equipment and the quality of the photographs. The development of activities brought students closer to the mathematical concepts of scale applied to microscopy, and favored the study of magnitudes and proportions, especially making associations with elements of nature. It also favored the learning and use of different digital technologies such as cell phone cameras, the Canva graphic design platform for handling photographs and Google Slides resources. The research results indicate that an integration between the curricular components considered in the research is possible, which is benefited by the application of the STEAM in a context that favors active participation, action and the elaboration of products by the students.application/pdfporEducação MatemáticaCurrículoMicrofotografiaSTEAMCurriculumMath educationPhotomicrographUma prática no Ensino Médio na perspectiva STEAM : microfotografias a partir de um “microscópio” com o celularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159350.pdf.txt001159350.pdf.txtExtracted Texttext/plain96762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253470/2/001159350.pdf.txtb993bdc1cac16772b3cc0b275c83a8e2MD52ORIGINAL001159350.pdfTexto completoapplication/pdf3016277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253470/1/001159350.pdf28a7cf538d9547fc4d145a0986642cdcMD5110183/2534702023-01-07 06:16:07.993784oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-07T08:16:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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