Contribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249702 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado focada na avaliaçãodo uso de uma tecnologiade Modelagem da Informação da Construção (BIM) “como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicosno ensino de graduação em arquitetura”. O ambiente de investigação da pesquisa deu-se no contexto de uma disciplina de projeto arquitetônico do quarto semestre de um curso de graduação em Arquitetura a qual objetiva o desenvolvimento doprojeto de um hotel designintegrando aspectos ambientais, conceituais, programáticos, formais e técnico-construtivos pautados no emprego da tecnologia woodframe. Ao empregar uma metodologia comum aDesign Science Research, a pesquisa elaborou e testou artefatos desenvolvidos para a etapa “Técnico-construtiva” do modelo didático da disciplina no ambiente da chamada “Estratégia BIM”. Os artefatos propostos referem-se a um exercício dirigido composto por um modelo BIM de referência em woodframe,um templateem ArchiCAD e umaapostila. Para avaliar aaplicação desta estratégia utilizaram-se questionários estruturados e análise direta, cujas contribuições teóricas serão apresentadas na forma de potencialidades e limitações/condicionantes. A principal constatação da pesquisa foi que, além de permitir a exploração de aspectos técnico-construtivos por parte dos estudantes, a inserção dos artefatos no contexto da “Estratégia BIM” possibilitou uma maior integração, aprofundamento e entendimento destes aspectos no contexto do ensino de projeto. Dentre as perspectivas futuras apresentadas, almeja-seque os resultadosdotrabalhoestendam-se ainda para a promoção de uma integração com as demais disciplinas da área técnico-construtiva do curso. |
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Schulz, Victor MateusPonzio, Angelica Paiva2022-10-04T05:01:53Z20221981-1543http://hdl.handle.net/10183/249702001150376Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado focada na avaliaçãodo uso de uma tecnologiade Modelagem da Informação da Construção (BIM) “como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicosno ensino de graduação em arquitetura”. O ambiente de investigação da pesquisa deu-se no contexto de uma disciplina de projeto arquitetônico do quarto semestre de um curso de graduação em Arquitetura a qual objetiva o desenvolvimento doprojeto de um hotel designintegrando aspectos ambientais, conceituais, programáticos, formais e técnico-construtivos pautados no emprego da tecnologia woodframe. Ao empregar uma metodologia comum aDesign Science Research, a pesquisa elaborou e testou artefatos desenvolvidos para a etapa “Técnico-construtiva” do modelo didático da disciplina no ambiente da chamada “Estratégia BIM”. Os artefatos propostos referem-se a um exercício dirigido composto por um modelo BIM de referência em woodframe,um templateem ArchiCAD e umaapostila. Para avaliar aaplicação desta estratégia utilizaram-se questionários estruturados e análise direta, cujas contribuições teóricas serão apresentadas na forma de potencialidades e limitações/condicionantes. A principal constatação da pesquisa foi que, além de permitir a exploração de aspectos técnico-construtivos por parte dos estudantes, a inserção dos artefatos no contexto da “Estratégia BIM” possibilitou uma maior integração, aprofundamento e entendimento destes aspectos no contexto do ensino de projeto. Dentre as perspectivas futuras apresentadas, almeja-seque os resultadosdotrabalhoestendam-se ainda para a promoção de uma integração com as demais disciplinas da área técnico-construtiva do curso.This article is result of a Master’s thesis focused on the explorationof the use of a Building Information Modeling (BIM) technology“as a pedagogical instrument for teaching-learning of specific disciplinesofan undergraduateArchitecturecourse”. The research investigation environment took place in the context of an Architectural Design Studio part of the 4thsemester (2ndyear) of an undergraduateArchitecturecourse, whichaims the development of the project of a landscaping hotel design integrating environmental, conceptual, programmatic, formal and technical-constructive aspects guided by the use of the woodframe technology. When employing a methodology common to Design Science Research, the research elaborated and tested artifacts developed to integrate the “Technical-constructive” stage, part of the didactic model of the discipline namedhereof“BIM Strategy”. The proposedartifacts refers to an in-class exercise composed by a BIM woodframe reference model, a template in ArchiCAD and a guidance-text. To evaluate the application of this strategy structured questionnaires were used, which results will be presentedin the form of potentials and limitations/conditionings. The mainly finding of the research was that besides allowing the exploration of the technical-constructiveaspects by the students, the insertion of the artifacts in the context of the “BIM Strategy” allowed a greater integration and understanding of the tectonic aspects in the context of the architectural design teaching. About the future perspectivepresented, it is hopedthat the resultsof the work will be extended to promoteintegration with other disciplines of the technical-constructive area of the course.application/pdfporGestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 17, n.3 (2022), p.Modelagem BIMEnsino e aprendizagemProjeto arquitetônicoBuilding information modelingTeachingArchitectureWoodframeContribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnicoConstrutivos contributions of bim thecnology for teaching-learning of architectural design with em phasis on thecnical-constructive aspects info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150376.pdf.txt001150376.pdf.txtExtracted Texttext/plain66975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249702/2/001150376.pdf.txtbc0f5b50fb963030b7b624bfb38e78efMD52ORIGINAL001150376.pdfTexto completoapplication/pdf1697665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249702/1/001150376.pdffbe27efdf2c87a56dc00b28357f20122MD5110183/2497022022-10-05 04:52:37.012807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249702Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:52:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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