Contribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulz, Victor Mateus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ponzio, Angelica Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249702
Resumo: Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado focada na avaliaçãodo uso de uma tecnologiade Modelagem da Informação da Construção (BIM) “como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicosno ensino de graduação em arquitetura”. O ambiente de investigação da pesquisa deu-se no contexto de uma disciplina de projeto arquitetônico do quarto semestre de um curso de graduação em Arquitetura a qual objetiva o desenvolvimento doprojeto de um hotel designintegrando aspectos ambientais, conceituais, programáticos, formais e técnico-construtivos pautados no emprego da tecnologia woodframe. Ao empregar uma metodologia comum aDesign Science Research, a pesquisa elaborou e testou artefatos desenvolvidos para a etapa “Técnico-construtiva” do modelo didático da disciplina no ambiente da chamada “Estratégia BIM”. Os artefatos propostos referem-se a um exercício dirigido composto por um modelo BIM de referência em woodframe,um templateem ArchiCAD e umaapostila. Para avaliar aaplicação desta estratégia utilizaram-se questionários estruturados e análise direta, cujas contribuições teóricas serão apresentadas na forma de potencialidades e limitações/condicionantes. A principal constatação da pesquisa foi que, além de permitir a exploração de aspectos técnico-construtivos por parte dos estudantes, a inserção dos artefatos no contexto da “Estratégia BIM” possibilitou uma maior integração, aprofundamento e entendimento destes aspectos no contexto do ensino de projeto. Dentre as perspectivas futuras apresentadas, almeja-seque os resultadosdotrabalhoestendam-se ainda para a promoção de uma integração com as demais disciplinas da área técnico-construtiva do curso.
id UFRGS-2_7b5397b5c25c8bbc455722127a93ea4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249702
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schulz, Victor MateusPonzio, Angelica Paiva2022-10-04T05:01:53Z20221981-1543http://hdl.handle.net/10183/249702001150376Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado focada na avaliaçãodo uso de uma tecnologiade Modelagem da Informação da Construção (BIM) “como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicosno ensino de graduação em arquitetura”. O ambiente de investigação da pesquisa deu-se no contexto de uma disciplina de projeto arquitetônico do quarto semestre de um curso de graduação em Arquitetura a qual objetiva o desenvolvimento doprojeto de um hotel designintegrando aspectos ambientais, conceituais, programáticos, formais e técnico-construtivos pautados no emprego da tecnologia woodframe. Ao empregar uma metodologia comum aDesign Science Research, a pesquisa elaborou e testou artefatos desenvolvidos para a etapa “Técnico-construtiva” do modelo didático da disciplina no ambiente da chamada “Estratégia BIM”. Os artefatos propostos referem-se a um exercício dirigido composto por um modelo BIM de referência em woodframe,um templateem ArchiCAD e umaapostila. Para avaliar aaplicação desta estratégia utilizaram-se questionários estruturados e análise direta, cujas contribuições teóricas serão apresentadas na forma de potencialidades e limitações/condicionantes. A principal constatação da pesquisa foi que, além de permitir a exploração de aspectos técnico-construtivos por parte dos estudantes, a inserção dos artefatos no contexto da “Estratégia BIM” possibilitou uma maior integração, aprofundamento e entendimento destes aspectos no contexto do ensino de projeto. Dentre as perspectivas futuras apresentadas, almeja-seque os resultadosdotrabalhoestendam-se ainda para a promoção de uma integração com as demais disciplinas da área técnico-construtiva do curso.This article is result of a Master’s thesis focused on the explorationof the use of a Building Information Modeling (BIM) technology“as a pedagogical instrument for teaching-learning of specific disciplinesofan undergraduateArchitecturecourse”. The research investigation environment took place in the context of an Architectural Design Studio part of the 4thsemester (2ndyear) of an undergraduateArchitecturecourse, whichaims the development of the project of a landscaping hotel design integrating environmental, conceptual, programmatic, formal and technical-constructive aspects guided by the use of the woodframe technology. When employing a methodology common to Design Science Research, the research elaborated and tested artifacts developed to integrate the “Technical-constructive” stage, part of the didactic model of the discipline namedhereof“BIM Strategy”. The proposedartifacts refers to an in-class exercise composed by a BIM woodframe reference model, a template in ArchiCAD and a guidance-text. To evaluate the application of this strategy structured questionnaires were used, which results will be presentedin the form of potentials and limitations/conditionings. The mainly finding of the research was that besides allowing the exploration of the technical-constructiveaspects by the students, the insertion of the artifacts in the context of the “BIM Strategy” allowed a greater integration and understanding of the tectonic aspects in the context of the architectural design teaching. About the future perspectivepresented, it is hopedthat the resultsof the work will be extended to promoteintegration with other disciplines of the technical-constructive area of the course.application/pdfporGestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 17, n.3 (2022), p.Modelagem BIMEnsino e aprendizagemProjeto arquitetônicoBuilding information modelingTeachingArchitectureWoodframeContribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnicoConstrutivos contributions of bim thecnology for teaching-learning of architectural design with em phasis on thecnical-constructive aspects info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150376.pdf.txt001150376.pdf.txtExtracted Texttext/plain66975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249702/2/001150376.pdf.txtbc0f5b50fb963030b7b624bfb38e78efMD52ORIGINAL001150376.pdfTexto completoapplication/pdf1697665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249702/1/001150376.pdffbe27efdf2c87a56dc00b28357f20122MD5110183/2497022022-10-05 04:52:37.012807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249702Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:52:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Construtivos contributions of bim thecnology for teaching-learning of architectural design with em phasis on thecnical-constructive aspects
title Contribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico
spellingShingle Contribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico
Schulz, Victor Mateus
Modelagem BIM
Ensino e aprendizagem
Projeto arquitetônico
Building information modeling
Teaching
Architecture
Woodframe
title_short Contribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico
title_full Contribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico
title_fullStr Contribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico
title_full_unstemmed Contribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico
title_sort Contribuições da tecnologia bim para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico
author Schulz, Victor Mateus
author_facet Schulz, Victor Mateus
Ponzio, Angelica Paiva
author_role author
author2 Ponzio, Angelica Paiva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schulz, Victor Mateus
Ponzio, Angelica Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem BIM
Ensino e aprendizagem
Projeto arquitetônico
topic Modelagem BIM
Ensino e aprendizagem
Projeto arquitetônico
Building information modeling
Teaching
Architecture
Woodframe
dc.subject.eng.fl_str_mv Building information modeling
Teaching
Architecture
Woodframe
description Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado focada na avaliaçãodo uso de uma tecnologiade Modelagem da Informação da Construção (BIM) “como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicosno ensino de graduação em arquitetura”. O ambiente de investigação da pesquisa deu-se no contexto de uma disciplina de projeto arquitetônico do quarto semestre de um curso de graduação em Arquitetura a qual objetiva o desenvolvimento doprojeto de um hotel designintegrando aspectos ambientais, conceituais, programáticos, formais e técnico-construtivos pautados no emprego da tecnologia woodframe. Ao empregar uma metodologia comum aDesign Science Research, a pesquisa elaborou e testou artefatos desenvolvidos para a etapa “Técnico-construtiva” do modelo didático da disciplina no ambiente da chamada “Estratégia BIM”. Os artefatos propostos referem-se a um exercício dirigido composto por um modelo BIM de referência em woodframe,um templateem ArchiCAD e umaapostila. Para avaliar aaplicação desta estratégia utilizaram-se questionários estruturados e análise direta, cujas contribuições teóricas serão apresentadas na forma de potencialidades e limitações/condicionantes. A principal constatação da pesquisa foi que, além de permitir a exploração de aspectos técnico-construtivos por parte dos estudantes, a inserção dos artefatos no contexto da “Estratégia BIM” possibilitou uma maior integração, aprofundamento e entendimento destes aspectos no contexto do ensino de projeto. Dentre as perspectivas futuras apresentadas, almeja-seque os resultadosdotrabalhoestendam-se ainda para a promoção de uma integração com as demais disciplinas da área técnico-construtiva do curso.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-04T05:01:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249702
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-1543
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150376
identifier_str_mv 1981-1543
001150376
url http://hdl.handle.net/10183/249702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Gestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 17, n.3 (2022), p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249702/2/001150376.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249702/1/001150376.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bc0f5b50fb963030b7b624bfb38e78ef
fbe27efdf2c87a56dc00b28357f20122
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447808489029632