Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulz, Victor Mateus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219242
Resumo: Softwares BIM (Building Information Modeling) englobam processos digitais que resultam na construção virtual de modelos que simulam características de edifícios reais. Isto porque, além de uma geometria composta por objetos paramétricos, os elementos podem ser alimentados por informações sobre as propriedades físicas dos materiais de construção e, inclusive sobre seus fornecedores e/ou fabricantes. Assim, um modelo tridimensional pode resultar em produtos como representações bidimensionais, realização de simulações, extração de quantitativos, detecção de conflitos, etc., tudo englobado em uma mesma plataforma, reduzindo erros de incompatibilização entre diferentes sistemas, otimizando custos, prazos, recursos, e incentivando práticas colaborativas e multidisciplinares. No que se refere ao âmbito do ensino, mais especificamente nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, alguns autores abordam que processos BIM reduzem a abstração da atividade projetual, auxiliando, dessa maneira, na compreensão dos aspectos tectônicos do processo ao induzir o estudante a pensar no processo construtivo do edifício, e não somente em sua representação. Corroborando com isto, menciona-se também que plataformas BIM podem ser utilizadas como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicos, dentre os quais técnicas construtivas. Partindo desta hipótese, esta pesquisa possui como objetivo central investigar e propor estratégias que viabilizem a utilização de uma plataforma BIM como instrumento pedagógico de maneira a incrementar o processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos. Isto ocorreu no âmbito de uma nova fase do processo projetual destinada exclusivamente a compreensão de uma técnica construtiva específica (woodframe), somando dessa maneira, um maior aprofundamento relativo aos saberes técnicos-construtivos à aqueles já consolidados – conceitual, ambiental, programático, formal e material. Apesar desta pesquisa ter sido realizada visando os potenciais da tecnologia BIM no que se refere à tectônica arquitetônica no escopo de uma disciplina de projeto, espera-se que suas contribuições se estendam para as disciplinas de técnicas construtivas. Assim sendo, este trabalho vincula a aplicação de atividades práticas à construção do conhecimento teórico acerca do tema, em um contexto real.
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spelling Schulz, Victor MateusPonzio, Angelica Paiva2021-03-26T04:23:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/219242001123792Softwares BIM (Building Information Modeling) englobam processos digitais que resultam na construção virtual de modelos que simulam características de edifícios reais. Isto porque, além de uma geometria composta por objetos paramétricos, os elementos podem ser alimentados por informações sobre as propriedades físicas dos materiais de construção e, inclusive sobre seus fornecedores e/ou fabricantes. Assim, um modelo tridimensional pode resultar em produtos como representações bidimensionais, realização de simulações, extração de quantitativos, detecção de conflitos, etc., tudo englobado em uma mesma plataforma, reduzindo erros de incompatibilização entre diferentes sistemas, otimizando custos, prazos, recursos, e incentivando práticas colaborativas e multidisciplinares. No que se refere ao âmbito do ensino, mais especificamente nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, alguns autores abordam que processos BIM reduzem a abstração da atividade projetual, auxiliando, dessa maneira, na compreensão dos aspectos tectônicos do processo ao induzir o estudante a pensar no processo construtivo do edifício, e não somente em sua representação. Corroborando com isto, menciona-se também que plataformas BIM podem ser utilizadas como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicos, dentre os quais técnicas construtivas. Partindo desta hipótese, esta pesquisa possui como objetivo central investigar e propor estratégias que viabilizem a utilização de uma plataforma BIM como instrumento pedagógico de maneira a incrementar o processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos. Isto ocorreu no âmbito de uma nova fase do processo projetual destinada exclusivamente a compreensão de uma técnica construtiva específica (woodframe), somando dessa maneira, um maior aprofundamento relativo aos saberes técnicos-construtivos à aqueles já consolidados – conceitual, ambiental, programático, formal e material. Apesar desta pesquisa ter sido realizada visando os potenciais da tecnologia BIM no que se refere à tectônica arquitetônica no escopo de uma disciplina de projeto, espera-se que suas contribuições se estendam para as disciplinas de técnicas construtivas. Assim sendo, este trabalho vincula a aplicação de atividades práticas à construção do conhecimento teórico acerca do tema, em um contexto real.Softwares BIM (Building Information Modeling) encompass digital processes that result in the virtual construction of models that simulate characteristics of real buildings. This is because, in addition to a geometry composed by parametric objects, the elements can be fed by information regarding the physical properties of the construction materials and, eventually, about suppliers and/or manufacturers. Thus, a three-dimensional model can result in products such as two-dimensional representations, simulations, quantitative extraction, and clash detection, all encompassed on the same platform, reducing incompatibility errors between different systems, therefore optimizing costs, time, resources and encouraging collaborative and multidisciplinary practices. In the academic field, more specifically in architecture undergraduate courses, according to certain authors, BIM processes are capable to reduce the abstraction of the design activity, thus helping to understand the tectonic aspects of the process by inducing the students to think about the building’s construction process, and not only its representation. Moreover, BIM platforms can be used as a pedagogical tool for teaching and learning specific contents, including constructive techniques. Based on this hypothesis, this research has the main objective of investigating and proposing strategies that enable the use of a BIM platform as a pedagogical tool in order to increase the process of teaching-learning architectural design with an emphasis on technical-constructive aspects. This occurred through a new phase in the design process aimed exclusively at the understanding of a specific constructive technique (woodframe) employed in the design studio, therefore adding a deeper understanding of the technical-constructive aspects to those already consolidated, that are, conceptual, environmental, programmatic, formal and material. Although this research was carried out aiming at the potentials of BIM technologies regarding architectural tectonics within the scope of a design discipline, it is expected that its contributions will be able to reach the construction techniques courses within the architectural curriculum. Therefore, this work links the application of practical activities to the construction of theoretical knowledge about the theme, in a real context.application/pdfporModelagem BIMEnsino e aprendizagemProjeto arquitetônicoBIMTeaching-learningArchitectural designConstructive techniquesWoodframeContribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123792.pdf.txt001123792.pdf.txtExtracted Texttext/plain412454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219242/2/001123792.pdf.txt8cb698b329ab496af2c31cef83f36d80MD52ORIGINAL001123792.pdfTexto completoapplication/pdf24329043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219242/1/001123792.pdf9238737d51851d4f877b040e9aed224cMD5110183/2192422021-05-26 04:44:48.358702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:44:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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