Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nedel, Alice Amanda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32038
Resumo: Este estudo investiga algumas práticas de escrita observadas em uma turma de Jardim B, de uma escola da rede Municipal de Montenegro. Foram realizadas observações, entrevistas com crianças e com a professora, para compreender qual o papel destas ações na rotina da educação infantil e como elas acontecem. Apoiada nos estudos de Ferreiro e Soares, a pesquisa analisa alguns momentos de escrita desta turma. A partir da análise foi possível verificar com que freqüência aconteciam essas práticas de escrita e pode-se esclarecer qual a importância que o professor dedica a tais práticas, bem como o entendimento que as crianças têm frente à escrita e suas utilidades. Considerou-se que as práticas de escrita são importantes para que possam perceber que a escrita tem a sua função social e que a partir disso podem estabelecer outro tipo de comunicação que ainda não conheciam que é a escrita.
id UFRGS-2_7b7a92a6794a9dee4443a6940839dfb8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32038
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nedel, Alice AmandaCorso, Luciana Vellinho2011-09-27T01:17:05Z2011http://hdl.handle.net/10183/32038000786273Este estudo investiga algumas práticas de escrita observadas em uma turma de Jardim B, de uma escola da rede Municipal de Montenegro. Foram realizadas observações, entrevistas com crianças e com a professora, para compreender qual o papel destas ações na rotina da educação infantil e como elas acontecem. Apoiada nos estudos de Ferreiro e Soares, a pesquisa analisa alguns momentos de escrita desta turma. A partir da análise foi possível verificar com que freqüência aconteciam essas práticas de escrita e pode-se esclarecer qual a importância que o professor dedica a tais práticas, bem como o entendimento que as crianças têm frente à escrita e suas utilidades. Considerou-se que as práticas de escrita são importantes para que possam perceber que a escrita tem a sua função social e que a partir disso podem estabelecer outro tipo de comunicação que ainda não conheciam que é a escrita.application/pdfporPrática pedagógicaEscritaEducação infantilPráticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim Binfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786273.pdf.txt000786273.pdf.txtExtracted Texttext/plain50964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/2/000786273.pdf.txt110f66244f92612ec6fb0313f1c2029dMD52ORIGINAL000786273.pdf000786273.pdfTexto completoapplication/pdf259008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/1/000786273.pdf26d44cedd686ec310a10a33bc61470fcMD51THUMBNAIL000786273.pdf.jpg000786273.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/3/000786273.pdf.jpgf52a4bf23a7768fd4ba8d79d39a1468bMD5310183/320382018-10-10 07:51:10.799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32038Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:51:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B
title Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B
spellingShingle Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B
Nedel, Alice Amanda
Prática pedagógica
Escrita
Educação infantil
title_short Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B
title_full Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B
title_fullStr Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B
title_full_unstemmed Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B
title_sort Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B
author Nedel, Alice Amanda
author_facet Nedel, Alice Amanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nedel, Alice Amanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
contributor_str_mv Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Escrita
Educação infantil
topic Prática pedagógica
Escrita
Educação infantil
description Este estudo investiga algumas práticas de escrita observadas em uma turma de Jardim B, de uma escola da rede Municipal de Montenegro. Foram realizadas observações, entrevistas com crianças e com a professora, para compreender qual o papel destas ações na rotina da educação infantil e como elas acontecem. Apoiada nos estudos de Ferreiro e Soares, a pesquisa analisa alguns momentos de escrita desta turma. A partir da análise foi possível verificar com que freqüência aconteciam essas práticas de escrita e pode-se esclarecer qual a importância que o professor dedica a tais práticas, bem como o entendimento que as crianças têm frente à escrita e suas utilidades. Considerou-se que as práticas de escrita são importantes para que possam perceber que a escrita tem a sua função social e que a partir disso podem estabelecer outro tipo de comunicação que ainda não conheciam que é a escrita.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32038
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786273
url http://hdl.handle.net/10183/32038
identifier_str_mv 000786273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/2/000786273.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/1/000786273.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/3/000786273.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 110f66244f92612ec6fb0313f1c2029d
26d44cedd686ec310a10a33bc61470fc
f52a4bf23a7768fd4ba8d79d39a1468b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413724540928