Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32038 |
Resumo: | Este estudo investiga algumas práticas de escrita observadas em uma turma de Jardim B, de uma escola da rede Municipal de Montenegro. Foram realizadas observações, entrevistas com crianças e com a professora, para compreender qual o papel destas ações na rotina da educação infantil e como elas acontecem. Apoiada nos estudos de Ferreiro e Soares, a pesquisa analisa alguns momentos de escrita desta turma. A partir da análise foi possível verificar com que freqüência aconteciam essas práticas de escrita e pode-se esclarecer qual a importância que o professor dedica a tais práticas, bem como o entendimento que as crianças têm frente à escrita e suas utilidades. Considerou-se que as práticas de escrita são importantes para que possam perceber que a escrita tem a sua função social e que a partir disso podem estabelecer outro tipo de comunicação que ainda não conheciam que é a escrita. |
id |
UFRGS-2_7b7a92a6794a9dee4443a6940839dfb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32038 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nedel, Alice AmandaCorso, Luciana Vellinho2011-09-27T01:17:05Z2011http://hdl.handle.net/10183/32038000786273Este estudo investiga algumas práticas de escrita observadas em uma turma de Jardim B, de uma escola da rede Municipal de Montenegro. Foram realizadas observações, entrevistas com crianças e com a professora, para compreender qual o papel destas ações na rotina da educação infantil e como elas acontecem. Apoiada nos estudos de Ferreiro e Soares, a pesquisa analisa alguns momentos de escrita desta turma. A partir da análise foi possível verificar com que freqüência aconteciam essas práticas de escrita e pode-se esclarecer qual a importância que o professor dedica a tais práticas, bem como o entendimento que as crianças têm frente à escrita e suas utilidades. Considerou-se que as práticas de escrita são importantes para que possam perceber que a escrita tem a sua função social e que a partir disso podem estabelecer outro tipo de comunicação que ainda não conheciam que é a escrita.application/pdfporPrática pedagógicaEscritaEducação infantilPráticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim Binfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786273.pdf.txt000786273.pdf.txtExtracted Texttext/plain50964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/2/000786273.pdf.txt110f66244f92612ec6fb0313f1c2029dMD52ORIGINAL000786273.pdf000786273.pdfTexto completoapplication/pdf259008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/1/000786273.pdf26d44cedd686ec310a10a33bc61470fcMD51THUMBNAIL000786273.pdf.jpg000786273.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/3/000786273.pdf.jpgf52a4bf23a7768fd4ba8d79d39a1468bMD5310183/320382018-10-10 07:51:10.799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32038Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:51:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B |
title |
Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B |
spellingShingle |
Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B Nedel, Alice Amanda Prática pedagógica Escrita Educação infantil |
title_short |
Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B |
title_full |
Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B |
title_fullStr |
Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B |
title_full_unstemmed |
Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B |
title_sort |
Práticas de escrita na educação infantil : experiências de uma turma de Jardim B |
author |
Nedel, Alice Amanda |
author_facet |
Nedel, Alice Amanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nedel, Alice Amanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
contributor_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Escrita Educação infantil |
topic |
Prática pedagógica Escrita Educação infantil |
description |
Este estudo investiga algumas práticas de escrita observadas em uma turma de Jardim B, de uma escola da rede Municipal de Montenegro. Foram realizadas observações, entrevistas com crianças e com a professora, para compreender qual o papel destas ações na rotina da educação infantil e como elas acontecem. Apoiada nos estudos de Ferreiro e Soares, a pesquisa analisa alguns momentos de escrita desta turma. A partir da análise foi possível verificar com que freqüência aconteciam essas práticas de escrita e pode-se esclarecer qual a importância que o professor dedica a tais práticas, bem como o entendimento que as crianças têm frente à escrita e suas utilidades. Considerou-se que as práticas de escrita são importantes para que possam perceber que a escrita tem a sua função social e que a partir disso podem estabelecer outro tipo de comunicação que ainda não conheciam que é a escrita. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32038 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786273 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32038 |
identifier_str_mv |
000786273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/2/000786273.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/1/000786273.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32038/3/000786273.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
110f66244f92612ec6fb0313f1c2029d 26d44cedd686ec310a10a33bc61470fc f52a4bf23a7768fd4ba8d79d39a1468b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447063145480192 |