Experiências extracurriculares e disponibilidade para a educação interprofissional em saúde na graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavinatto, Thainá Josiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mininel, Vivian Aline, Peduzzi, Marina, Leite, Daniella Rosaly, Meireles, Everson, Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti, Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256487
Resumo: A educação interprofissional em saúde (EIP) é um modelo de formação, cuja finalidade é preparar estudantes e profissionais da saúde para que desenvolvam habilidades para o trabalho colaborativo em equipe. Este estudo teve o objetivo de avaliar a adequação psi-cométrica da Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS-40), a disponibilidade e as experiências dos estudantes de cursos de graduação em saúde para o aprendizado interprofissional. Tratou-se de uma pesquisa do tipo survey correlacional realizado em uma universidade federal brasileira. A amostra contou com 168 estudantes da gradua-ção de cursos da saúde que responderam à RIPLS-40. Os dados foram submetidos à aná-lise fatorial confirmatória, seguidos de análise estatística comparativa. A RIPLS-40, com três fatores, foi confirmada como uma escala com índices aceitáveis para avaliar a dispo-nibilidade de estudantes para a aprendizagem interprofissional (CFI=0,91, TLI=0,91 e RM-SEA=0,058). Atividades de ‘extensão’ (n=22; 13,5%) e ‘atividades extracurriculares diver-sas’ (n=25;15,7%) foram indicadas pelos estudantes como experiências interprofissionais na graduação. A EIP foi predominante em atividades extracurriculares. Os estudantes mostraram atitudes positivas para o aprendizado interprofissional, o que indica um cenário favorável para a implementação e fortalecimento da EIP nos currículos dos cursos de graduação da saúde. A RIPLS-40 demonstra indicadores psicométricos favoráveis, porém, com menor coeficiente de consis-tência interna no fator 2 – ‘identidade profissional’
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Os dados foram submetidos à aná-lise fatorial confirmatória, seguidos de análise estatística comparativa. A RIPLS-40, com três fatores, foi confirmada como uma escala com índices aceitáveis para avaliar a dispo-nibilidade de estudantes para a aprendizagem interprofissional (CFI=0,91, TLI=0,91 e RM-SEA=0,058). Atividades de ‘extensão’ (n=22; 13,5%) e ‘atividades extracurriculares diver-sas’ (n=25;15,7%) foram indicadas pelos estudantes como experiências interprofissionais na graduação. A EIP foi predominante em atividades extracurriculares. Os estudantes mostraram atitudes positivas para o aprendizado interprofissional, o que indica um cenário favorável para a implementação e fortalecimento da EIP nos currículos dos cursos de graduação da saúde. A RIPLS-40 demonstra indicadores psicométricos favoráveis, porém, com menor coeficiente de consis-tência interna no fator 2 – ‘identidade profissional’Interprofessional education (IPE) is a educational model whose purpose is to prepare students and health pro-fessionals for collaborative teamwork development skills. This study aimed to assess the psychometric proper-ties of the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS-40), the readiness and experiences of under-graduate health students for interprofessional learning. This was a correlational survey conducted at a Brazilian federal university. The sample included 168 undergraduate health students who responded the RIPLS-40. Data were submitted to confirmatory analysis, followed by comparative statistical analysis. The RIPLS-40, with three factors was confirmed as a scale with acceptable index to assess students’ availability for interprofessional learning (CFI=0,91, TLI = 0,91 e RMSEA=0,058). ‘Extension’ activities (n=22; 13,5%) and ‘various extracurricular activities’ (n=25; 15,7%) were indicated by students as interprofessional experiences at undergraduate course. IPE was predominant in extracurricular activities. The students showed positive attitudes towards interpro-fessional learning, which indicates a favorable scenario for the implementation and strengthening of IPE in the curricula of undergraduate health courses. The RIPLS-40 demonstrates favorable psychometric indicators, however, with a lower coefficient of internal consistency in factor 2 – ‘professional identity’La educación interprofesional en salud (EIP) es un modelo de formación, cuyo propósito es preparar a los es-tudiantes y profesionales de la salud para desarrollar habilidades para el trabajo colaborativo en equipo. Este estudio con el objetivo de evaluar la adecuación psicométrica de la Escala de Preparación para el Aprendizaje Interprofesional (RIPLS-40), la disponibilidad y las experiencias de los estudiantes de pregrado en salud para el aprendizaje interprofesional. Esta fue una encuesta correlacional realizada en una universidad federal brasi-leña. La muestra incluyó a 168 estudiantes in curso de grado en salud que respondieron al RIPLS-40. Los datos fueron sometidos a análisis factorial confirmatorio, seguido de análisis estadístico comparativo. La RIPLS-40, con tres factores, se confirmó como una escala con índices aceptables para evaluar la disponibilidad de los estudiantes para el aprendizaje interprofesional (CFI=0,91, TLI=0,91 y RMSEA=0,058). Las actividades de ‘extensión’ (n = 22; 13,5%) y las ‘diversas actividades extracurriculares’ (n = 25; 15,7%) fueron señaladas por los estudiantes como experiencias interprofesionales al graduarse. La EIP fue predominante en las actividades extracurriculares. Los estudiantes mostraron actitudes positivas hacia el aprendizaje interprofesional, lo que indica un escenario favorable para la implementación y fortalecimiento de la EIP en los planes de estudio de los cursos de grado en salud. El RIPLS-40 demuestra indicadores psicométricos favorables, con un coeficiente de consistencia interna más bajo em el fator 2 – ‘identidad profesional’application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (ago./dez. 2022), 13 p.Educação interprofissionalUniversidadesRelações interprofissionaisCurrículoInterprofessional EducationUniversitiesInterprofessional RelationsCurriculumExperiências extracurriculares e disponibilidade para a educação interprofissional em saúde na graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162894.pdf.txt001162894.pdf.txtExtracted Texttext/plain45629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256487/2/001162894.pdf.txt147611c8e531633813a15741eea0a993MD52ORIGINAL001162894.pdfTexto completoapplication/pdf528262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256487/1/001162894.pdf119eaa1ce1f98681d968b58ae326d174MD5110183/2564872023-03-31 03:23:22.894231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256487Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:23:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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