Disponibilidade de estudantes de oito cursos da saúde de uma universidade pública brasileira para a educação interprofissional
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639346 |
Resumo: | Orientador: Simone Appenzeller |
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Disponibilidade de estudantes de oito cursos da saúde de uma universidade pública brasileira para a educação interprofissionalReadiness of students from eight health undergraduation courses at a brazilian public university for interprofessional educationEducação interprofissionalAprendizagem por atividadesEnsinoRelações interprofissionaisEnsino superiorInterprofessional educationProblem-based learningTeachingInterprofessional relationsHigher educationOrientador: Simone AppenzellerTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: A disponibilidade para aprenderem juntos tem expressão direta nas atitudes dos estudantes. Objetivo: analisar a disponibilidade dos estudantes dos oito cursos orientados por métodos ativos de ensino-aprendizagem para a EIP, de acordo com os diferentes ciclos e cursos, correlacionando com idade, sexo e graduação anterior. Métodos: Estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Utilizou a Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) via formulário eletrônico. O teste Mann-Whitney e qui-quadrado foram usados para variáveis contínuas e categóricas respectivamente. Nas análises para verificar as diferenças nas pontuações dos fatores 1-Trabalho em Equipe e Colaboração (TEC), 2-Identidade Profissional (IP) e 3-Atenção à Saúde Centrada no Paciente (ACP) da RIPLS, bem como sua pontuação global, os cursos e ciclos foram comparados através do teste Kruskal-Wallis. Resultados: Foram incluídas as respostas de 506 estudantes (taxa de respostas de 32,6%), dos cursos Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional do campus de uma universidade pública brasileira. As pontuações dos fatores 1, 2 e 3, e pontuação global da RIPLS não apresentaram diferenças entre os sexos. Estudantes do curso de Farmácia apresentaram menor disponibilidade para o fator 3 (ACP) comparando-se com aqueles estudantes de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Terapia Ocupacional (p=0.007). Fonoaudiologia e Nutrição apresentaram menor pontuação no mesmo fator em comparação a Odontologia e Terapia Ocupacional (p=0.007). Estudantes de Farmácia (p=0.004) e Medicina (p=0.016) foram menos propícios a obter maior pontuação no fator 1(TEC), enquanto os estudantes de Terapia Ocupacional obtiveram maior chance para maior disponibilidade no mesmo fator (p=0.024). No fator 2 (IP), estudantes do quinto ciclo foram menos propensos a atitudes positivas (p=0.046). Observou-se que estudantes de Terapia Ocupacional apresentaram atitude mais favorável para a EIP expressa tanto no fator 3 (p=0.034) quanto na pontuação global (p=0.027), enquanto estudantes do curso de Farmácia apresentaram menor chance para melhor disponibilidade no fator 3 (p=0.003) e na pontuação global (p=0.003). Conclusões: Este estudo desvela um cenário potente para o desenvolvimento de competências colaborativas entre os estudantes do campus universitário estudado, apresentando o alicerce para a construção de iniciativas de EIP envolvendo os oito cursos do campus. Conclui-se que a principal diferença encontrada neste estudo entre os cursos do campus situa-se na disponibilidade para aprendizagem compartilhada em relação à Atenção a Saúde Centrada no Paciente, o que revela possíveis desafios relacionados à aprendizagem compartilhada entre os estudantes de diferentes cursos no processo de cuidado em saúde com a atenção focada nas necessidades do usuário do sistema de saúde. Dada a relevância da EIP no processo de reorientação da formação de profissionais de saúde no sentido da integralidade do cuidado e alinhamento com o Sistema Único de Saúde, destaca-se a necessidade de futuros estudos que possam investigar, por meio de abordagens qualitativas, o significado subjacente a algumas das diferenças encontradas entre os cursos na disponibilidade para a EIPAbstract: Introduction: Interprofessional Education (IPE) seeks to develop collaborative skills in students and improves patient safety with better quality of health care. The readiness to learn together has a direct expression in the students' attitudes. Objective: to analyze the readiness of students in the eight courses guided by active teaching-learning methods for IPE, according to the different cycles and courses correlating to age, sex and prior undergraduation. Methods: Cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach. Used the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) via electronic form. The Mann-Whitney test and chi-square test were used for continuous and categorical variables, respectively. To verify the differences in the scores of the factors 1-Teamwork and Collaboration (TC), 2-Professional Identity (PI) and 3-RIPLS Patient-Centered Health Care (PCC), as well as their global score, the courses and cycles were compared using the Kruskal-Wallis test. Results: The responses of 506 students (response rate of 32.6%), from the Nursing, Pharmacy, Physiotherapy, Speech Therapy, Medicine, Nutrition, Dentistry and Occupational Therapy courses on the campus of a Brazilian public university were included. The scores for factors 1, 2 and 3, and the global RIPLS score did not differ between genders. Pharmacy students showed a lower readiness for factor 3 (PCC) compared to those students in Nursing, Physiotherapy, Medicine, Dentistry and Occupational Therapy (p = 0.007). Speech therapy and Nutrition had lower scores on the same factor compared to Dentistry and Occupational Therapy (p = 0.007). Pharmacy students (p = 0.004) and Medicine students (p = 0.016) were less likely to obtain higher scores on factor 1 (TC), while Occupational Therapy students had a greater chance for greater readiness on the same factor (p = 0.024). In factor 2 (PI), fifth graders were less likely to have positive attitudes (p = 0.046). It was observed that Occupational Therapy students showed a more favorable attitude towards IPE expressed both in factor 3 (p = 0.034) and in the global score (p = 0.027), while students in the Pharmacy course had less chance for better readiness in factor 3 (p = 0.003) and in the global score (p = 0.003). Conclusions: This study reveals a powerful scenario for the development of collaborative competences among students on the university campus studied, presenting the foundation for the construction of IPE initiatives involving the eight campus courses. It is concluded that the main difference found in this study between campus courses is in the readiness for shared learning in relation to Patient-Centered Health Care, which reveals possible challenges related to shared learning among students of different courses in the process of health care with attention focused on the needs of the health system user. Given the relevance of IPE in the process of reorienting the training of health professionals towards the integrality of care and alignment with the Unified Health System, the need for future studies that can investigate, through qualitative approaches, the meaning underlying some of the differences found between courses in readiness for IPEDoutoradoEnsino em SaúdeDoutor em CiênciasCAPES001[s.n.]Appenzeller, Simone, 1974-Costa, Marcelo Viana daCarvalho Junior, Paulo MarcondesColella-Santos, Maria FranciscaVelho, Paulo Eduardo Neves FerreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Clínica MédicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Guilherme Rodrigues, 1980-20202020-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (88 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639346BARBOSA, Guilherme Rodrigues. Disponibilidade de estudantes de oito cursos da saúde de uma universidade pública brasileira para a educação interprofissional. 2020. 1 recurso online (88 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639346. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129388Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T11:30:29Zoai::1129388Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-24T11:30:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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