Da unidade “palavra” a signo lexical na aquisição de língua materna : uma perspectiva enunciativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Gabriela Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254828
Resumo: Esta investigação relaciona os campos de enunciação e de aquisição da linguagem. O objetivo do estudo é o de compreender como, em suas relações enunciativas, a criança faz a passagem da forma enunciativa, enquanto palavra no discurso constituída em forma e sentido, a signo lexical. Para isso, verifica-se como comparece a tematização sobre aquisição da linguagem nas obras Problemas de Linguística Geral I e Problemas de Linguística Geral II. Para cumprir o objetivo do trabalho, foi produzida uma reflexão em três capítulos: no primeiro, é apresentada a tematização da aquisição em Benveniste e a partir de Benveniste; no segundo, é tratada a reflexão sobre a relação forma e sentido e, no terceiro, são apresentadas a metodologia e a análise dos fatos enunciativos de aquisição da língua materna. O cumprimento do objetivo, com relação aos fatos enunciativos, envolveu buscar, em Silva (2009), os fatos de aquisição de uma criança em fase de aquisição do português brasileiro, com seleção de três recortes enunciativos. Com relação ao procedimento metodológico, são elencados três princípios: o princípio da intersubjetividade, o princípio da integração forma e sentido e o princípio da referência. Por meio da análise, observamos que, no fio do discurso, a criança maneja as formas na enunciação juntamente com o outro em movimentos que revelam um refazer da língua sobre ela mesma. Nessas reformulações de formas no discurso e produção de sentidos, a criança chega à palavra como condição de semiotização do signo lexical. Assim, a integração forma e sentido no discurso, por meio da compreensão, leva a criança à identificação do signo lexical no semiótico.
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