Análise econômica regional das variações dos preços do terneiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Helena Xavier
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257329
Resumo: O aumento dos índices produtivos da pecuária é reflexo da introdução de tecnologias e do cenário favorável nas relações de troca boi gordo: terneiro. As operações de recria, terminação e reposição são componentes de impacto no sistema, sendo necessário o acompanhamento de indicadores de mercado e suas tendências que possam auxiliar na tomada de decisão. Os objetivos deste trabalho foram verificar as variações ocorridas nos preços do terneiro no Rio Grande do Sul, no período de fevereiro de 2017 a dezembro de 2021, através da análise das variáveis que interferem nos preços pagos pelo gado, que são: ciclo pecuário, tendência e sazonalidade, e a partir da avaliação dos impactos dessas alterações no mercado de cria e nas relações de troca entre as categorias de bovinos. Foram utilizadas as bases de dados dos preços do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinocultura de Corte e Cadeia Produtiva – NESPro (índices NESPro). Esses preços foram deflacionados pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços/Disponibilidade Interna) do período analisado (maio de 2022). Para análise e processamento dos dados utilizou-se planilha eletrônica do Microsoft Excel. As correlações de Pearson foram estabelecidas pelo mesmo programa com 95% de significância. Verificou-se aumento de quase 51% do preço do terneiro entre os anos de 2017 e 2021, o que ocasionou impactos no ciclo pecuário, com altas nos preços do restante das categorias analisadas (terneira, novilho e vaca de invernar) e mudanças nas relações de troca entre boi gordo e terneiro. Pôde-se concluir, portanto, que houve uma valorização do mercado de cria nos últimos anos, gerando oportunidades de crescimento. Porém, adequações relacionadas às exigências do mercado consumidor são necessárias para manutenção da valorização e qualidade do produto.
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