Hidraúlica com planilha excel prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janaína Freitas dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197657
Resumo: A Educação Profissional, assim como toda Educação, possui alunos com dificuldades de aprendizado. No nível técnico, o ensino é direcionado e, almeja-se que, os alunos saibam a base comum, do nível fundamental ao médio, apresentado nas Escolas. Com base na Educação Profissional, dentro dos Componentes apresentados no Curso Técnico em Edificações, existem alguns que geram uma aflição maior no grupo discente. Com essa análise, o Componente escolhido para estudo neste trabalho é o de Instalações Hidráulicas I, que contempla o dimensionamento das tubulações (ramais e colunas) de água. No processo de dimensionamento são usadas várias tabelas que se ligam pela dependência dos resultados. As mesmas devem ser identificadas conforme tópico e, após, é necessário saber identificar o que resulta, conforme informações recebidas ou coletadas. Todo o processo é teórico, com exemplos impressos e exercitados, mas o aluno despreparado, sem base, fica um passo atrás, no processo de aprendizagem. Como resultado desse processo de análise, surgiu a união da parte técnica com a parte informatizada, para que o aluno tenha uma linha de conforto, usando a sua linguagem atual, a informática, com o conhecimento profissional, o técnico, em uma Planilha prática no Microsoft Excel.
id UFRGS-2_7c6671ab72b5fe12a6637454515d10f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197657
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Janaína Freitas dosWives, Leandro Krug2019-08-03T02:31:55Z2019http://hdl.handle.net/10183/197657001098664A Educação Profissional, assim como toda Educação, possui alunos com dificuldades de aprendizado. No nível técnico, o ensino é direcionado e, almeja-se que, os alunos saibam a base comum, do nível fundamental ao médio, apresentado nas Escolas. Com base na Educação Profissional, dentro dos Componentes apresentados no Curso Técnico em Edificações, existem alguns que geram uma aflição maior no grupo discente. Com essa análise, o Componente escolhido para estudo neste trabalho é o de Instalações Hidráulicas I, que contempla o dimensionamento das tubulações (ramais e colunas) de água. No processo de dimensionamento são usadas várias tabelas que se ligam pela dependência dos resultados. As mesmas devem ser identificadas conforme tópico e, após, é necessário saber identificar o que resulta, conforme informações recebidas ou coletadas. Todo o processo é teórico, com exemplos impressos e exercitados, mas o aluno despreparado, sem base, fica um passo atrás, no processo de aprendizagem. Como resultado desse processo de análise, surgiu a união da parte técnica com a parte informatizada, para que o aluno tenha uma linha de conforto, usando a sua linguagem atual, a informática, com o conhecimento profissional, o técnico, em uma Planilha prática no Microsoft Excel.Professional Education, like all Education, has students with learning difficulties. At the technical level, the teaching is directed and, it is hoped that the students know the common base, from the fundamental to the medium level, presented in Schools. Based on the Professional Education, within the Components presented in the Technical Course in Buildings, some generate a greater affliction in the student group. With this analysis, the Component chosen for this study is Hydraulic Installations I, which contemplates the dimensioning of the pipes (branches and columns) of water. In the sizing process, several tables are used that bind by dependence on the results. They must be identified according to the topic and, after, the student must know how to identify what results, according to information received or collected. The whole process is theoretical, with examples printed and then exercised, but the unprepared student, without foundation, is a step back from the learning process. As a result of this process of analysis, the "union" of the technical part with the computerized part arose, so that the student has a line of comfort, using his current language, computer science, with the professional knowledge, in a Worksheet practice in Excel.application/pdfporEducação profissionalEnsino profissionalizanteEnsino e aprendizagemProfessional EducationTechnical EducationHydraulic InstallationsElectronic SpreadsheetsMicrosoft ExcelHidraúlica com planilha excel práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098664.pdf.txt001098664.pdf.txtExtracted Texttext/plain36912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197657/2/001098664.pdf.txt4a325f9fbb72896adc8ac0fe787d5287MD52ORIGINAL001098664.pdfTexto completoapplication/pdf668489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197657/1/001098664.pdf548a43ef79ed573cb9b1c0564f96ce49MD5110183/1976572019-08-04 02:30:07.567581oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-04T05:30:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hidraúlica com planilha excel prática
title Hidraúlica com planilha excel prática
spellingShingle Hidraúlica com planilha excel prática
Santos, Janaína Freitas dos
Educação profissional
Ensino profissionalizante
Ensino e aprendizagem
Professional Education
Technical Education
Hydraulic Installations
Electronic Spreadsheets
Microsoft Excel
title_short Hidraúlica com planilha excel prática
title_full Hidraúlica com planilha excel prática
title_fullStr Hidraúlica com planilha excel prática
title_full_unstemmed Hidraúlica com planilha excel prática
title_sort Hidraúlica com planilha excel prática
author Santos, Janaína Freitas dos
author_facet Santos, Janaína Freitas dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Janaína Freitas dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wives, Leandro Krug
contributor_str_mv Wives, Leandro Krug
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Ensino profissionalizante
Ensino e aprendizagem
topic Educação profissional
Ensino profissionalizante
Ensino e aprendizagem
Professional Education
Technical Education
Hydraulic Installations
Electronic Spreadsheets
Microsoft Excel
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional Education
Technical Education
Hydraulic Installations
Electronic Spreadsheets
Microsoft Excel
description A Educação Profissional, assim como toda Educação, possui alunos com dificuldades de aprendizado. No nível técnico, o ensino é direcionado e, almeja-se que, os alunos saibam a base comum, do nível fundamental ao médio, apresentado nas Escolas. Com base na Educação Profissional, dentro dos Componentes apresentados no Curso Técnico em Edificações, existem alguns que geram uma aflição maior no grupo discente. Com essa análise, o Componente escolhido para estudo neste trabalho é o de Instalações Hidráulicas I, que contempla o dimensionamento das tubulações (ramais e colunas) de água. No processo de dimensionamento são usadas várias tabelas que se ligam pela dependência dos resultados. As mesmas devem ser identificadas conforme tópico e, após, é necessário saber identificar o que resulta, conforme informações recebidas ou coletadas. Todo o processo é teórico, com exemplos impressos e exercitados, mas o aluno despreparado, sem base, fica um passo atrás, no processo de aprendizagem. Como resultado desse processo de análise, surgiu a união da parte técnica com a parte informatizada, para que o aluno tenha uma linha de conforto, usando a sua linguagem atual, a informática, com o conhecimento profissional, o técnico, em uma Planilha prática no Microsoft Excel.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-03T02:31:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197657
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098664
url http://hdl.handle.net/10183/197657
identifier_str_mv 001098664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197657/2/001098664.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197657/1/001098664.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a325f9fbb72896adc8ac0fe787d5287
548a43ef79ed573cb9b1c0564f96ce49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224577626406912