Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sheila Savedra da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267088
Resumo: Este artigo apresenta uma estratégia didática, desenvolvida no âmbito da Especialização Ciência é 10!, que tem por objetivo executar ações de conscientização dos alunos sobre a geração e destinação do lixo domiciliar. Pretende-se que as informações e conhecimentos trabalhados com os alunos possam propagar em sua comunidade, junto de seus amigos, familiares e vizinhos, ações de separação e reaproveitamento do lixo contribuindo para melhorar a qualidade ambiental do bairro. Desta forma deseja-se incentivar a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos por parte da comunidade escolar sobre a utilização de recursos naturais. A sequência didática procura sensibilizar os alunos por meio de vídeos, apresentação de slides sobre a temática da poluição causada pelo lixo domiciliar, de dinâmica com a montagem de uma campanha de incentivo para o reaproveitamento do lixo e a separação do lixo, uso jogos que demonstram o caminho da reciclagem e do lixo doméstico. Assim, busca-se estimular uma reflexão sobre a responsabilidade ética de cada cidadão sobre o seu lixo e de tornar-se está uma questão pública envolvendo toda a comunidade.
id UFRGS-2_7c70cd2892aa7d895aedcd49432a6bcf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267088
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Sheila Savedra daPavani, Daniela BorgesRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-11-14T03:23:15Z2021http://hdl.handle.net/10183/267088001166158Este artigo apresenta uma estratégia didática, desenvolvida no âmbito da Especialização Ciência é 10!, que tem por objetivo executar ações de conscientização dos alunos sobre a geração e destinação do lixo domiciliar. Pretende-se que as informações e conhecimentos trabalhados com os alunos possam propagar em sua comunidade, junto de seus amigos, familiares e vizinhos, ações de separação e reaproveitamento do lixo contribuindo para melhorar a qualidade ambiental do bairro. Desta forma deseja-se incentivar a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos por parte da comunidade escolar sobre a utilização de recursos naturais. A sequência didática procura sensibilizar os alunos por meio de vídeos, apresentação de slides sobre a temática da poluição causada pelo lixo domiciliar, de dinâmica com a montagem de uma campanha de incentivo para o reaproveitamento do lixo e a separação do lixo, uso jogos que demonstram o caminho da reciclagem e do lixo doméstico. Assim, busca-se estimular uma reflexão sobre a responsabilidade ética de cada cidadão sobre o seu lixo e de tornar-se está uma questão pública envolvendo toda a comunidade.This article presents a didactic strategy, developed under the Specialization Science is 10!, which aims to carry out actions to raise awareness among students about the generation and disposal of household waste. It is intended that the information and knowledge worked with students can spread in their community, with their friends, family and neighbors, actions of separation and reuse of garbage, contributing to improve the environmental quality of the neighborhood. In this way, the aim is to encourage a change in attitudes and the formation of new habits by the school community regarding the use of natural resources. The didactic sequence seeks to sensitize students through videos, slideshows on the theme of pollution caused by household waste, dynamics with the assembly of an incentive campaign for the reuse of garbage and the separation of garbage, using games that demonstrate the path of recycling and household waste. Thus, it seeks to stimulate a reflection on the ethical responsibility of each citizen about their waste and becoming a public issue involving the entire community.application/pdfporResíduos sólidosUso de resíduos sólidosEnvironmental educationScience teachingHousehold garbageActive methodologiesPedagogical momentsSequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166158.pdf.txt001166158.pdf.txtExtracted Texttext/plain54866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267088/2/001166158.pdf.txt807a976f7945eee7efe458730ff7bee2MD52ORIGINAL001166158.pdfTexto completoapplication/pdf1085870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267088/1/001166158.pdf12478cb91367a7ba77ee3bfed9815082MD5110183/2670882024-10-20 06:55:57.299982oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267088Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-20T09:55:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
title Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
spellingShingle Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
Silva, Sheila Savedra da
Resíduos sólidos
Uso de resíduos sólidos
Environmental education
Science teaching
Household garbage
Active methodologies
Pedagogical moments
title_short Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
title_full Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
title_fullStr Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
title_full_unstemmed Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
title_sort Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
author Silva, Sheila Savedra da
author_facet Silva, Sheila Savedra da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sheila Savedra da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavani, Daniela Borges
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
contributor_str_mv Pavani, Daniela Borges
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos sólidos
Uso de resíduos sólidos
topic Resíduos sólidos
Uso de resíduos sólidos
Environmental education
Science teaching
Household garbage
Active methodologies
Pedagogical moments
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Science teaching
Household garbage
Active methodologies
Pedagogical moments
description Este artigo apresenta uma estratégia didática, desenvolvida no âmbito da Especialização Ciência é 10!, que tem por objetivo executar ações de conscientização dos alunos sobre a geração e destinação do lixo domiciliar. Pretende-se que as informações e conhecimentos trabalhados com os alunos possam propagar em sua comunidade, junto de seus amigos, familiares e vizinhos, ações de separação e reaproveitamento do lixo contribuindo para melhorar a qualidade ambiental do bairro. Desta forma deseja-se incentivar a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos por parte da comunidade escolar sobre a utilização de recursos naturais. A sequência didática procura sensibilizar os alunos por meio de vídeos, apresentação de slides sobre a temática da poluição causada pelo lixo domiciliar, de dinâmica com a montagem de uma campanha de incentivo para o reaproveitamento do lixo e a separação do lixo, uso jogos que demonstram o caminho da reciclagem e do lixo doméstico. Assim, busca-se estimular uma reflexão sobre a responsabilidade ética de cada cidadão sobre o seu lixo e de tornar-se está uma questão pública envolvendo toda a comunidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-14T03:23:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267088
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166158
url http://hdl.handle.net/10183/267088
identifier_str_mv 001166158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267088/2/001166158.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267088/1/001166158.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 807a976f7945eee7efe458730ff7bee2
12478cb91367a7ba77ee3bfed9815082
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447352359518208