Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267088 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma estratégia didática, desenvolvida no âmbito da Especialização Ciência é 10!, que tem por objetivo executar ações de conscientização dos alunos sobre a geração e destinação do lixo domiciliar. Pretende-se que as informações e conhecimentos trabalhados com os alunos possam propagar em sua comunidade, junto de seus amigos, familiares e vizinhos, ações de separação e reaproveitamento do lixo contribuindo para melhorar a qualidade ambiental do bairro. Desta forma deseja-se incentivar a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos por parte da comunidade escolar sobre a utilização de recursos naturais. A sequência didática procura sensibilizar os alunos por meio de vídeos, apresentação de slides sobre a temática da poluição causada pelo lixo domiciliar, de dinâmica com a montagem de uma campanha de incentivo para o reaproveitamento do lixo e a separação do lixo, uso jogos que demonstram o caminho da reciclagem e do lixo doméstico. Assim, busca-se estimular uma reflexão sobre a responsabilidade ética de cada cidadão sobre o seu lixo e de tornar-se está uma questão pública envolvendo toda a comunidade. |
id |
UFRGS-2_7c70cd2892aa7d895aedcd49432a6bcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267088 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Sheila Savedra daPavani, Daniela BorgesRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-11-14T03:23:15Z2021http://hdl.handle.net/10183/267088001166158Este artigo apresenta uma estratégia didática, desenvolvida no âmbito da Especialização Ciência é 10!, que tem por objetivo executar ações de conscientização dos alunos sobre a geração e destinação do lixo domiciliar. Pretende-se que as informações e conhecimentos trabalhados com os alunos possam propagar em sua comunidade, junto de seus amigos, familiares e vizinhos, ações de separação e reaproveitamento do lixo contribuindo para melhorar a qualidade ambiental do bairro. Desta forma deseja-se incentivar a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos por parte da comunidade escolar sobre a utilização de recursos naturais. A sequência didática procura sensibilizar os alunos por meio de vídeos, apresentação de slides sobre a temática da poluição causada pelo lixo domiciliar, de dinâmica com a montagem de uma campanha de incentivo para o reaproveitamento do lixo e a separação do lixo, uso jogos que demonstram o caminho da reciclagem e do lixo doméstico. Assim, busca-se estimular uma reflexão sobre a responsabilidade ética de cada cidadão sobre o seu lixo e de tornar-se está uma questão pública envolvendo toda a comunidade.This article presents a didactic strategy, developed under the Specialization Science is 10!, which aims to carry out actions to raise awareness among students about the generation and disposal of household waste. It is intended that the information and knowledge worked with students can spread in their community, with their friends, family and neighbors, actions of separation and reuse of garbage, contributing to improve the environmental quality of the neighborhood. In this way, the aim is to encourage a change in attitudes and the formation of new habits by the school community regarding the use of natural resources. The didactic sequence seeks to sensitize students through videos, slideshows on the theme of pollution caused by household waste, dynamics with the assembly of an incentive campaign for the reuse of garbage and the separation of garbage, using games that demonstrate the path of recycling and household waste. Thus, it seeks to stimulate a reflection on the ethical responsibility of each citizen about their waste and becoming a public issue involving the entire community.application/pdfporResíduos sólidosUso de resíduos sólidosEnvironmental educationScience teachingHousehold garbageActive methodologiesPedagogical momentsSequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166158.pdf.txt001166158.pdf.txtExtracted Texttext/plain54866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267088/2/001166158.pdf.txt807a976f7945eee7efe458730ff7bee2MD52ORIGINAL001166158.pdfTexto completoapplication/pdf1085870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267088/1/001166158.pdf12478cb91367a7ba77ee3bfed9815082MD5110183/2670882024-10-20 06:55:57.299982oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267088Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-20T09:55:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências |
title |
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências |
spellingShingle |
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências Silva, Sheila Savedra da Resíduos sólidos Uso de resíduos sólidos Environmental education Science teaching Household garbage Active methodologies Pedagogical moments |
title_short |
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências |
title_full |
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências |
title_fullStr |
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências |
title_sort |
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências |
author |
Silva, Sheila Savedra da |
author_facet |
Silva, Sheila Savedra da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sheila Savedra da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pavani, Daniela Borges |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen |
contributor_str_mv |
Pavani, Daniela Borges Rockembach, Caroline Tuchtenhagen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resíduos sólidos Uso de resíduos sólidos |
topic |
Resíduos sólidos Uso de resíduos sólidos Environmental education Science teaching Household garbage Active methodologies Pedagogical moments |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Environmental education Science teaching Household garbage Active methodologies Pedagogical moments |
description |
Este artigo apresenta uma estratégia didática, desenvolvida no âmbito da Especialização Ciência é 10!, que tem por objetivo executar ações de conscientização dos alunos sobre a geração e destinação do lixo domiciliar. Pretende-se que as informações e conhecimentos trabalhados com os alunos possam propagar em sua comunidade, junto de seus amigos, familiares e vizinhos, ações de separação e reaproveitamento do lixo contribuindo para melhorar a qualidade ambiental do bairro. Desta forma deseja-se incentivar a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos por parte da comunidade escolar sobre a utilização de recursos naturais. A sequência didática procura sensibilizar os alunos por meio de vídeos, apresentação de slides sobre a temática da poluição causada pelo lixo domiciliar, de dinâmica com a montagem de uma campanha de incentivo para o reaproveitamento do lixo e a separação do lixo, uso jogos que demonstram o caminho da reciclagem e do lixo doméstico. Assim, busca-se estimular uma reflexão sobre a responsabilidade ética de cada cidadão sobre o seu lixo e de tornar-se está uma questão pública envolvendo toda a comunidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-14T03:23:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267088 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166158 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267088 |
identifier_str_mv |
001166158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267088/2/001166158.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267088/1/001166158.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
807a976f7945eee7efe458730ff7bee2 12478cb91367a7ba77ee3bfed9815082 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447352359518208 |