Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winter, Verônica Xavier
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257089
Resumo: Separação de lixo é um tema essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade nos dias de hoje. Isso porque saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento adequado dos resíduos, que inclui reciclagem, incineração, entre outros. Poucos minutos de dedicação para a separação de lixo doméstico, hospitalar ou outro tipo de lixo podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente; economizar energia, matéria-prima, água e espaço de aterros e lixões; e ainda gerar renda. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática, estruturada a partir dos três momentos pedagógicos e do ensino por investigação, que permitirá ao professor avaliar o comportamento dos alunos perante a separação do lixo doméstico. A abordagem propõe estratégias didáticas que propiciem a análise e compreensão dos conhecimentos e hábitos a respeito da produção e separação de resíduos domésticos dos alunos e seus familiares e se ocorreu uma possível mudança de comportamento dos estudantes e familiares como consequência da realização das atividades propostas. Como resultado essa atividade proporciona ao professor a possibilidade de vislumbrar a evolução e possíveis mudanças de comportamento dos estudantes perante as questões de consumismo, produção de resíduos, correto descarte e reutilização de materiais, que antes seriam desperdiçados.
id UFRGS-2_d807360992197ef61b3c10408215e8fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257089
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Winter, Verônica XavierPavani, Daniela BorgesRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-04-14T03:28:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/257089001166450Separação de lixo é um tema essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade nos dias de hoje. Isso porque saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento adequado dos resíduos, que inclui reciclagem, incineração, entre outros. Poucos minutos de dedicação para a separação de lixo doméstico, hospitalar ou outro tipo de lixo podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente; economizar energia, matéria-prima, água e espaço de aterros e lixões; e ainda gerar renda. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática, estruturada a partir dos três momentos pedagógicos e do ensino por investigação, que permitirá ao professor avaliar o comportamento dos alunos perante a separação do lixo doméstico. A abordagem propõe estratégias didáticas que propiciem a análise e compreensão dos conhecimentos e hábitos a respeito da produção e separação de resíduos domésticos dos alunos e seus familiares e se ocorreu uma possível mudança de comportamento dos estudantes e familiares como consequência da realização das atividades propostas. Como resultado essa atividade proporciona ao professor a possibilidade de vislumbrar a evolução e possíveis mudanças de comportamento dos estudantes perante as questões de consumismo, produção de resíduos, correto descarte e reutilização de materiais, que antes seriam desperdiçados.Garbage separation is an essential theme for the development of any society nowadays. This is because knowing how to properly separate garbage is the first step towards the proper destination, disposal, and treatment of waste, which includes recycling, incineration, among others. A few minutes of dedication to sorting household, hospital or other waste can prevent significant damage to people and the environment; save energy, raw materials, water, and space in landfills and dumps; and still generate income. The objective of this work is to present a didactic sequence, structured from the three pedagogical moments and in the inquiry-based learning, which allows the teacher to assess the behavior of students when dealing with the separation of household waste. The approach proposes didactic strategies that provide the analysis and understanding of knowledge and habits regarding the production and separation of household waste and if there was a possible change in the behavior of students and families as a result of carrying out the proposed activities. As a result, this activity provides the teacher the possibility to see the evolution and possible changes in the behavior of students regarding issues of consumerism, waste production, correct disposal and reuse of materials that would otherwise be wasted.application/pdfporUso de resíduos sólidosResíduos sólidosGarbage separationDidatic sequenceGarbageProposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?Teaching sequence proposal : teaching by research: can students correctly perform garbage separation in their residences?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166450.pdf.txt001166450.pdf.txtExtracted Texttext/plain38051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257089/2/001166450.pdf.txt8ddc7dd1a1fe1777aa8372eac6afe54aMD52ORIGINAL001166450.pdfTexto completoapplication/pdf382481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257089/1/001166450.pdf9cc0ccb504af725b01b355460cb4ce57MD5110183/2570892023-08-03 03:35:08.580689oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257089Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:35:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching sequence proposal : teaching by research: can students correctly perform garbage separation in their residences?
title Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
spellingShingle Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
Winter, Verônica Xavier
Uso de resíduos sólidos
Resíduos sólidos
Garbage separation
Didatic sequence
Garbage
title_short Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
title_full Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
title_fullStr Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
title_full_unstemmed Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
title_sort Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
author Winter, Verônica Xavier
author_facet Winter, Verônica Xavier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Winter, Verônica Xavier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavani, Daniela Borges
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
contributor_str_mv Pavani, Daniela Borges
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
dc.subject.por.fl_str_mv Uso de resíduos sólidos
Resíduos sólidos
topic Uso de resíduos sólidos
Resíduos sólidos
Garbage separation
Didatic sequence
Garbage
dc.subject.eng.fl_str_mv Garbage separation
Didatic sequence
Garbage
description Separação de lixo é um tema essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade nos dias de hoje. Isso porque saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento adequado dos resíduos, que inclui reciclagem, incineração, entre outros. Poucos minutos de dedicação para a separação de lixo doméstico, hospitalar ou outro tipo de lixo podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente; economizar energia, matéria-prima, água e espaço de aterros e lixões; e ainda gerar renda. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática, estruturada a partir dos três momentos pedagógicos e do ensino por investigação, que permitirá ao professor avaliar o comportamento dos alunos perante a separação do lixo doméstico. A abordagem propõe estratégias didáticas que propiciem a análise e compreensão dos conhecimentos e hábitos a respeito da produção e separação de resíduos domésticos dos alunos e seus familiares e se ocorreu uma possível mudança de comportamento dos estudantes e familiares como consequência da realização das atividades propostas. Como resultado essa atividade proporciona ao professor a possibilidade de vislumbrar a evolução e possíveis mudanças de comportamento dos estudantes perante as questões de consumismo, produção de resíduos, correto descarte e reutilização de materiais, que antes seriam desperdiçados.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-14T03:28:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257089
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166450
url http://hdl.handle.net/10183/257089
identifier_str_mv 001166450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257089/2/001166450.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257089/1/001166450.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ddc7dd1a1fe1777aa8372eac6afe54a
9cc0ccb504af725b01b355460cb4ce57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224657646387200