Comportamento dinâmico de modelo de ônibus sob manobra direcional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66450 |
Resumo: | Neste trabalho busca-se a confirmação de um modelo matemático de suspensão de ônibus a ar disponível na literatura para fins de simulação dinâmica de manobras direcionais. São apresentados os componentes do sistema de suspensão do ônibus e aplicadas as devidas simplificações ao equacionamento. Após isso são montadas as matrizes características do sistema. A programação do modelo é feita em Matlab® e a confirmação é testada através da comparação dos resultados com os obtidos no Trucksim®, um software comercial. Por fim, é comentada a equivalência dos modelos. |
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Noronha, Eduardo BottiCasas, Walter Jesus Paucar2013-02-15T01:41:08Z2012http://hdl.handle.net/10183/66450000871016Neste trabalho busca-se a confirmação de um modelo matemático de suspensão de ônibus a ar disponível na literatura para fins de simulação dinâmica de manobras direcionais. São apresentados os componentes do sistema de suspensão do ônibus e aplicadas as devidas simplificações ao equacionamento. Após isso são montadas as matrizes características do sistema. A programação do modelo é feita em Matlab® e a confirmação é testada através da comparação dos resultados com os obtidos no Trucksim®, um software comercial. Por fim, é comentada a equivalência dos modelos.The objective of this project is to confirm a mathematical model available in the literature of an air suspension as found in a bus. The model is optimized for dynamic simulations of maneuvers on a smooth road. The suspension components are presented, as well as the simplifications that will be assumed. Then, the mass, stiffness and damping matrices are built. The programming is made in Matlab® and the confirmation is tested through comparison of the results to those generated on a commercial software called TruckSim®. Finally, the equivalence between the models is commented.application/pdfporEngenhariaMultibodySimulationAir suspensionBusComportamento dinâmico de modelo de ônibus sob manobra direcionalDynamic behaviour of bus model during direction change info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2012Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871016.pdf000871016.pdfTexto completoapplication/pdf2079941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66450/1/000871016.pdf9dcd292d366668149fb7bd8919387ab2MD51TEXT000871016.pdf.txt000871016.pdf.txtExtracted Texttext/plain43413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66450/2/000871016.pdf.txtb2813e28a1891f8642a699bc3b9dd9aaMD52THUMBNAIL000871016.pdf.jpg000871016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66450/3/000871016.pdf.jpg7828720c931a25f3b9e0800c03b2c39bMD5310183/664502018-10-17 07:43:09.009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66450Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:43:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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