Análise do sistema de suspensão a ar de um ônibus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Eduardo Antonio Wink
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66449
Resumo: Visando reduzir custos e tempo no desenvolvimento de novos modelos de ônibus, o presente trabalho sugere uma formulação matemática que analisa a resposta dinâmica do sistema de suspensão. As análises são validadas através de um software específico para simulações de comportamento dinâmico de ônibus e caminhões. Tal software, através da excitação vertical do ônibus, analisa a resposta dinâmica do mesmo. A excitação vertical reproduz o efeito de irregularidades na pista, sendo o ônibus estudado do tipo 4x2, possuindo sete graus de liberdade. Após a validação do modelo matemático para um ônibus trafegando em pavimento irregular, o método de Monte Carlo foi utilizado para reduzir as acelerações as quais a massa suspensa é submetida, obtendo-se uma redução no valor de pico e no valor médio da aceleração no domínio tempo, bem como uma expressiva redução no pico de aceleração no domínio frequência.
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