O uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Skalee, Jenny
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241717
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção e consolidação de ideias matemáticas por alunos surdos a partir do uso de jogos e metodologias lúdicas. A pergunta diretriz assumida foi: Que elementos emergem em uma situação didática envolvendo jogos matemáticos com uma aluna surda em uma classe regular de 5º ano? Para tanto, é necessário estudar o processo cognitivo da criança surda, identificar os desafios enfrentados por alunos surdos em turmas regulares de ensino e analisar metodologias facilitadoras ao desenvolvimento do pensar matemático do aluno surdo. A pesquisa assumiu um paradigma investigativo qualitativo e foi desenvolvida por meio de um estudo de caso envolvendo uma aluna surda inserida na proposta de educação inclusiva, em uma turma de 5º ano do ensino regular. Como principais fontes do referencial teórico, foram utilizadas as ideias de Barros e Alves (2019) acerca da escolarização dos sujeitos surdos, ancorados pela Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), responsável por regulamentar e reconhecer a LIBRAS; a perspectiva de Silva, L. O., Silva W. C., e Melo L. G. (2015) diante do desenvolvimento cognitivo da criança, as orientações referente às metodologias de ensino de matemática para alunos surdos de Nunes (2004) e Corrêa (2013), as contribuições dos jogos na educação matemática por Kishimoto (1994) Brasil e Souza (2020). Para a realização do conjunto de ações foi necessário um planejamento adaptado às necessidades do aluno surdo, respeitando suas limitações linguísticas, já que para o surdo a primeira língua é LIBRAS. A análise dos dados mostrou que a utilização de jogos como estratégia metodológica pode ter contribuído para a consolidação de conhecimentos associados a construção numérica pela aluna surda e o entendimento do sistema posicional dos números diante da representação simbólica dos algarismos indo-arábicos. O que impõe a constatação de que o aluno surdo tem um melhor entendimento através dos recursos visuais e concretos, assim o uso de jogos encontra-se como um potente aliado para o ensino de matemática para alunos surdos, tendo em vista que através dos jogos há pouco uso do português. Para tal, os três aspectos principais considerados durante a proposta de educação com alunos surdos são: adaptação das atividades, linguagem utilizada e o tempo empenhado para o desenvolvimento.
id UFRGS-2_7c8fc65fb01ef6168730b76b7f788eec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241717
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Skalee, JennyDalla Vecchia, Rodrigo2022-07-05T05:06:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/241717001143423A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção e consolidação de ideias matemáticas por alunos surdos a partir do uso de jogos e metodologias lúdicas. A pergunta diretriz assumida foi: Que elementos emergem em uma situação didática envolvendo jogos matemáticos com uma aluna surda em uma classe regular de 5º ano? Para tanto, é necessário estudar o processo cognitivo da criança surda, identificar os desafios enfrentados por alunos surdos em turmas regulares de ensino e analisar metodologias facilitadoras ao desenvolvimento do pensar matemático do aluno surdo. A pesquisa assumiu um paradigma investigativo qualitativo e foi desenvolvida por meio de um estudo de caso envolvendo uma aluna surda inserida na proposta de educação inclusiva, em uma turma de 5º ano do ensino regular. Como principais fontes do referencial teórico, foram utilizadas as ideias de Barros e Alves (2019) acerca da escolarização dos sujeitos surdos, ancorados pela Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), responsável por regulamentar e reconhecer a LIBRAS; a perspectiva de Silva, L. O., Silva W. C., e Melo L. G. (2015) diante do desenvolvimento cognitivo da criança, as orientações referente às metodologias de ensino de matemática para alunos surdos de Nunes (2004) e Corrêa (2013), as contribuições dos jogos na educação matemática por Kishimoto (1994) Brasil e Souza (2020). Para a realização do conjunto de ações foi necessário um planejamento adaptado às necessidades do aluno surdo, respeitando suas limitações linguísticas, já que para o surdo a primeira língua é LIBRAS. A análise dos dados mostrou que a utilização de jogos como estratégia metodológica pode ter contribuído para a consolidação de conhecimentos associados a construção numérica pela aluna surda e o entendimento do sistema posicional dos números diante da representação simbólica dos algarismos indo-arábicos. O que impõe a constatação de que o aluno surdo tem um melhor entendimento através dos recursos visuais e concretos, assim o uso de jogos encontra-se como um potente aliado para o ensino de matemática para alunos surdos, tendo em vista que através dos jogos há pouco uso do português. Para tal, os três aspectos principais considerados durante a proposta de educação com alunos surdos são: adaptação das atividades, linguagem utilizada e o tempo empenhado para o desenvolvimento.The present research aims to investigate the construction and consolidation of mathematical ideas by deaf students through the use of games and playful methodologies. The guiding question assumed was: What elements emerge in a didactic situation involving mathematical games with a deaf student in a regular 5th grade class? Therefore, it is necessary to study the cognitive process of the deaf child, identify the challenges faced by deaf students in regular teaching classes and analyze methodologies that facilitate the development of the deaf student's mathematical thinking. The research assumed a qualitative investigative paradigm and was developed through a case study involving a deaf student inserted in the inclusive education proposal, in a 5th year class of regular education. As the main sources of the theoretical framework, the ideas of Barros and Alves (2019) about the schooling of deaf subjects were used, anchored by Law No. to LIBRAS; the perspective of Silva, L. O., Silva W. C., and Melo L. G. (2015) in the face of the child's cognitive development, the guidelines regarding teaching methodologies of mathematics for deaf students by Nunes (2004) and Corrêa (2013), the contributions of games in mathematics education by Kishimoto (1994) Brasil and Souza (2020). To carry out the set of actions, it was necessary to plan adapted to the needs of the deaf student, respecting their linguistic limitations, since for the deaf the first language is LIBRAS. Data analysis showed that the use of games as a methodological strategy may have contributed to the consolidation of knowledge associated with numerical construction by the deaf student and the understanding of the positional system of numbers in the face of the symbolic representation of Indo-Arabic numerals. What imposes the realization that the deaf student has a better understanding through visual and concrete resources, so the use of games is a powerful ally for the teaching of mathematics to deaf students, considering that through games there is little use of Portuguese. To this end, the three main aspects considered during the education proposal with deaf students are: adaptation of activities, language used and the time spent on development.application/pdfporEducação inclusivaSurdezJogos matemáticosInclusive educationMathDeafnessMath gamesO uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143423.pdf.txt001143423.pdf.txtExtracted Texttext/plain172969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241717/2/001143423.pdf.txt7cd0adc2d3a895faaf80d92c75d78b0fMD52ORIGINAL001143423.pdfTexto completoapplication/pdf1536313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241717/1/001143423.pdf9f45ace5277b37c6ec7de940e3576e2aMD5110183/2417172022-07-06 04:57:29.0706oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241717Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-06T07:57:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdos
title O uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdos
spellingShingle O uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdos
Skalee, Jenny
Educação inclusiva
Surdez
Jogos matemáticos
Inclusive education
Math
Deafness
Math games
title_short O uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdos
title_full O uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdos
title_fullStr O uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdos
title_full_unstemmed O uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdos
title_sort O uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdos
author Skalee, Jenny
author_facet Skalee, Jenny
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Skalee, Jenny
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Vecchia, Rodrigo
contributor_str_mv Dalla Vecchia, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Surdez
Jogos matemáticos
topic Educação inclusiva
Surdez
Jogos matemáticos
Inclusive education
Math
Deafness
Math games
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
Math
Deafness
Math games
description A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção e consolidação de ideias matemáticas por alunos surdos a partir do uso de jogos e metodologias lúdicas. A pergunta diretriz assumida foi: Que elementos emergem em uma situação didática envolvendo jogos matemáticos com uma aluna surda em uma classe regular de 5º ano? Para tanto, é necessário estudar o processo cognitivo da criança surda, identificar os desafios enfrentados por alunos surdos em turmas regulares de ensino e analisar metodologias facilitadoras ao desenvolvimento do pensar matemático do aluno surdo. A pesquisa assumiu um paradigma investigativo qualitativo e foi desenvolvida por meio de um estudo de caso envolvendo uma aluna surda inserida na proposta de educação inclusiva, em uma turma de 5º ano do ensino regular. Como principais fontes do referencial teórico, foram utilizadas as ideias de Barros e Alves (2019) acerca da escolarização dos sujeitos surdos, ancorados pela Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), responsável por regulamentar e reconhecer a LIBRAS; a perspectiva de Silva, L. O., Silva W. C., e Melo L. G. (2015) diante do desenvolvimento cognitivo da criança, as orientações referente às metodologias de ensino de matemática para alunos surdos de Nunes (2004) e Corrêa (2013), as contribuições dos jogos na educação matemática por Kishimoto (1994) Brasil e Souza (2020). Para a realização do conjunto de ações foi necessário um planejamento adaptado às necessidades do aluno surdo, respeitando suas limitações linguísticas, já que para o surdo a primeira língua é LIBRAS. A análise dos dados mostrou que a utilização de jogos como estratégia metodológica pode ter contribuído para a consolidação de conhecimentos associados a construção numérica pela aluna surda e o entendimento do sistema posicional dos números diante da representação simbólica dos algarismos indo-arábicos. O que impõe a constatação de que o aluno surdo tem um melhor entendimento através dos recursos visuais e concretos, assim o uso de jogos encontra-se como um potente aliado para o ensino de matemática para alunos surdos, tendo em vista que através dos jogos há pouco uso do português. Para tal, os três aspectos principais considerados durante a proposta de educação com alunos surdos são: adaptação das atividades, linguagem utilizada e o tempo empenhado para o desenvolvimento.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T05:06:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241717
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143423
url http://hdl.handle.net/10183/241717
identifier_str_mv 001143423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241717/2/001143423.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241717/1/001143423.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7cd0adc2d3a895faaf80d92c75d78b0f
9f45ace5277b37c6ec7de940e3576e2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224636839493632