Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Lairson Canha da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111798
Resumo: A pesquisa aqui apresentada consiste em um estudo sobre o papel do movimento lomográfico enquanto perpetuador e incentivador da produção e do consumo de fotografia analógica. Visto que nos encontramos em uma era onde o digital e as inovações técnicas são super valorizadas, torna-se curioso o crescente consumo de uma tecnologia dita ultrapassada. Para compreender esse fenômeno, buscamos primeiramente nos situar em um estado de sociedade dito pós-moderno, a maneira como consumimos e que fatores influenciam nesse processo. Posteriormente, buscamos localizar a fotografia dentro desse momento social atual, bem como seu papel como transformadora do mesmo. Por fim, apresentamos o movimento lomográfico e vamos buscar diretamente em seus consumidores, através de uma pesquisa netnográfica, as respostas para nossas perguntas. Para tanto, faremos o cruzamento entre o levantamento bibliográfico, a análise dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa e a experiência empírica do pesquisador junto ao lomography.com, comunidade observada. Através da análise, buscamos compreender e relacionar a experiência de consumo de lomografia com a perpetuação dos processos analógicos e de que forma ela transforma tanto o produzir quanto o consumir imagens fotográficas na sociedade contemporânea. Observamos, então, um papel importante da lomografia nesse processo, bem como uma hibridização entre o universo do analógico e do digital, permitindo uma circulação de imagens analógicas que de outra forma não alcançariam.
id UFRGS-2_990a018a0b3fbfb7e9b2aacb09ca3eed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111798
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, André Lairson Canha daGonçalves, Sandra Maria Lúcia PereiraStrelow, Aline do Amaral Garcia2015-03-06T01:57:57Z2014http://hdl.handle.net/10183/111798000952768A pesquisa aqui apresentada consiste em um estudo sobre o papel do movimento lomográfico enquanto perpetuador e incentivador da produção e do consumo de fotografia analógica. Visto que nos encontramos em uma era onde o digital e as inovações técnicas são super valorizadas, torna-se curioso o crescente consumo de uma tecnologia dita ultrapassada. Para compreender esse fenômeno, buscamos primeiramente nos situar em um estado de sociedade dito pós-moderno, a maneira como consumimos e que fatores influenciam nesse processo. Posteriormente, buscamos localizar a fotografia dentro desse momento social atual, bem como seu papel como transformadora do mesmo. Por fim, apresentamos o movimento lomográfico e vamos buscar diretamente em seus consumidores, através de uma pesquisa netnográfica, as respostas para nossas perguntas. Para tanto, faremos o cruzamento entre o levantamento bibliográfico, a análise dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa e a experiência empírica do pesquisador junto ao lomography.com, comunidade observada. Através da análise, buscamos compreender e relacionar a experiência de consumo de lomografia com a perpetuação dos processos analógicos e de que forma ela transforma tanto o produzir quanto o consumir imagens fotográficas na sociedade contemporânea. Observamos, então, um papel importante da lomografia nesse processo, bem como uma hibridização entre o universo do analógico e do digital, permitindo uma circulação de imagens analógicas que de outra forma não alcançariam.The research presented here is a study on the role of the lomographic movement while perpetuator and motivational tool of production and consumption of analog photography. Since we're living in times where digital and technical innovations are overrated, it becomes curious to observe the growing consumption of an outdated technology. To comprehend this phenomenon, our first step was to understand our state in a post-modern society, the way we consume and what factors have influence in this process. Later, we tried to locate photography inside this current social moment, as well as its role as a transformative of it. Finally, we present the lomographic movement, looking directly into their consumers, through a netnographic research, the answers to our questions. To do so, we make the intersection between literature survey, analysis of data obtained from the participants of the research and the empirical experience of the researcher while with lomography.com, our chosen community. Through analysis, we seek to understand and relate the experience of consumption of Lomography with the perpetuation of analog processes and how it transforms both the production and the consumption of photographic images in contemporary society.We observe, then, an important role of Lomography in this process, as well as a hybridization between the analog and the digital, allowing a circulation of analog images that otherwise it would not achieve.application/pdfporLomografiaFotografiaVisual communicationPhotographyLomographyConsumptionRetromaniaVintageNão tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952768.pdf000952768.pdfTexto completoapplication/pdf2069261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/1/000952768.pdf72ad10cf80085b8ecfb297a2ce31cefdMD51TEXT000952768.pdf.txt000952768.pdf.txtExtracted Texttext/plain208977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/2/000952768.pdf.txtc16d128dac6873d66f2198a7f6fa6753MD52THUMBNAIL000952768.pdf.jpg000952768.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/3/000952768.pdf.jpg6019155848dec07a511620dd0a5d0585MD5310183/1117982023-04-01 03:30:51.230509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111798Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:30:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos
title Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos
spellingShingle Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos
Silva, André Lairson Canha da
Lomografia
Fotografia
Visual communication
Photography
Lomography
Consumption
Retromania
Vintage
title_short Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos
title_full Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos
title_fullStr Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos
title_full_unstemmed Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos
title_sort Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos
author Silva, André Lairson Canha da
author_facet Silva, André Lairson Canha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Lairson Canha da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Strelow, Aline do Amaral Garcia
contributor_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
Strelow, Aline do Amaral Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Lomografia
Fotografia
topic Lomografia
Fotografia
Visual communication
Photography
Lomography
Consumption
Retromania
Vintage
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual communication
Photography
Lomography
Consumption
Retromania
Vintage
description A pesquisa aqui apresentada consiste em um estudo sobre o papel do movimento lomográfico enquanto perpetuador e incentivador da produção e do consumo de fotografia analógica. Visto que nos encontramos em uma era onde o digital e as inovações técnicas são super valorizadas, torna-se curioso o crescente consumo de uma tecnologia dita ultrapassada. Para compreender esse fenômeno, buscamos primeiramente nos situar em um estado de sociedade dito pós-moderno, a maneira como consumimos e que fatores influenciam nesse processo. Posteriormente, buscamos localizar a fotografia dentro desse momento social atual, bem como seu papel como transformadora do mesmo. Por fim, apresentamos o movimento lomográfico e vamos buscar diretamente em seus consumidores, através de uma pesquisa netnográfica, as respostas para nossas perguntas. Para tanto, faremos o cruzamento entre o levantamento bibliográfico, a análise dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa e a experiência empírica do pesquisador junto ao lomography.com, comunidade observada. Através da análise, buscamos compreender e relacionar a experiência de consumo de lomografia com a perpetuação dos processos analógicos e de que forma ela transforma tanto o produzir quanto o consumir imagens fotográficas na sociedade contemporânea. Observamos, então, um papel importante da lomografia nesse processo, bem como uma hibridização entre o universo do analógico e do digital, permitindo uma circulação de imagens analógicas que de outra forma não alcançariam.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-06T01:57:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/111798
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952768
url http://hdl.handle.net/10183/111798
identifier_str_mv 000952768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/1/000952768.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/2/000952768.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/3/000952768.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 72ad10cf80085b8ecfb297a2ce31cefd
c16d128dac6873d66f2198a7f6fa6753
6019155848dec07a511620dd0a5d0585
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447142650609664