Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111798 |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada consiste em um estudo sobre o papel do movimento lomográfico enquanto perpetuador e incentivador da produção e do consumo de fotografia analógica. Visto que nos encontramos em uma era onde o digital e as inovações técnicas são super valorizadas, torna-se curioso o crescente consumo de uma tecnologia dita ultrapassada. Para compreender esse fenômeno, buscamos primeiramente nos situar em um estado de sociedade dito pós-moderno, a maneira como consumimos e que fatores influenciam nesse processo. Posteriormente, buscamos localizar a fotografia dentro desse momento social atual, bem como seu papel como transformadora do mesmo. Por fim, apresentamos o movimento lomográfico e vamos buscar diretamente em seus consumidores, através de uma pesquisa netnográfica, as respostas para nossas perguntas. Para tanto, faremos o cruzamento entre o levantamento bibliográfico, a análise dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa e a experiência empírica do pesquisador junto ao lomography.com, comunidade observada. Através da análise, buscamos compreender e relacionar a experiência de consumo de lomografia com a perpetuação dos processos analógicos e de que forma ela transforma tanto o produzir quanto o consumir imagens fotográficas na sociedade contemporânea. Observamos, então, um papel importante da lomografia nesse processo, bem como uma hibridização entre o universo do analógico e do digital, permitindo uma circulação de imagens analógicas que de outra forma não alcançariam. |
id |
UFRGS-2_990a018a0b3fbfb7e9b2aacb09ca3eed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111798 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, André Lairson Canha daGonçalves, Sandra Maria Lúcia PereiraStrelow, Aline do Amaral Garcia2015-03-06T01:57:57Z2014http://hdl.handle.net/10183/111798000952768A pesquisa aqui apresentada consiste em um estudo sobre o papel do movimento lomográfico enquanto perpetuador e incentivador da produção e do consumo de fotografia analógica. Visto que nos encontramos em uma era onde o digital e as inovações técnicas são super valorizadas, torna-se curioso o crescente consumo de uma tecnologia dita ultrapassada. Para compreender esse fenômeno, buscamos primeiramente nos situar em um estado de sociedade dito pós-moderno, a maneira como consumimos e que fatores influenciam nesse processo. Posteriormente, buscamos localizar a fotografia dentro desse momento social atual, bem como seu papel como transformadora do mesmo. Por fim, apresentamos o movimento lomográfico e vamos buscar diretamente em seus consumidores, através de uma pesquisa netnográfica, as respostas para nossas perguntas. Para tanto, faremos o cruzamento entre o levantamento bibliográfico, a análise dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa e a experiência empírica do pesquisador junto ao lomography.com, comunidade observada. Através da análise, buscamos compreender e relacionar a experiência de consumo de lomografia com a perpetuação dos processos analógicos e de que forma ela transforma tanto o produzir quanto o consumir imagens fotográficas na sociedade contemporânea. Observamos, então, um papel importante da lomografia nesse processo, bem como uma hibridização entre o universo do analógico e do digital, permitindo uma circulação de imagens analógicas que de outra forma não alcançariam.The research presented here is a study on the role of the lomographic movement while perpetuator and motivational tool of production and consumption of analog photography. Since we're living in times where digital and technical innovations are overrated, it becomes curious to observe the growing consumption of an outdated technology. To comprehend this phenomenon, our first step was to understand our state in a post-modern society, the way we consume and what factors have influence in this process. Later, we tried to locate photography inside this current social moment, as well as its role as a transformative of it. Finally, we present the lomographic movement, looking directly into their consumers, through a netnographic research, the answers to our questions. To do so, we make the intersection between literature survey, analysis of data obtained from the participants of the research and the empirical experience of the researcher while with lomography.com, our chosen community. Through analysis, we seek to understand and relate the experience of consumption of Lomography with the perpetuation of analog processes and how it transforms both the production and the consumption of photographic images in contemporary society.We observe, then, an important role of Lomography in this process, as well as a hybridization between the analog and the digital, allowing a circulation of analog images that otherwise it would not achieve.application/pdfporLomografiaFotografiaVisual communicationPhotographyLomographyConsumptionRetromaniaVintageNão tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952768.pdf000952768.pdfTexto completoapplication/pdf2069261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/1/000952768.pdf72ad10cf80085b8ecfb297a2ce31cefdMD51TEXT000952768.pdf.txt000952768.pdf.txtExtracted Texttext/plain208977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/2/000952768.pdf.txtc16d128dac6873d66f2198a7f6fa6753MD52THUMBNAIL000952768.pdf.jpg000952768.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/3/000952768.pdf.jpg6019155848dec07a511620dd0a5d0585MD5310183/1117982023-04-01 03:30:51.230509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111798Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:30:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos |
title |
Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos |
spellingShingle |
Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos Silva, André Lairson Canha da Lomografia Fotografia Visual communication Photography Lomography Consumption Retromania Vintage |
title_short |
Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos |
title_full |
Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos |
title_fullStr |
Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos |
title_full_unstemmed |
Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos |
title_sort |
Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos |
author |
Silva, André Lairson Canha da |
author_facet |
Silva, André Lairson Canha da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André Lairson Canha da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Strelow, Aline do Amaral Garcia |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira Strelow, Aline do Amaral Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lomografia Fotografia |
topic |
Lomografia Fotografia Visual communication Photography Lomography Consumption Retromania Vintage |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Visual communication Photography Lomography Consumption Retromania Vintage |
description |
A pesquisa aqui apresentada consiste em um estudo sobre o papel do movimento lomográfico enquanto perpetuador e incentivador da produção e do consumo de fotografia analógica. Visto que nos encontramos em uma era onde o digital e as inovações técnicas são super valorizadas, torna-se curioso o crescente consumo de uma tecnologia dita ultrapassada. Para compreender esse fenômeno, buscamos primeiramente nos situar em um estado de sociedade dito pós-moderno, a maneira como consumimos e que fatores influenciam nesse processo. Posteriormente, buscamos localizar a fotografia dentro desse momento social atual, bem como seu papel como transformadora do mesmo. Por fim, apresentamos o movimento lomográfico e vamos buscar diretamente em seus consumidores, através de uma pesquisa netnográfica, as respostas para nossas perguntas. Para tanto, faremos o cruzamento entre o levantamento bibliográfico, a análise dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa e a experiência empírica do pesquisador junto ao lomography.com, comunidade observada. Através da análise, buscamos compreender e relacionar a experiência de consumo de lomografia com a perpetuação dos processos analógicos e de que forma ela transforma tanto o produzir quanto o consumir imagens fotográficas na sociedade contemporânea. Observamos, então, um papel importante da lomografia nesse processo, bem como uma hibridização entre o universo do analógico e do digital, permitindo uma circulação de imagens analógicas que de outra forma não alcançariam. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-06T01:57:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/111798 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952768 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/111798 |
identifier_str_mv |
000952768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/1/000952768.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/2/000952768.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111798/3/000952768.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72ad10cf80085b8ecfb297a2ce31cefd c16d128dac6873d66f2198a7f6fa6753 6019155848dec07a511620dd0a5d0585 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447142650609664 |