Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232155 |
Resumo: | Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir da perspectiva da negociação de significados, conforme proposto por Alan Bishop e Fred Goffree. A discussão travada entre professora e alunas a partir das diferentes concepções de “empréstimo e transporte” traz para o centro do episódio as negociações de sentidos e significados que as interações verbais propiciam entre os sujeitos. A observação participante foi a metodologia adotada para a realização da pesquisa, acompanhada de gravações em áudio das aulas e registros fotográficos dos materiais e das escritas das alunas. O estudo do episódio narrado revela que os sujeitos negociam modos de aplicação do algoritmo escolar de multiplicação e indica complexidades na apropriação da matemática escolar pelos jovens e adultos que retornam à escola. |
id |
UFRGS-2_7cdd5decd9a23625eb2b21f9ef9607e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232155 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coutinho, Marluce AlbringBúrigo, Elisabete Zardo2021-11-25T04:36:37Z20210104-270Xhttp://hdl.handle.net/10183/232155001133171Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir da perspectiva da negociação de significados, conforme proposto por Alan Bishop e Fred Goffree. A discussão travada entre professora e alunas a partir das diferentes concepções de “empréstimo e transporte” traz para o centro do episódio as negociações de sentidos e significados que as interações verbais propiciam entre os sujeitos. A observação participante foi a metodologia adotada para a realização da pesquisa, acompanhada de gravações em áudio das aulas e registros fotográficos dos materiais e das escritas das alunas. O estudo do episódio narrado revela que os sujeitos negociam modos de aplicação do algoritmo escolar de multiplicação e indica complexidades na apropriação da matemática escolar pelos jovens e adultos que retornam à escola.This text presents and discusses an episode of negotiation between young and adult students and teacher in a classroom studying the school algorithm of multiplication. The episode is analyzed from the perspective of the negotiation of meanings, as proposed by Alan Bishop and Fred Goffree. The discussion between teacher and students based on the different conceptions of “borrowing and hauling” provides visibility to the negotiations of senses and meanings adjacente to verbal interactions provide between the subjects. Participant observation was the methodology adopted for conducting the research, accompanied by audio recordings of the classes and photographic records of the materials and writings of the students. The study of the narrated episode reveals that the teacher and the students negotiate ways of applying the school multiplication algorithm and indicates complexities in the appropriation of school mathematics by young people and adults.application/pdfporVidya. Santa Maria, RS. Vol. 41, n. 1 (2021), p. 263-277Educação de jovens e adultosEducação MatemáticaInteração verbalYouth and adult educationNegotiations in the classroomMathematical EducationVerbal interactionsSchool multiplication algorithmEmpréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultosBorrowing and hauling : negotiations of meanings in the Mathematical Education of youth and adultsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133171.pdf.txt001133171.pdf.txtExtracted Texttext/plain50129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232155/2/001133171.pdf.txteac55d5a4828fdd4f3a5404f281a49ccMD52ORIGINAL001133171.pdfTexto completoapplication/pdf961783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232155/1/001133171.pdf97739c2f44911ca9803975752ffa96edMD5110183/2321552021-12-06 05:36:57.782294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Borrowing and hauling : negotiations of meanings in the Mathematical Education of youth and adults |
title |
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos |
spellingShingle |
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos Coutinho, Marluce Albring Educação de jovens e adultos Educação Matemática Interação verbal Youth and adult education Negotiations in the classroom Mathematical Education Verbal interactions School multiplication algorithm |
title_short |
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos |
title_full |
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos |
title_fullStr |
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos |
title_sort |
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos |
author |
Coutinho, Marluce Albring |
author_facet |
Coutinho, Marluce Albring Búrigo, Elisabete Zardo |
author_role |
author |
author2 |
Búrigo, Elisabete Zardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Marluce Albring Búrigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Educação Matemática Interação verbal |
topic |
Educação de jovens e adultos Educação Matemática Interação verbal Youth and adult education Negotiations in the classroom Mathematical Education Verbal interactions School multiplication algorithm |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth and adult education Negotiations in the classroom Mathematical Education Verbal interactions School multiplication algorithm |
description |
Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir da perspectiva da negociação de significados, conforme proposto por Alan Bishop e Fred Goffree. A discussão travada entre professora e alunas a partir das diferentes concepções de “empréstimo e transporte” traz para o centro do episódio as negociações de sentidos e significados que as interações verbais propiciam entre os sujeitos. A observação participante foi a metodologia adotada para a realização da pesquisa, acompanhada de gravações em áudio das aulas e registros fotográficos dos materiais e das escritas das alunas. O estudo do episódio narrado revela que os sujeitos negociam modos de aplicação do algoritmo escolar de multiplicação e indica complexidades na apropriação da matemática escolar pelos jovens e adultos que retornam à escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-25T04:36:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232155 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-270X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133171 |
identifier_str_mv |
0104-270X 001133171 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Vidya. Santa Maria, RS. Vol. 41, n. 1 (2021), p. 263-277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232155/2/001133171.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232155/1/001133171.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eac55d5a4828fdd4f3a5404f281a49cc 97739c2f44911ca9803975752ffa96ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225043453149184 |