Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Marluce Albring
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Búrigo, Elisabete Zardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232155
Resumo: Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir da perspectiva da negociação de significados, conforme proposto por Alan Bishop e Fred Goffree. A discussão travada entre professora e alunas a partir das diferentes concepções de “empréstimo e transporte” traz para o centro do episódio as negociações de sentidos e significados que as interações verbais propiciam entre os sujeitos. A observação participante foi a metodologia adotada para a realização da pesquisa, acompanhada de gravações em áudio das aulas e registros fotográficos dos materiais e das escritas das alunas. O estudo do episódio narrado revela que os sujeitos negociam modos de aplicação do algoritmo escolar de multiplicação e indica complexidades na apropriação da matemática escolar pelos jovens e adultos que retornam à escola.
id UFRGS-2_7cdd5decd9a23625eb2b21f9ef9607e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232155
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coutinho, Marluce AlbringBúrigo, Elisabete Zardo2021-11-25T04:36:37Z20210104-270Xhttp://hdl.handle.net/10183/232155001133171Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir da perspectiva da negociação de significados, conforme proposto por Alan Bishop e Fred Goffree. A discussão travada entre professora e alunas a partir das diferentes concepções de “empréstimo e transporte” traz para o centro do episódio as negociações de sentidos e significados que as interações verbais propiciam entre os sujeitos. A observação participante foi a metodologia adotada para a realização da pesquisa, acompanhada de gravações em áudio das aulas e registros fotográficos dos materiais e das escritas das alunas. O estudo do episódio narrado revela que os sujeitos negociam modos de aplicação do algoritmo escolar de multiplicação e indica complexidades na apropriação da matemática escolar pelos jovens e adultos que retornam à escola.This text presents and discusses an episode of negotiation between young and adult students and teacher in a classroom studying the school algorithm of multiplication. The episode is analyzed from the perspective of the negotiation of meanings, as proposed by Alan Bishop and Fred Goffree. The discussion between teacher and students based on the different conceptions of “borrowing and hauling” provides visibility to the negotiations of senses and meanings adjacente to verbal interactions provide between the subjects. Participant observation was the methodology adopted for conducting the research, accompanied by audio recordings of the classes and photographic records of the materials and writings of the students. The study of the narrated episode reveals that the teacher and the students negotiate ways of applying the school multiplication algorithm and indicates complexities in the appropriation of school mathematics by young people and adults.application/pdfporVidya. Santa Maria, RS. Vol. 41, n. 1 (2021), p. 263-277Educação de jovens e adultosEducação MatemáticaInteração verbalYouth and adult educationNegotiations in the classroomMathematical EducationVerbal interactionsSchool multiplication algorithmEmpréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultosBorrowing and hauling : negotiations of meanings in the Mathematical Education of youth and adultsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133171.pdf.txt001133171.pdf.txtExtracted Texttext/plain50129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232155/2/001133171.pdf.txteac55d5a4828fdd4f3a5404f281a49ccMD52ORIGINAL001133171.pdfTexto completoapplication/pdf961783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232155/1/001133171.pdf97739c2f44911ca9803975752ffa96edMD5110183/2321552021-12-06 05:36:57.782294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Borrowing and hauling : negotiations of meanings in the Mathematical Education of youth and adults
title Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
spellingShingle Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
Coutinho, Marluce Albring
Educação de jovens e adultos
Educação Matemática
Interação verbal
Youth and adult education
Negotiations in the classroom
Mathematical Education
Verbal interactions
School multiplication algorithm
title_short Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
title_full Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
title_fullStr Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
title_full_unstemmed Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
title_sort Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
author Coutinho, Marluce Albring
author_facet Coutinho, Marluce Albring
Búrigo, Elisabete Zardo
author_role author
author2 Búrigo, Elisabete Zardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Marluce Albring
Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Educação Matemática
Interação verbal
topic Educação de jovens e adultos
Educação Matemática
Interação verbal
Youth and adult education
Negotiations in the classroom
Mathematical Education
Verbal interactions
School multiplication algorithm
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and adult education
Negotiations in the classroom
Mathematical Education
Verbal interactions
School multiplication algorithm
description Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir da perspectiva da negociação de significados, conforme proposto por Alan Bishop e Fred Goffree. A discussão travada entre professora e alunas a partir das diferentes concepções de “empréstimo e transporte” traz para o centro do episódio as negociações de sentidos e significados que as interações verbais propiciam entre os sujeitos. A observação participante foi a metodologia adotada para a realização da pesquisa, acompanhada de gravações em áudio das aulas e registros fotográficos dos materiais e das escritas das alunas. O estudo do episódio narrado revela que os sujeitos negociam modos de aplicação do algoritmo escolar de multiplicação e indica complexidades na apropriação da matemática escolar pelos jovens e adultos que retornam à escola.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-25T04:36:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232155
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-270X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133171
identifier_str_mv 0104-270X
001133171
url http://hdl.handle.net/10183/232155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Vidya. Santa Maria, RS. Vol. 41, n. 1 (2021), p. 263-277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232155/2/001133171.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232155/1/001133171.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eac55d5a4828fdd4f3a5404f281a49cc
97739c2f44911ca9803975752ffa96ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225043453149184