Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Marluce Albring
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148282
Resumo: O presente trabalho relata as atividades realizadas em uma turma de nível de alfabetização da modalidade de ensino EJA em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A pesquisa foi desenvolvida com alunas adultas que trabalhavam diariamente, em suas próprias casas ou na casa de terceiros, realizando atividades domésticas e buscou-se a aproximação das habilidades desenvolvidas diariamente por elas com os conceitos matemáticos presentes nas quatro operações básicas da matemática a fim de auxiliar o ensino de tais operações. As atividades elaboradas para a experiência tinham o objetivo de estimular o manejo das habilidades advindas das práticas sociais para a resolução das questões propostas. Na análise dos dados foram usadas as ideias de Paulo Freire, sobre a educação popular, Maria da Conceição Fonseca, sobre Educação Matemática na modalidade EJA e Maria Helena Toledo sobre o processo de numeramento, buscando estabelecer a conexão entre os conceitos matemáticos e as habilidades para manusear os conhecimentos oriundos da cultura popular para fortalecer o aprendizado em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a relevância de realizar uma escuta sobre os conhecimentos que os estudantes têm e sua utilização na construção de um planejamento didático que, respeitando tais conhecimentos, ofereça possibilidades de ampliação do repertório de conceitos matemáticos produzidos cultural e socialmente.
id UFRGS-2_c77a84ab0fa682e94fb0485af7e29190
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148282
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coutinho, Marluce AlbringBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2016-09-20T02:14:25Z2016http://hdl.handle.net/10183/148282001002583O presente trabalho relata as atividades realizadas em uma turma de nível de alfabetização da modalidade de ensino EJA em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A pesquisa foi desenvolvida com alunas adultas que trabalhavam diariamente, em suas próprias casas ou na casa de terceiros, realizando atividades domésticas e buscou-se a aproximação das habilidades desenvolvidas diariamente por elas com os conceitos matemáticos presentes nas quatro operações básicas da matemática a fim de auxiliar o ensino de tais operações. As atividades elaboradas para a experiência tinham o objetivo de estimular o manejo das habilidades advindas das práticas sociais para a resolução das questões propostas. Na análise dos dados foram usadas as ideias de Paulo Freire, sobre a educação popular, Maria da Conceição Fonseca, sobre Educação Matemática na modalidade EJA e Maria Helena Toledo sobre o processo de numeramento, buscando estabelecer a conexão entre os conceitos matemáticos e as habilidades para manusear os conhecimentos oriundos da cultura popular para fortalecer o aprendizado em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a relevância de realizar uma escuta sobre os conhecimentos que os estudantes têm e sua utilização na construção de um planejamento didático que, respeitando tais conhecimentos, ofereça possibilidades de ampliação do repertório de conceitos matemáticos produzidos cultural e socialmente.This paper describes the activities on a EJA modality of education literacy level class in a school in Porto Alegre. The research was conducted with female adult students, who worked daily at their own homes or at other people’s home, doing housework activities, and sought to connect the skills by them with mathematical concepts present in the four basic operations of mathematics, in order to assist the teaching of such operations. The activities designed for the practice were intended to encourage the application of skills arising from social practices to solve the proposed issues. In data analysis it was used Paulo Freire's ideas on popular education, Maria da Conceição Fonseca on Mathematics Education in EJA modality and Maria Helena Toledo on numeracy process, seeking to establish the connection between mathematical concepts and skills for handling knowledge from popular culture to strengthen the learning process in the classroom. The results obtained in this study point to the importance of performing a listen on the knowledge that students have and use in the construction of an educational planning which, respecting such knowledge, offer possibilities for expanding the repertoire of mathematical concepts cultural and socially produced.application/pdfporEducação MatemáticaNumeracyMathematical literacyYouth and adult educationNumeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002583.pdf001002583.pdfTexto completoapplication/pdf2724573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148282/1/001002583.pdf5027deb889f918031a05960c78aa4c06MD51TEXT001002583.pdf.txt001002583.pdf.txtExtracted Texttext/plain145271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148282/2/001002583.pdf.txtdc22747d40b2294cb60833a719118a45MD52THUMBNAIL001002583.pdf.jpg001002583.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148282/3/001002583.pdf.jpgee8459ad97b74030710276798cb7a30eMD5310183/1482822018-10-29 08:55:11.491oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148282Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência
title Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência
spellingShingle Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência
Coutinho, Marluce Albring
Educação Matemática
Numeracy
Mathematical literacy
Youth and adult education
title_short Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência
title_full Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência
title_fullStr Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência
title_full_unstemmed Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência
title_sort Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência
author Coutinho, Marluce Albring
author_facet Coutinho, Marluce Albring
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Marluce Albring
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
topic Educação Matemática
Numeracy
Mathematical literacy
Youth and adult education
dc.subject.eng.fl_str_mv Numeracy
Mathematical literacy
Youth and adult education
description O presente trabalho relata as atividades realizadas em uma turma de nível de alfabetização da modalidade de ensino EJA em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A pesquisa foi desenvolvida com alunas adultas que trabalhavam diariamente, em suas próprias casas ou na casa de terceiros, realizando atividades domésticas e buscou-se a aproximação das habilidades desenvolvidas diariamente por elas com os conceitos matemáticos presentes nas quatro operações básicas da matemática a fim de auxiliar o ensino de tais operações. As atividades elaboradas para a experiência tinham o objetivo de estimular o manejo das habilidades advindas das práticas sociais para a resolução das questões propostas. Na análise dos dados foram usadas as ideias de Paulo Freire, sobre a educação popular, Maria da Conceição Fonseca, sobre Educação Matemática na modalidade EJA e Maria Helena Toledo sobre o processo de numeramento, buscando estabelecer a conexão entre os conceitos matemáticos e as habilidades para manusear os conhecimentos oriundos da cultura popular para fortalecer o aprendizado em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a relevância de realizar uma escuta sobre os conhecimentos que os estudantes têm e sua utilização na construção de um planejamento didático que, respeitando tais conhecimentos, ofereça possibilidades de ampliação do repertório de conceitos matemáticos produzidos cultural e socialmente.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T02:14:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148282
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002583
url http://hdl.handle.net/10183/148282
identifier_str_mv 001002583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148282/1/001002583.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148282/2/001002583.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148282/3/001002583.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5027deb889f918031a05960c78aa4c06
dc22747d40b2294cb60833a719118a45
ee8459ad97b74030710276798cb7a30e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447182209187840