Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274767 |
Resumo: | Em uma análise comparativa entre a obra Imagens do mundo e inscrições da guerra (1969), do cineasta e artista tcheco-alemão Harun Farocki, e a série Sobras (1996-1998), do artista brasileiro Geraldo de Barros, esta pesquisa identificou aproximações e distanciamentos entre os trabalhos, considerando a montagem como procedimento de transformação das imagens de arquivo. O trabalho em questão tem como principal objetivo investigar os modos como este material é ressignificado de forma a alcançar potencial artístico reconhecido no presente. Em um estudo de caso, será analisado o caráter transitório da imagem e sua condição dialética, reforçada pelo procedimento não linear da montagem. Para tal, a pesquisa tem como fundamentação teórica os apontamentos do pensador francês Georges Didi-Huberman sobre conceitos como anacronismo, detalhe, imagem e montagem. A estratégia de escolher as duas obras como ponto de partida permitiu compreender os caminhos possíveis para imagens de arquivo de maneira a expandir seus limites simbólicos e materiais. |
id |
UFRGS-2_7ce5f12432aecd15eb061fe7a9009687 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274767 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Horst, Laura GandolfiVeras, Eduardo Ferreira2024-04-16T06:36:17Z2024http://hdl.handle.net/10183/274767001200621Em uma análise comparativa entre a obra Imagens do mundo e inscrições da guerra (1969), do cineasta e artista tcheco-alemão Harun Farocki, e a série Sobras (1996-1998), do artista brasileiro Geraldo de Barros, esta pesquisa identificou aproximações e distanciamentos entre os trabalhos, considerando a montagem como procedimento de transformação das imagens de arquivo. O trabalho em questão tem como principal objetivo investigar os modos como este material é ressignificado de forma a alcançar potencial artístico reconhecido no presente. Em um estudo de caso, será analisado o caráter transitório da imagem e sua condição dialética, reforçada pelo procedimento não linear da montagem. Para tal, a pesquisa tem como fundamentação teórica os apontamentos do pensador francês Georges Didi-Huberman sobre conceitos como anacronismo, detalhe, imagem e montagem. A estratégia de escolher as duas obras como ponto de partida permitiu compreender os caminhos possíveis para imagens de arquivo de maneira a expandir seus limites simbólicos e materiais.In a comparative analysis between the work Images of the World and the Inscription of War (1969), by Czech-German filmmaker and artist Harun Farocki and the series Sobras (1996-1998), by Brazilian artist Geraldo de Barros, this research identified similarities and distances between the works, considering montage as a procedure for transforming archive images. The main objective of the work in question is to investigate the ways in which this material is given new meaning in order to achieve artistic potential recognized in the present. In a case study, the transitory nature of the image and its dialectical condition will be analyzed, reinforced by the non-linear montage procedure. To this end, the research has as its theoretical foundation the notes of French thinker Georges Didi-Huberman on concepts such as anachronism, detail, image and montage. The strategy of choosing the two works as a starting point allowed us to understand the possible paths for archival images in order to expand their symbolic and material limits.application/pdfporBarros, Geraldo de, 1923-1998Farocki, HarunMontagem cinematográficaImagemArquivoArchiveMontageImageHarun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024História da Arte: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200621.pdf.txt001200621.pdf.txtExtracted Texttext/plain156552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274767/2/001200621.pdf.txt9035291ef94de87662f5e2b716024596MD52ORIGINAL001200621.pdfTexto completoapplication/pdf25728250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274767/1/001200621.pdf2c19bf2c3b91aba12a14c3cdf84cdfe3MD5110183/2747672024-04-17 06:35:50.37569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274767Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-17T09:35:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem |
title |
Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem |
spellingShingle |
Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem Horst, Laura Gandolfi Barros, Geraldo de, 1923-1998 Farocki, Harun Montagem cinematográfica Imagem Arquivo Archive Montage Image |
title_short |
Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem |
title_full |
Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem |
title_fullStr |
Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem |
title_full_unstemmed |
Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem |
title_sort |
Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem |
author |
Horst, Laura Gandolfi |
author_facet |
Horst, Laura Gandolfi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Horst, Laura Gandolfi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veras, Eduardo Ferreira |
contributor_str_mv |
Veras, Eduardo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Barros, Geraldo de, 1923-1998 Farocki, Harun Montagem cinematográfica Imagem Arquivo |
topic |
Barros, Geraldo de, 1923-1998 Farocki, Harun Montagem cinematográfica Imagem Arquivo Archive Montage Image |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Archive Montage Image |
description |
Em uma análise comparativa entre a obra Imagens do mundo e inscrições da guerra (1969), do cineasta e artista tcheco-alemão Harun Farocki, e a série Sobras (1996-1998), do artista brasileiro Geraldo de Barros, esta pesquisa identificou aproximações e distanciamentos entre os trabalhos, considerando a montagem como procedimento de transformação das imagens de arquivo. O trabalho em questão tem como principal objetivo investigar os modos como este material é ressignificado de forma a alcançar potencial artístico reconhecido no presente. Em um estudo de caso, será analisado o caráter transitório da imagem e sua condição dialética, reforçada pelo procedimento não linear da montagem. Para tal, a pesquisa tem como fundamentação teórica os apontamentos do pensador francês Georges Didi-Huberman sobre conceitos como anacronismo, detalhe, imagem e montagem. A estratégia de escolher as duas obras como ponto de partida permitiu compreender os caminhos possíveis para imagens de arquivo de maneira a expandir seus limites simbólicos e materiais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-16T06:36:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274767 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001200621 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274767 |
identifier_str_mv |
001200621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274767/2/001200621.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274767/1/001200621.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9035291ef94de87662f5e2b716024596 2c19bf2c3b91aba12a14c3cdf84cdfe3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224682608787456 |