Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horst, Laura Gandolfi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274767
Resumo: Em uma análise comparativa entre a obra Imagens do mundo e inscrições da guerra (1969), do cineasta e artista tcheco-alemão Harun Farocki, e a série Sobras (1996-1998), do artista brasileiro Geraldo de Barros, esta pesquisa identificou aproximações e distanciamentos entre os trabalhos, considerando a montagem como procedimento de transformação das imagens de arquivo. O trabalho em questão tem como principal objetivo investigar os modos como este material é ressignificado de forma a alcançar potencial artístico reconhecido no presente. Em um estudo de caso, será analisado o caráter transitório da imagem e sua condição dialética, reforçada pelo procedimento não linear da montagem. Para tal, a pesquisa tem como fundamentação teórica os apontamentos do pensador francês Georges Didi-Huberman sobre conceitos como anacronismo, detalhe, imagem e montagem. A estratégia de escolher as duas obras como ponto de partida permitiu compreender os caminhos possíveis para imagens de arquivo de maneira a expandir seus limites simbólicos e materiais.
id UFRGS-2_7ce5f12432aecd15eb061fe7a9009687
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274767
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Horst, Laura GandolfiVeras, Eduardo Ferreira2024-04-16T06:36:17Z2024http://hdl.handle.net/10183/274767001200621Em uma análise comparativa entre a obra Imagens do mundo e inscrições da guerra (1969), do cineasta e artista tcheco-alemão Harun Farocki, e a série Sobras (1996-1998), do artista brasileiro Geraldo de Barros, esta pesquisa identificou aproximações e distanciamentos entre os trabalhos, considerando a montagem como procedimento de transformação das imagens de arquivo. O trabalho em questão tem como principal objetivo investigar os modos como este material é ressignificado de forma a alcançar potencial artístico reconhecido no presente. Em um estudo de caso, será analisado o caráter transitório da imagem e sua condição dialética, reforçada pelo procedimento não linear da montagem. Para tal, a pesquisa tem como fundamentação teórica os apontamentos do pensador francês Georges Didi-Huberman sobre conceitos como anacronismo, detalhe, imagem e montagem. A estratégia de escolher as duas obras como ponto de partida permitiu compreender os caminhos possíveis para imagens de arquivo de maneira a expandir seus limites simbólicos e materiais.In a comparative analysis between the work Images of the World and the Inscription of War (1969), by Czech-German filmmaker and artist Harun Farocki and the series Sobras (1996-1998), by Brazilian artist Geraldo de Barros, this research identified similarities and distances between the works, considering montage as a procedure for transforming archive images. The main objective of the work in question is to investigate the ways in which this material is given new meaning in order to achieve artistic potential recognized in the present. In a case study, the transitory nature of the image and its dialectical condition will be analyzed, reinforced by the non-linear montage procedure. To this end, the research has as its theoretical foundation the notes of French thinker Georges Didi-Huberman on concepts such as anachronism, detail, image and montage. The strategy of choosing the two works as a starting point allowed us to understand the possible paths for archival images in order to expand their symbolic and material limits.application/pdfporBarros, Geraldo de, 1923-1998Farocki, HarunMontagem cinematográficaImagemArquivoArchiveMontageImageHarun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024História da Arte: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200621.pdf.txt001200621.pdf.txtExtracted Texttext/plain156552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274767/2/001200621.pdf.txt9035291ef94de87662f5e2b716024596MD52ORIGINAL001200621.pdfTexto completoapplication/pdf25728250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274767/1/001200621.pdf2c19bf2c3b91aba12a14c3cdf84cdfe3MD5110183/2747672024-04-17 06:35:50.37569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274767Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-17T09:35:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem
title Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem
spellingShingle Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem
Horst, Laura Gandolfi
Barros, Geraldo de, 1923-1998
Farocki, Harun
Montagem cinematográfica
Imagem
Arquivo
Archive
Montage
Image
title_short Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem
title_full Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem
title_fullStr Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem
title_full_unstemmed Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem
title_sort Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem
author Horst, Laura Gandolfi
author_facet Horst, Laura Gandolfi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horst, Laura Gandolfi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veras, Eduardo Ferreira
contributor_str_mv Veras, Eduardo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Barros, Geraldo de, 1923-1998
Farocki, Harun
Montagem cinematográfica
Imagem
Arquivo
topic Barros, Geraldo de, 1923-1998
Farocki, Harun
Montagem cinematográfica
Imagem
Arquivo
Archive
Montage
Image
dc.subject.eng.fl_str_mv Archive
Montage
Image
description Em uma análise comparativa entre a obra Imagens do mundo e inscrições da guerra (1969), do cineasta e artista tcheco-alemão Harun Farocki, e a série Sobras (1996-1998), do artista brasileiro Geraldo de Barros, esta pesquisa identificou aproximações e distanciamentos entre os trabalhos, considerando a montagem como procedimento de transformação das imagens de arquivo. O trabalho em questão tem como principal objetivo investigar os modos como este material é ressignificado de forma a alcançar potencial artístico reconhecido no presente. Em um estudo de caso, será analisado o caráter transitório da imagem e sua condição dialética, reforçada pelo procedimento não linear da montagem. Para tal, a pesquisa tem como fundamentação teórica os apontamentos do pensador francês Georges Didi-Huberman sobre conceitos como anacronismo, detalhe, imagem e montagem. A estratégia de escolher as duas obras como ponto de partida permitiu compreender os caminhos possíveis para imagens de arquivo de maneira a expandir seus limites simbólicos e materiais.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-16T06:36:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274767
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200621
url http://hdl.handle.net/10183/274767
identifier_str_mv 001200621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274767/2/001200621.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274767/1/001200621.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9035291ef94de87662f5e2b716024596
2c19bf2c3b91aba12a14c3cdf84cdfe3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224682608787456