Vigilância e controle na obra de Harun Farocki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Jamer Guterres de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138357
Resumo: Este artigo busca demonstrar de que forma as imagens utilizadas por Harun Farocki nos filmes Imagens da prisão e Imagens do mundo e inscrições da guerra assumem um caráter operacional, função que as afasta de uma dimensão figurativa, produzindo associações até então não perceptíveis, que revelam aspectos de vigilância e controle aos quais o mundo da produção e do consumo está diretamente vinculado. Com base nas reflexões de Michel Foucault e Gilles Deleuze, é possível evidenciar o caráter normativo da vigilância e suas reconfigurações a partir do avanço tecnológico para um sistema de controle social que funciona de forma aberta e ampliada e tem na imagem o centro de seu mecanismo.
id USP-12_3b7aedb66e562278a7221d6e4647c6ab
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138357
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Vigilância e controle na obra de Harun FarockiSurveillance and control in the work of Harun FarockivigilânciacontroleimagemarquivoHarun FarockisurveillancecontrolimagearchiveHarun FarockiEste artigo busca demonstrar de que forma as imagens utilizadas por Harun Farocki nos filmes Imagens da prisão e Imagens do mundo e inscrições da guerra assumem um caráter operacional, função que as afasta de uma dimensão figurativa, produzindo associações até então não perceptíveis, que revelam aspectos de vigilância e controle aos quais o mundo da produção e do consumo está diretamente vinculado. Com base nas reflexões de Michel Foucault e Gilles Deleuze, é possível evidenciar o caráter normativo da vigilância e suas reconfigurações a partir do avanço tecnológico para um sistema de controle social que funciona de forma aberta e ampliada e tem na imagem o centro de seu mecanismo.This study aims to show how the images used by Harun Farocki in the films Prison Images and Images of the World and the Inscription of War assume an operational function, a role that distances them from a figurative dimension, producing associations not perceptible until then, which reveal the aspects of surveillance and control to which the world of production and consumption is directly linked. Based on the reflections of Michel Foucault and Gilles Deleuze, it is possible to show the normative character of surveillance and its reconfigurations from the technological advance to a system of social control that works in an open and expanded way and has the image as the center of its mechanism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13835710.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138357Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 131-148Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 131-1482316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138357/139613Copyright (c) 2018 Jamer Guterres de Mellohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Jamer Guterres de2024-03-21T13:28:44Zoai:revistas.usp.br:article/138357Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:44Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vigilância e controle na obra de Harun Farocki
Surveillance and control in the work of Harun Farocki
title Vigilância e controle na obra de Harun Farocki
spellingShingle Vigilância e controle na obra de Harun Farocki
Mello, Jamer Guterres de
vigilância
controle
imagem
arquivo
Harun Farocki
surveillance
control
image
archive
Harun Farocki
title_short Vigilância e controle na obra de Harun Farocki
title_full Vigilância e controle na obra de Harun Farocki
title_fullStr Vigilância e controle na obra de Harun Farocki
title_full_unstemmed Vigilância e controle na obra de Harun Farocki
title_sort Vigilância e controle na obra de Harun Farocki
author Mello, Jamer Guterres de
author_facet Mello, Jamer Guterres de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Jamer Guterres de
dc.subject.por.fl_str_mv vigilância
controle
imagem
arquivo
Harun Farocki
surveillance
control
image
archive
Harun Farocki
topic vigilância
controle
imagem
arquivo
Harun Farocki
surveillance
control
image
archive
Harun Farocki
description Este artigo busca demonstrar de que forma as imagens utilizadas por Harun Farocki nos filmes Imagens da prisão e Imagens do mundo e inscrições da guerra assumem um caráter operacional, função que as afasta de uma dimensão figurativa, produzindo associações até então não perceptíveis, que revelam aspectos de vigilância e controle aos quais o mundo da produção e do consumo está diretamente vinculado. Com base nas reflexões de Michel Foucault e Gilles Deleuze, é possível evidenciar o caráter normativo da vigilância e suas reconfigurações a partir do avanço tecnológico para um sistema de controle social que funciona de forma aberta e ampliada e tem na imagem o centro de seu mecanismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138357
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138357
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138357
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138357/139613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Jamer Guterres de Mello
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Jamer Guterres de Mello
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 131-148
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 131-148
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526718349312