Vigilância e controle na obra de Harun Farocki
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138357 |
Resumo: | Este artigo busca demonstrar de que forma as imagens utilizadas por Harun Farocki nos filmes Imagens da prisão e Imagens do mundo e inscrições da guerra assumem um caráter operacional, função que as afasta de uma dimensão figurativa, produzindo associações até então não perceptíveis, que revelam aspectos de vigilância e controle aos quais o mundo da produção e do consumo está diretamente vinculado. Com base nas reflexões de Michel Foucault e Gilles Deleuze, é possível evidenciar o caráter normativo da vigilância e suas reconfigurações a partir do avanço tecnológico para um sistema de controle social que funciona de forma aberta e ampliada e tem na imagem o centro de seu mecanismo. |
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Vigilância e controle na obra de Harun FarockiSurveillance and control in the work of Harun FarockivigilânciacontroleimagemarquivoHarun FarockisurveillancecontrolimagearchiveHarun FarockiEste artigo busca demonstrar de que forma as imagens utilizadas por Harun Farocki nos filmes Imagens da prisão e Imagens do mundo e inscrições da guerra assumem um caráter operacional, função que as afasta de uma dimensão figurativa, produzindo associações até então não perceptíveis, que revelam aspectos de vigilância e controle aos quais o mundo da produção e do consumo está diretamente vinculado. Com base nas reflexões de Michel Foucault e Gilles Deleuze, é possível evidenciar o caráter normativo da vigilância e suas reconfigurações a partir do avanço tecnológico para um sistema de controle social que funciona de forma aberta e ampliada e tem na imagem o centro de seu mecanismo.This study aims to show how the images used by Harun Farocki in the films Prison Images and Images of the World and the Inscription of War assume an operational function, a role that distances them from a figurative dimension, producing associations not perceptible until then, which reveal the aspects of surveillance and control to which the world of production and consumption is directly linked. Based on the reflections of Michel Foucault and Gilles Deleuze, it is possible to show the normative character of surveillance and its reconfigurations from the technological advance to a system of social control that works in an open and expanded way and has the image as the center of its mechanism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13835710.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138357Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 131-148Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 131-1482316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138357/139613Copyright (c) 2018 Jamer Guterres de Mellohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Jamer Guterres de2024-03-21T13:28:44Zoai:revistas.usp.br:article/138357Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:44Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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