O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/86621 |
Resumo: | O presente artigo enfoca os arranjos de obras polifônicas vocais para instru mentos de corda pulsada- alaúde e vihuela- realizados nos séculos 16 e 17. Denominados "intabulações", tais arranjos eram baseados tanto em obras vo cais religiosas como seculares. Após abordar as circunstâncias históricas do surgimento das intabulações, a discussão focaliza os métodos e técnicas utili zados pelos alaudistas e vihuelistas no processo de adaptação instrumental dos originais vocais. Procura-se também estabelecer o papel das intabulações no desenvolvimento de um estilo de escrita puramente instrumental - i.e., desvinculado da música vocal - bem como sua importância como registro da transição do sistema modal para o tonal. |
id |
UFRGS-2_7ce69d7ed26af3d2b368df1b695292dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86621 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wolff, Daniel2014-01-23T01:52:53Z20030103-7420http://hdl.handle.net/10183/86621000412525O presente artigo enfoca os arranjos de obras polifônicas vocais para instru mentos de corda pulsada- alaúde e vihuela- realizados nos séculos 16 e 17. Denominados "intabulações", tais arranjos eram baseados tanto em obras vo cais religiosas como seculares. Após abordar as circunstâncias históricas do surgimento das intabulações, a discussão focaliza os métodos e técnicas utili zados pelos alaudistas e vihuelistas no processo de adaptação instrumental dos originais vocais. Procura-se também estabelecer o papel das intabulações no desenvolvimento de um estilo de escrita puramente instrumental - i.e., desvinculado da música vocal - bem como sua importância como registro da transição do sistema modal para o tonal.The present article studies sixteenth- and seventeenth-century arrangements of vocal polyphonic works for the lute and the vihuela. Known as "intabulations", such arrangements were based on both sacred and secular vocal works. After discussing the historical background of intabulations, attention is given to the methods and techniques employed by lute and vihuela players in the arrangement process from the original vocais. The discussion also focuses on the role played by intabulations in the development of a purely instrumental writing style, as well as on its importance in documenting the transition from the modal to the harmonic systems.application/pdfporEm pauta :revista do Programa de Pós-Graduação em Música : mestrado e doutorado. Vol.14, n.22 (2003), p. 117-135Música : AlaúdeAlaúde : PolifoniaVihuelaLuteRenaissanceVocal polyphonicO uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuelaThe use of renaissance vocal polyphonic music in the vihuela and lute repertoire info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000412525.pdf000412525.pdfTexto completoapplication/pdf11881586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/1/000412525.pdf5f542f79d501aca510c7392f2c3a5fe6MD51TEXT000412525.pdf.txt000412525.pdf.txtExtracted Texttext/plain43388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/2/000412525.pdf.txt0b97fe39ee481478e56ce40e93ae0d66MD52THUMBNAIL000412525.pdf.jpg000412525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/3/000412525.pdf.jpg338b4a72b33b3e2b6232d20009313afbMD5310183/866212018-10-09 08:38:40.924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86621Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:38:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of renaissance vocal polyphonic music in the vihuela and lute repertoire |
title |
O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela |
spellingShingle |
O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela Wolff, Daniel Música : Alaúde Alaúde : Polifonia Vihuela Lute Renaissance Vocal polyphonic |
title_short |
O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela |
title_full |
O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela |
title_fullStr |
O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela |
title_full_unstemmed |
O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela |
title_sort |
O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela |
author |
Wolff, Daniel |
author_facet |
Wolff, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolff, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música : Alaúde Alaúde : Polifonia |
topic |
Música : Alaúde Alaúde : Polifonia Vihuela Lute Renaissance Vocal polyphonic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Vihuela Lute Renaissance Vocal polyphonic |
description |
O presente artigo enfoca os arranjos de obras polifônicas vocais para instru mentos de corda pulsada- alaúde e vihuela- realizados nos séculos 16 e 17. Denominados "intabulações", tais arranjos eram baseados tanto em obras vo cais religiosas como seculares. Após abordar as circunstâncias históricas do surgimento das intabulações, a discussão focaliza os métodos e técnicas utili zados pelos alaudistas e vihuelistas no processo de adaptação instrumental dos originais vocais. Procura-se também estabelecer o papel das intabulações no desenvolvimento de um estilo de escrita puramente instrumental - i.e., desvinculado da música vocal - bem como sua importância como registro da transição do sistema modal para o tonal. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-23T01:52:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/86621 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-7420 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000412525 |
identifier_str_mv |
0103-7420 000412525 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/86621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Em pauta :revista do Programa de Pós-Graduação em Música : mestrado e doutorado. Vol.14, n.22 (2003), p. 117-135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/1/000412525.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/2/000412525.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/3/000412525.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f542f79d501aca510c7392f2c3a5fe6 0b97fe39ee481478e56ce40e93ae0d66 338b4a72b33b3e2b6232d20009313afb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224822673375232 |