O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolff, Daniel
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/86621
Resumo: O presente artigo enfoca os arranjos de obras polifônicas vocais para instru­ mentos de corda pulsada- alaúde e vihuela- realizados nos séculos 16 e 17. Denominados "intabulações", tais arranjos eram baseados tanto em obras vo­ cais religiosas como seculares. Após abordar as circunstâncias históricas do surgimento das intabulações, a discussão focaliza os métodos e técnicas utili­ zados pelos alaudistas e vihuelistas no processo de adaptação instrumental dos originais vocais. Procura-se também estabelecer o papel das intabulações no desenvolvimento de um estilo de escrita puramente instrumental - i.e., desvinculado da música vocal - bem como sua importância como registro da transição do sistema modal para o tonal.
id UFRGS-2_7ce69d7ed26af3d2b368df1b695292dc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86621
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wolff, Daniel2014-01-23T01:52:53Z20030103-7420http://hdl.handle.net/10183/86621000412525O presente artigo enfoca os arranjos de obras polifônicas vocais para instru­ mentos de corda pulsada- alaúde e vihuela- realizados nos séculos 16 e 17. Denominados "intabulações", tais arranjos eram baseados tanto em obras vo­ cais religiosas como seculares. Após abordar as circunstâncias históricas do surgimento das intabulações, a discussão focaliza os métodos e técnicas utili­ zados pelos alaudistas e vihuelistas no processo de adaptação instrumental dos originais vocais. Procura-se também estabelecer o papel das intabulações no desenvolvimento de um estilo de escrita puramente instrumental - i.e., desvinculado da música vocal - bem como sua importância como registro da transição do sistema modal para o tonal.The present article studies sixteenth- and seventeenth-century arrangements of vocal polyphonic works for the lute and the vihuela. Known as "intabulations", such arrangements were based on both sacred and secular vocal works. After discussing the historical background of intabulations, attention is given to the methods and techniques employed by lute and vihuela players in the arrangement process from the original vocais. The discussion also focuses on the role played by intabulations in the development of a purely instrumental writing style, as well as on its importance in documenting the transition from the modal to the harmonic systems.application/pdfporEm pauta :revista do Programa de Pós-Graduação em Música : mestrado e doutorado. Vol.14, n.22 (2003), p. 117-135Música : AlaúdeAlaúde : PolifoniaVihuelaLuteRenaissanceVocal polyphonicO uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuelaThe use of renaissance vocal polyphonic music in the vihuela and lute repertoire info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000412525.pdf000412525.pdfTexto completoapplication/pdf11881586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/1/000412525.pdf5f542f79d501aca510c7392f2c3a5fe6MD51TEXT000412525.pdf.txt000412525.pdf.txtExtracted Texttext/plain43388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/2/000412525.pdf.txt0b97fe39ee481478e56ce40e93ae0d66MD52THUMBNAIL000412525.pdf.jpg000412525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/3/000412525.pdf.jpg338b4a72b33b3e2b6232d20009313afbMD5310183/866212018-10-09 08:38:40.924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86621Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:38:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of renaissance vocal polyphonic music in the vihuela and lute repertoire
title O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela
spellingShingle O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela
Wolff, Daniel
Música : Alaúde
Alaúde : Polifonia
Vihuela
Lute
Renaissance
Vocal polyphonic
title_short O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela
title_full O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela
title_fullStr O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela
title_full_unstemmed O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela
title_sort O uso da música polifônica vocal renascentista no repertório do alaúde e da vihuela
author Wolff, Daniel
author_facet Wolff, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolff, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Música : Alaúde
Alaúde : Polifonia
topic Música : Alaúde
Alaúde : Polifonia
Vihuela
Lute
Renaissance
Vocal polyphonic
dc.subject.eng.fl_str_mv Vihuela
Lute
Renaissance
Vocal polyphonic
description O presente artigo enfoca os arranjos de obras polifônicas vocais para instru­ mentos de corda pulsada- alaúde e vihuela- realizados nos séculos 16 e 17. Denominados "intabulações", tais arranjos eram baseados tanto em obras vo­ cais religiosas como seculares. Após abordar as circunstâncias históricas do surgimento das intabulações, a discussão focaliza os métodos e técnicas utili­ zados pelos alaudistas e vihuelistas no processo de adaptação instrumental dos originais vocais. Procura-se também estabelecer o papel das intabulações no desenvolvimento de um estilo de escrita puramente instrumental - i.e., desvinculado da música vocal - bem como sua importância como registro da transição do sistema modal para o tonal.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-23T01:52:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/86621
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7420
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000412525
identifier_str_mv 0103-7420
000412525
url http://hdl.handle.net/10183/86621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Em pauta :revista do Programa de Pós-Graduação em Música : mestrado e doutorado. Vol.14, n.22 (2003), p. 117-135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/1/000412525.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/2/000412525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86621/3/000412525.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f542f79d501aca510c7392f2c3a5fe6
0b97fe39ee481478e56ce40e93ae0d66
338b4a72b33b3e2b6232d20009313afb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224822673375232