Protagonismo infantil discussões a partir de artigos e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camilla Baldo de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274085
Resumo: O principal objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é realizar uma pesquisa a partir de artigos e dissertações com o intuito de verificar o que tem sido publicado sobre protagonismo infantil articulado à Educação Infantil. A partir deste objetivo principal, desdobram-se dois objetivos específicos, quais sejam: 1) refletir sobre as contribuições de Maria Montessori e Loris Malaguzzi para compreendermos o entendimento de protagonismo infantil; 2) discutir semelhanças e diferenças sobre o modo de entender protagonismo infantil nos trabalhos selecionados. Para dar conta destes objetivos, empreendeu-se uma pesquisa inspirada na metodologia de revisão de literatura que teve como propósito destacar e resumir as ideias já formuladas por outros/as estudiosos/as (GIL, 2006). As fontes utilizadas nas buscas pelos trabalhos foram: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), Google Acadêmico e Scielo. Os descritores utilizados foram: protagonismo, infância e Educação Infantil. A partir das buscas foram selecionados 10 trabalhos, sendo: cinco artigos acadêmicos e cinco dissertações. Os resultados apontaram que a maioria dos trabalhos articula o entendimento de protagonismo às ideias do campo da Sociologia da Infância em que as crianças são vistas como atores sociais, como sujeitos de direitos, participativos e com voz, evidenciando um novo modo de enxergá-las (DORNELLES; FERNANDES, 2015). Embora nem todos os trabalhos selecionados sejam sobre a Educação Infantil, grande parte deles salientou que esta é uma etapa crucial no desenvolvimento de crianças, marcado por descobertas, explorações e construção de conhecimento. Nesse contexto, o protagonismo infantil emerge como uma abordagem pedagógica que valoriza a capacidade das crianças de serem ativas na construção de seu próprio aprendizado. Essa perspectiva destaca a importância de respeitar a criança como um ser autônomo, capaz de tomar decisões, expressar suas ideias e participar ativamente do processo educativo.
id UFRGS-2_7cf8f0bb37b7d77a2178a1a4a3143a5f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274085
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Camilla Baldo deGuizzo, Bianca Salazar2024-03-22T05:07:22Z2024http://hdl.handle.net/10183/274085001198685O principal objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é realizar uma pesquisa a partir de artigos e dissertações com o intuito de verificar o que tem sido publicado sobre protagonismo infantil articulado à Educação Infantil. A partir deste objetivo principal, desdobram-se dois objetivos específicos, quais sejam: 1) refletir sobre as contribuições de Maria Montessori e Loris Malaguzzi para compreendermos o entendimento de protagonismo infantil; 2) discutir semelhanças e diferenças sobre o modo de entender protagonismo infantil nos trabalhos selecionados. Para dar conta destes objetivos, empreendeu-se uma pesquisa inspirada na metodologia de revisão de literatura que teve como propósito destacar e resumir as ideias já formuladas por outros/as estudiosos/as (GIL, 2006). As fontes utilizadas nas buscas pelos trabalhos foram: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), Google Acadêmico e Scielo. Os descritores utilizados foram: protagonismo, infância e Educação Infantil. A partir das buscas foram selecionados 10 trabalhos, sendo: cinco artigos acadêmicos e cinco dissertações. Os resultados apontaram que a maioria dos trabalhos articula o entendimento de protagonismo às ideias do campo da Sociologia da Infância em que as crianças são vistas como atores sociais, como sujeitos de direitos, participativos e com voz, evidenciando um novo modo de enxergá-las (DORNELLES; FERNANDES, 2015). Embora nem todos os trabalhos selecionados sejam sobre a Educação Infantil, grande parte deles salientou que esta é uma etapa crucial no desenvolvimento de crianças, marcado por descobertas, explorações e construção de conhecimento. Nesse contexto, o protagonismo infantil emerge como uma abordagem pedagógica que valoriza a capacidade das crianças de serem ativas na construção de seu próprio aprendizado. Essa perspectiva destaca a importância de respeitar a criança como um ser autônomo, capaz de tomar decisões, expressar suas ideias e participar ativamente do processo educativo.application/pdfporEducação infantilProtagonismoInfânciaProtagonismo infantil discussões a partir de artigos e dissertaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198685.pdf.txt001198685.pdf.txtExtracted Texttext/plain89964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274085/2/001198685.pdf.txtefe55e63af0454f68b8f37c8c71e33d0MD52ORIGINAL001198685.pdfTexto completoapplication/pdf819166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274085/1/001198685.pdf2bda2e6f66ffe2de8db9d34d00a5aa74MD5110183/2740852024-03-23 05:01:32.936663oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274085Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-23T08:01:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Protagonismo infantil discussões a partir de artigos e dissertações
title Protagonismo infantil discussões a partir de artigos e dissertações
spellingShingle Protagonismo infantil discussões a partir de artigos e dissertações
Oliveira, Camilla Baldo de
Educação infantil
Protagonismo
Infância
title_short Protagonismo infantil discussões a partir de artigos e dissertações
title_full Protagonismo infantil discussões a partir de artigos e dissertações
title_fullStr Protagonismo infantil discussões a partir de artigos e dissertações
title_full_unstemmed Protagonismo infantil discussões a partir de artigos e dissertações
title_sort Protagonismo infantil discussões a partir de artigos e dissertações
author Oliveira, Camilla Baldo de
author_facet Oliveira, Camilla Baldo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camilla Baldo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guizzo, Bianca Salazar
contributor_str_mv Guizzo, Bianca Salazar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Protagonismo
Infância
topic Educação infantil
Protagonismo
Infância
description O principal objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é realizar uma pesquisa a partir de artigos e dissertações com o intuito de verificar o que tem sido publicado sobre protagonismo infantil articulado à Educação Infantil. A partir deste objetivo principal, desdobram-se dois objetivos específicos, quais sejam: 1) refletir sobre as contribuições de Maria Montessori e Loris Malaguzzi para compreendermos o entendimento de protagonismo infantil; 2) discutir semelhanças e diferenças sobre o modo de entender protagonismo infantil nos trabalhos selecionados. Para dar conta destes objetivos, empreendeu-se uma pesquisa inspirada na metodologia de revisão de literatura que teve como propósito destacar e resumir as ideias já formuladas por outros/as estudiosos/as (GIL, 2006). As fontes utilizadas nas buscas pelos trabalhos foram: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), Google Acadêmico e Scielo. Os descritores utilizados foram: protagonismo, infância e Educação Infantil. A partir das buscas foram selecionados 10 trabalhos, sendo: cinco artigos acadêmicos e cinco dissertações. Os resultados apontaram que a maioria dos trabalhos articula o entendimento de protagonismo às ideias do campo da Sociologia da Infância em que as crianças são vistas como atores sociais, como sujeitos de direitos, participativos e com voz, evidenciando um novo modo de enxergá-las (DORNELLES; FERNANDES, 2015). Embora nem todos os trabalhos selecionados sejam sobre a Educação Infantil, grande parte deles salientou que esta é uma etapa crucial no desenvolvimento de crianças, marcado por descobertas, explorações e construção de conhecimento. Nesse contexto, o protagonismo infantil emerge como uma abordagem pedagógica que valoriza a capacidade das crianças de serem ativas na construção de seu próprio aprendizado. Essa perspectiva destaca a importância de respeitar a criança como um ser autônomo, capaz de tomar decisões, expressar suas ideias e participar ativamente do processo educativo.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-22T05:07:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274085
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001198685
url http://hdl.handle.net/10183/274085
identifier_str_mv 001198685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274085/2/001198685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274085/1/001198685.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv efe55e63af0454f68b8f37c8c71e33d0
2bda2e6f66ffe2de8db9d34d00a5aa74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224680246345728