Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221622 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto Flor e Ser de Luz, idealizado no mês de setembro de 2020. Esse projeto é resultado de uma pesquisa e reflexão que investigou meios de sensibilização para uma visão mais holística e transdisciplinar na Educação no Campo, estabelecendo conexões entre espiritualidade e as Ciências da Natureza, de modo a proporcionar aos educadores e educandos uma percepção sensível para consigo, com os outros e com o ambiente natural que os cerca. O estudo tem embasamento nas teorias e práticas de Yoga e meditação, visando, em primeiro momento, auxiliar o indivíduo na contemplação e compreensão das multidimensões do corpo humano, tecendo um olhar sobre o estilo de vida da sociedade atual e suas influências na educação e na saúde como um todo físico, mental e espiritual. A autora desenvolve uma proposta que entra em sintonia com a Inteireza do Ser em vista a desenvolver um estudo integral e harmônico do ser humano. Trata-se de uma narrativa reflexiva com a intenção de aproximar o leitor à visão proposta, apresentando a trajetória da autora, bem como as motivações, dificuldades e conquistas na construção do projeto Flor e Ser de Luz. O método utilizado para acompanhar o desenvolvimento dos praticantes do projeto foi a pesquisa participante. |
id |
UFRGS-2_7d3fc6050e39b8464aa6771dc06dbb70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221622 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bandeira, Guinever Stefani MachadoDresch, Nelton Luis2021-05-28T04:25:31Z2020http://hdl.handle.net/10183/221622001125985O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto Flor e Ser de Luz, idealizado no mês de setembro de 2020. Esse projeto é resultado de uma pesquisa e reflexão que investigou meios de sensibilização para uma visão mais holística e transdisciplinar na Educação no Campo, estabelecendo conexões entre espiritualidade e as Ciências da Natureza, de modo a proporcionar aos educadores e educandos uma percepção sensível para consigo, com os outros e com o ambiente natural que os cerca. O estudo tem embasamento nas teorias e práticas de Yoga e meditação, visando, em primeiro momento, auxiliar o indivíduo na contemplação e compreensão das multidimensões do corpo humano, tecendo um olhar sobre o estilo de vida da sociedade atual e suas influências na educação e na saúde como um todo físico, mental e espiritual. A autora desenvolve uma proposta que entra em sintonia com a Inteireza do Ser em vista a desenvolver um estudo integral e harmônico do ser humano. Trata-se de uma narrativa reflexiva com a intenção de aproximar o leitor à visão proposta, apresentando a trajetória da autora, bem como as motivações, dificuldades e conquistas na construção do projeto Flor e Ser de Luz. O método utilizado para acompanhar o desenvolvimento dos praticantes do projeto foi a pesquisa participante.application/pdfporEducação do campoYogaEducação holísticaFlor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125985.pdf.txt001125985.pdf.txtExtracted Texttext/plain95877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221622/2/001125985.pdf.txtc31dea5f5b600ac4712422f5ba4ebd45MD52ORIGINAL001125985.pdfTexto completoapplication/pdf1330734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221622/1/001125985.pdfd03266b93b06fa5c80277f8f010012d9MD5110183/2216222021-06-13 04:30:57.725979oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221622Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:30:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo |
title |
Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo |
spellingShingle |
Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo Bandeira, Guinever Stefani Machado Educação do campo Yoga Educação holística |
title_short |
Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo |
title_full |
Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo |
title_fullStr |
Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo |
title_full_unstemmed |
Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo |
title_sort |
Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo |
author |
Bandeira, Guinever Stefani Machado |
author_facet |
Bandeira, Guinever Stefani Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Guinever Stefani Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dresch, Nelton Luis |
contributor_str_mv |
Dresch, Nelton Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Yoga Educação holística |
topic |
Educação do campo Yoga Educação holística |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto Flor e Ser de Luz, idealizado no mês de setembro de 2020. Esse projeto é resultado de uma pesquisa e reflexão que investigou meios de sensibilização para uma visão mais holística e transdisciplinar na Educação no Campo, estabelecendo conexões entre espiritualidade e as Ciências da Natureza, de modo a proporcionar aos educadores e educandos uma percepção sensível para consigo, com os outros e com o ambiente natural que os cerca. O estudo tem embasamento nas teorias e práticas de Yoga e meditação, visando, em primeiro momento, auxiliar o indivíduo na contemplação e compreensão das multidimensões do corpo humano, tecendo um olhar sobre o estilo de vida da sociedade atual e suas influências na educação e na saúde como um todo físico, mental e espiritual. A autora desenvolve uma proposta que entra em sintonia com a Inteireza do Ser em vista a desenvolver um estudo integral e harmônico do ser humano. Trata-se de uma narrativa reflexiva com a intenção de aproximar o leitor à visão proposta, apresentando a trajetória da autora, bem como as motivações, dificuldades e conquistas na construção do projeto Flor e Ser de Luz. O método utilizado para acompanhar o desenvolvimento dos praticantes do projeto foi a pesquisa participante. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-28T04:25:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221622 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125985 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221622 |
identifier_str_mv |
001125985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221622/2/001125985.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221622/1/001125985.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c31dea5f5b600ac4712422f5ba4ebd45 d03266b93b06fa5c80277f8f010012d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447275491557376 |