Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Guinever Stefani Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221622
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto Flor e Ser de Luz, idealizado no mês de setembro de 2020. Esse projeto é resultado de uma pesquisa e reflexão que investigou meios de sensibilização para uma visão mais holística e transdisciplinar na Educação no Campo, estabelecendo conexões entre espiritualidade e as Ciências da Natureza, de modo a proporcionar aos educadores e educandos uma percepção sensível para consigo, com os outros e com o ambiente natural que os cerca. O estudo tem embasamento nas teorias e práticas de Yoga e meditação, visando, em primeiro momento, auxiliar o indivíduo na contemplação e compreensão das multidimensões do corpo humano, tecendo um olhar sobre o estilo de vida da sociedade atual e suas influências na educação e na saúde como um todo físico, mental e espiritual. A autora desenvolve uma proposta que entra em sintonia com a Inteireza do Ser em vista a desenvolver um estudo integral e harmônico do ser humano. Trata-se de uma narrativa reflexiva com a intenção de aproximar o leitor à visão proposta, apresentando a trajetória da autora, bem como as motivações, dificuldades e conquistas na construção do projeto Flor e Ser de Luz. O método utilizado para acompanhar o desenvolvimento dos praticantes do projeto foi a pesquisa participante.
id UFRGS-2_7d3fc6050e39b8464aa6771dc06dbb70
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221622
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bandeira, Guinever Stefani MachadoDresch, Nelton Luis2021-05-28T04:25:31Z2020http://hdl.handle.net/10183/221622001125985O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto Flor e Ser de Luz, idealizado no mês de setembro de 2020. Esse projeto é resultado de uma pesquisa e reflexão que investigou meios de sensibilização para uma visão mais holística e transdisciplinar na Educação no Campo, estabelecendo conexões entre espiritualidade e as Ciências da Natureza, de modo a proporcionar aos educadores e educandos uma percepção sensível para consigo, com os outros e com o ambiente natural que os cerca. O estudo tem embasamento nas teorias e práticas de Yoga e meditação, visando, em primeiro momento, auxiliar o indivíduo na contemplação e compreensão das multidimensões do corpo humano, tecendo um olhar sobre o estilo de vida da sociedade atual e suas influências na educação e na saúde como um todo físico, mental e espiritual. A autora desenvolve uma proposta que entra em sintonia com a Inteireza do Ser em vista a desenvolver um estudo integral e harmônico do ser humano. Trata-se de uma narrativa reflexiva com a intenção de aproximar o leitor à visão proposta, apresentando a trajetória da autora, bem como as motivações, dificuldades e conquistas na construção do projeto Flor e Ser de Luz. O método utilizado para acompanhar o desenvolvimento dos praticantes do projeto foi a pesquisa participante.application/pdfporEducação do campoYogaEducação holísticaFlor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125985.pdf.txt001125985.pdf.txtExtracted Texttext/plain95877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221622/2/001125985.pdf.txtc31dea5f5b600ac4712422f5ba4ebd45MD52ORIGINAL001125985.pdfTexto completoapplication/pdf1330734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221622/1/001125985.pdfd03266b93b06fa5c80277f8f010012d9MD5110183/2216222021-06-13 04:30:57.725979oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221622Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:30:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo
title Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo
spellingShingle Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo
Bandeira, Guinever Stefani Machado
Educação do campo
Yoga
Educação holística
title_short Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo
title_full Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo
title_fullStr Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo
title_full_unstemmed Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo
title_sort Flor e ser de luz: Uma abordagem holística e transdisciplinar em Busca da inteireza do ser na educação do campo
author Bandeira, Guinever Stefani Machado
author_facet Bandeira, Guinever Stefani Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Guinever Stefani Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dresch, Nelton Luis
contributor_str_mv Dresch, Nelton Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Yoga
Educação holística
topic Educação do campo
Yoga
Educação holística
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto Flor e Ser de Luz, idealizado no mês de setembro de 2020. Esse projeto é resultado de uma pesquisa e reflexão que investigou meios de sensibilização para uma visão mais holística e transdisciplinar na Educação no Campo, estabelecendo conexões entre espiritualidade e as Ciências da Natureza, de modo a proporcionar aos educadores e educandos uma percepção sensível para consigo, com os outros e com o ambiente natural que os cerca. O estudo tem embasamento nas teorias e práticas de Yoga e meditação, visando, em primeiro momento, auxiliar o indivíduo na contemplação e compreensão das multidimensões do corpo humano, tecendo um olhar sobre o estilo de vida da sociedade atual e suas influências na educação e na saúde como um todo físico, mental e espiritual. A autora desenvolve uma proposta que entra em sintonia com a Inteireza do Ser em vista a desenvolver um estudo integral e harmônico do ser humano. Trata-se de uma narrativa reflexiva com a intenção de aproximar o leitor à visão proposta, apresentando a trajetória da autora, bem como as motivações, dificuldades e conquistas na construção do projeto Flor e Ser de Luz. O método utilizado para acompanhar o desenvolvimento dos praticantes do projeto foi a pesquisa participante.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-28T04:25:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221622
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125985
url http://hdl.handle.net/10183/221622
identifier_str_mv 001125985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221622/2/001125985.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221622/1/001125985.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c31dea5f5b600ac4712422f5ba4ebd45
d03266b93b06fa5c80277f8f010012d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447275491557376