Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139273 |
Resumo: | Este trabalho investiga algumas razões para a evasão e para a permanência escolar de alunos de uma escola pública estadual, com idades entre 16 e 50 anos, em uma turma de primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa tem como objetivo a problematização das funções sociais escolares e de formação profissional. Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam conceitos, tais como: fracasso escolar, sucesso escolar, evasão e permanência escolar. Os argumentos apoiam-se na perspectiva de autores como Paulo Freire (1996), Arroyo (2005), Esteban (2002), entre outros. A pesquisa tem caráter qualitativo, envolvendo o estudo de documentos governamentais de educação e a análise do diário de classe utilizado na prática docente. A partir dessas observações, refletirei sobre a dualidade evasão/permanência na EJA e pensarei em desafios e possibilidades para contribuir com o aumento da taxa de permanência nessa modalidade de ensino com base no paradigma educacional emergente. |
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