Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Daniela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139273
Resumo: Este trabalho investiga algumas razões para a evasão e para a permanência escolar de alunos de uma escola pública estadual, com idades entre 16 e 50 anos, em uma turma de primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa tem como objetivo a problematização das funções sociais escolares e de formação profissional. Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam conceitos, tais como: fracasso escolar, sucesso escolar, evasão e permanência escolar. Os argumentos apoiam-se na perspectiva de autores como Paulo Freire (1996), Arroyo (2005), Esteban (2002), entre outros. A pesquisa tem caráter qualitativo, envolvendo o estudo de documentos governamentais de educação e a análise do diário de classe utilizado na prática docente. A partir dessas observações, refletirei sobre a dualidade evasão/permanência na EJA e pensarei em desafios e possibilidades para contribuir com o aumento da taxa de permanência nessa modalidade de ensino com base no paradigma educacional emergente.
id UFRGS-2_7d5c3b7849e9c4171a773235b19ee26d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139273
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antunes, DanielaBoll, Cíntia Inês2016-04-20T02:06:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/139273000990190Este trabalho investiga algumas razões para a evasão e para a permanência escolar de alunos de uma escola pública estadual, com idades entre 16 e 50 anos, em uma turma de primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa tem como objetivo a problematização das funções sociais escolares e de formação profissional. Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam conceitos, tais como: fracasso escolar, sucesso escolar, evasão e permanência escolar. Os argumentos apoiam-se na perspectiva de autores como Paulo Freire (1996), Arroyo (2005), Esteban (2002), entre outros. A pesquisa tem caráter qualitativo, envolvendo o estudo de documentos governamentais de educação e a análise do diário de classe utilizado na prática docente. A partir dessas observações, refletirei sobre a dualidade evasão/permanência na EJA e pensarei em desafios e possibilidades para contribuir com o aumento da taxa de permanência nessa modalidade de ensino com base no paradigma educacional emergente.application/pdfporEducação de jovens e adultosPermanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990190.pdf000990190.pdfTexto completoapplication/pdf446245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139273/1/000990190.pdf033ccf51f4de9ccaf395898993ad76fdMD51TEXT000990190.pdf.txt000990190.pdf.txtExtracted Texttext/plain69505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139273/2/000990190.pdf.txt86f7daa3e2322292bffe6324bbdeca2eMD52THUMBNAIL000990190.pdf.jpg000990190.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139273/3/000990190.pdf.jpg618411e8deccc974094043bb5e49350fMD5310183/1392732018-10-25 09:10:37.79oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139273Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:10:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?
title Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?
spellingShingle Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?
Antunes, Daniela
Educação de jovens e adultos
title_short Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?
title_full Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?
title_fullStr Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?
title_full_unstemmed Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?
title_sort Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?
author Antunes, Daniela
author_facet Antunes, Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Daniela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boll, Cíntia Inês
contributor_str_mv Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
topic Educação de jovens e adultos
description Este trabalho investiga algumas razões para a evasão e para a permanência escolar de alunos de uma escola pública estadual, com idades entre 16 e 50 anos, em uma turma de primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa tem como objetivo a problematização das funções sociais escolares e de formação profissional. Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam conceitos, tais como: fracasso escolar, sucesso escolar, evasão e permanência escolar. Os argumentos apoiam-se na perspectiva de autores como Paulo Freire (1996), Arroyo (2005), Esteban (2002), entre outros. A pesquisa tem caráter qualitativo, envolvendo o estudo de documentos governamentais de educação e a análise do diário de classe utilizado na prática docente. A partir dessas observações, refletirei sobre a dualidade evasão/permanência na EJA e pensarei em desafios e possibilidades para contribuir com o aumento da taxa de permanência nessa modalidade de ensino com base no paradigma educacional emergente.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-20T02:06:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139273
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990190
url http://hdl.handle.net/10183/139273
identifier_str_mv 000990190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139273/1/000990190.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139273/2/000990190.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139273/3/000990190.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 033ccf51f4de9ccaf395898993ad76fd
86f7daa3e2322292bffe6324bbdeca2e
618411e8deccc974094043bb5e49350f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224505902759936