A permanência do idoso na EJA : direito à educação ao longo da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/166075 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo pesquisar os fatores que contribuem para a permanência do idoso em sala de aula. Estes questionamentos surgiram a partir do estágio docente obrigatório do sétimo semestre, que se realizou em docência compartilhada em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estágio aconteceu em 2016/2, em uma escola da rede municipal em Porto Alegre/ RS. No dia a dia, pude perceber, através de diálogos com os estudantes, o quanto eles se sentiam familiarizados com a escola e os colegas, e que este espaço parecia ter muita importância para eles. A rotina do ir e vir para escola, mesmo enfrentando dificuldades, não era obstáculo. Nesse momento surgiu a curiosidade em saber que fatores contribuíam para a permanência do idoso na escola, tendo em vista que alguns já estão nela há muitos anos, sem previsão de concluir os estudos. Para tanto, realizei uma pesquisa de caráter qualitativo fazendo uso de entrevistas semiestruturadas com dois sujeitos. Fundamentada em Freire (1981), Arroyo (2001) e Dayrell (1999), entre outros, analiso a importância da escola para o sujeito idoso. Também analiso, a partir da legislação vigente, que a educação de jovens e adultos tem várias funções, entre elas, a educação permanente. Deste modo, tenho por considerações finais que a educação é um direito que deve ser garantido em qualquer fase da vida; de que a pessoa idosa deseja e tem necessidade de aprender; que a EJA cumpre um papel social, de inserção dos sujeitos na sociedade, por meio do acesso aos bens culturais e aos conhecimentos legados pela humanidade; e, por fim, que a EJA é um lugar em que seus sujeitos podem ser reconhecidos como pessoas e cidadãos, como “alguém” com o desejo de sempre “ser mais”, como já disse Freire (1981), nesse permanente processo de humanização. |
id |
UFRGS-2_52f67a31c93bb26c0c67d6de6aefa830 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166075 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Knop, Tânia CunhaComerlato, Denise Maria2017-09-01T02:36:55Z2017http://hdl.handle.net/10183/166075001046628O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo pesquisar os fatores que contribuem para a permanência do idoso em sala de aula. Estes questionamentos surgiram a partir do estágio docente obrigatório do sétimo semestre, que se realizou em docência compartilhada em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estágio aconteceu em 2016/2, em uma escola da rede municipal em Porto Alegre/ RS. No dia a dia, pude perceber, através de diálogos com os estudantes, o quanto eles se sentiam familiarizados com a escola e os colegas, e que este espaço parecia ter muita importância para eles. A rotina do ir e vir para escola, mesmo enfrentando dificuldades, não era obstáculo. Nesse momento surgiu a curiosidade em saber que fatores contribuíam para a permanência do idoso na escola, tendo em vista que alguns já estão nela há muitos anos, sem previsão de concluir os estudos. Para tanto, realizei uma pesquisa de caráter qualitativo fazendo uso de entrevistas semiestruturadas com dois sujeitos. Fundamentada em Freire (1981), Arroyo (2001) e Dayrell (1999), entre outros, analiso a importância da escola para o sujeito idoso. Também analiso, a partir da legislação vigente, que a educação de jovens e adultos tem várias funções, entre elas, a educação permanente. Deste modo, tenho por considerações finais que a educação é um direito que deve ser garantido em qualquer fase da vida; de que a pessoa idosa deseja e tem necessidade de aprender; que a EJA cumpre um papel social, de inserção dos sujeitos na sociedade, por meio do acesso aos bens culturais e aos conhecimentos legados pela humanidade; e, por fim, que a EJA é um lugar em que seus sujeitos podem ser reconhecidos como pessoas e cidadãos, como “alguém” com o desejo de sempre “ser mais”, como já disse Freire (1981), nesse permanente processo de humanização.application/pdfporDireito à educaçãoIdosoEducação de jovens e adultosA permanência do idoso na EJA : direito à educação ao longo da vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046628.pdf001046628.pdfTexto completoapplication/pdf1108117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166075/1/001046628.pdfa51546d4c0a9a89d3ba91b23687d155fMD51TEXT001046628.pdf.txt001046628.pdf.txtExtracted Texttext/plain68843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166075/2/001046628.pdf.txt0e9438cebc9a382f937b43d69bcc52acMD52THUMBNAIL001046628.pdf.jpg001046628.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166075/3/001046628.pdf.jpg5af390918f47b1440ad5a7871e21570bMD5310183/1660752018-10-23 09:03:38.277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166075Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:03:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A permanência do idoso na EJA : direito à educação ao longo da vida |
title |
A permanência do idoso na EJA : direito à educação ao longo da vida |
spellingShingle |
A permanência do idoso na EJA : direito à educação ao longo da vida Knop, Tânia Cunha Direito à educação Idoso Educação de jovens e adultos |
title_short |
A permanência do idoso na EJA : direito à educação ao longo da vida |
title_full |
A permanência do idoso na EJA : direito à educação ao longo da vida |
title_fullStr |
A permanência do idoso na EJA : direito à educação ao longo da vida |
title_full_unstemmed |
A permanência do idoso na EJA : direito à educação ao longo da vida |
title_sort |
A permanência do idoso na EJA : direito à educação ao longo da vida |
author |
Knop, Tânia Cunha |
author_facet |
Knop, Tânia Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knop, Tânia Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
contributor_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação Idoso Educação de jovens e adultos |
topic |
Direito à educação Idoso Educação de jovens e adultos |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo pesquisar os fatores que contribuem para a permanência do idoso em sala de aula. Estes questionamentos surgiram a partir do estágio docente obrigatório do sétimo semestre, que se realizou em docência compartilhada em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estágio aconteceu em 2016/2, em uma escola da rede municipal em Porto Alegre/ RS. No dia a dia, pude perceber, através de diálogos com os estudantes, o quanto eles se sentiam familiarizados com a escola e os colegas, e que este espaço parecia ter muita importância para eles. A rotina do ir e vir para escola, mesmo enfrentando dificuldades, não era obstáculo. Nesse momento surgiu a curiosidade em saber que fatores contribuíam para a permanência do idoso na escola, tendo em vista que alguns já estão nela há muitos anos, sem previsão de concluir os estudos. Para tanto, realizei uma pesquisa de caráter qualitativo fazendo uso de entrevistas semiestruturadas com dois sujeitos. Fundamentada em Freire (1981), Arroyo (2001) e Dayrell (1999), entre outros, analiso a importância da escola para o sujeito idoso. Também analiso, a partir da legislação vigente, que a educação de jovens e adultos tem várias funções, entre elas, a educação permanente. Deste modo, tenho por considerações finais que a educação é um direito que deve ser garantido em qualquer fase da vida; de que a pessoa idosa deseja e tem necessidade de aprender; que a EJA cumpre um papel social, de inserção dos sujeitos na sociedade, por meio do acesso aos bens culturais e aos conhecimentos legados pela humanidade; e, por fim, que a EJA é um lugar em que seus sujeitos podem ser reconhecidos como pessoas e cidadãos, como “alguém” com o desejo de sempre “ser mais”, como já disse Freire (1981), nesse permanente processo de humanização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-01T02:36:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/166075 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046628 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/166075 |
identifier_str_mv |
001046628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166075/1/001046628.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166075/2/001046628.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166075/3/001046628.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a51546d4c0a9a89d3ba91b23687d155f 0e9438cebc9a382f937b43d69bcc52ac 5af390918f47b1440ad5a7871e21570b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447201214627840 |