A dialogicidade da amorosidade e da afetividade em contexto de cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Decarli, Cecilia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fraga, Cristiano da Cruz, Boll, Cíntia Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249576
Resumo: Paulo Freire deixou um grande legado humanístico e social no campo educacional, através de inúmeras obras reconhecidas internacionalmente, que refletem sobre os processos educativos emancipatórios na atualidade. Este trabalho tem por objetivos verificar as perspectivas no que tange a amorosidade e a afetividade nos processos educacionais, problematizando-os em contexto de cultura digital. A metodologia utilizada foi a análise de seis obras de Paulo Freire, nas quais verificou-se a dialogicidade entre os termos elencados para este estudo e sua abordagem em contexto de cultura digital. A amorosidade e a afetividade abordadas sob o pensamento político-pedagógico freiriano apresentam-se como possibilidades de potencializar a transformação social e democratização do ensino neste contexto.
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spelling Decarli, CeciliaFraga, Cristiano da CruzBoll, Cíntia Inês2022-10-03T04:48:46Z20212594-7036http://hdl.handle.net/10183/249576001149909Paulo Freire deixou um grande legado humanístico e social no campo educacional, através de inúmeras obras reconhecidas internacionalmente, que refletem sobre os processos educativos emancipatórios na atualidade. Este trabalho tem por objetivos verificar as perspectivas no que tange a amorosidade e a afetividade nos processos educacionais, problematizando-os em contexto de cultura digital. A metodologia utilizada foi a análise de seis obras de Paulo Freire, nas quais verificou-se a dialogicidade entre os termos elencados para este estudo e sua abordagem em contexto de cultura digital. A amorosidade e a afetividade abordadas sob o pensamento político-pedagógico freiriano apresentam-se como possibilidades de potencializar a transformação social e democratização do ensino neste contexto.Paulo Freire left a great humanistic and social legacy in the educational field, through an extensive and internationally recognized literature that reflect on the emancipatory educational processes today. This paper aims to analyze the perspectives related with loving and affection arranged in the writings of Paulo Freire and the dialogicity of loving and affection in educational processes, problematizing them in the context of digital culture. The methodology used was the analysis of six books by Paulo Freire, in which was verified the dialog between the terms listed in this study and its approach in the context of digital culture. The love and affection approached in the perspective of Freire's political-pedagogical ideas are presented as possibilities to enhance the social transformation and democratization of teaching in this context.application/pdfporRevista Sítio Novo. Palmas, TO. Vol. 5, n. 3 (jul./set. 2021), p. 100-113Freire, Paulo, 1921-1997AfetividadeCultura digitalLovingnessAffectivityFreireA dialogicidade da amorosidade e da afetividade em contexto de cultura digitalThe dialogicity of lovingness and affection in the context of digital culture info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149909.pdf.txt001149909.pdf.txtExtracted Texttext/plain51410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249576/2/001149909.pdf.txte986014ae32f205b77d2f6cc0a52d9b4MD52ORIGINAL001149909.pdfTexto completoapplication/pdf362741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249576/1/001149909.pdf9efaa6280b7b4664c4bff13b7993f698MD5110183/2495762022-10-04 05:00:54.024307oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249576Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-04T08:00:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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