Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianechini, Priscila Bica
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152895
Resumo: Esta pesquisa investigou as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças bem pequenas (1 a 2 anos), a partir da observação atenta da turma de berçário II de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Porto Alegre – RS/Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que foram desenvolvidas várias propostas para a turma (audição de músicas de diversos estilos, vídeos, exploração de instrumentos musicais, etc.). Os dados foram obtidos e analisados através de fotos, filmagens e diário de campo da pesquisadora, entre os meses de novembro e dezembro de 2015. As análises realizadas demonstraram que as crianças se mostraram muito curiosas frente às propostas utilizadas para aproximá-las desse universo musical, interagindo e brincando com os sons e os ritmos, inventando novas formas de produzir barulhos, com objetos do cotidiano e instrumentos musicais. Além disso, as crianças conseguiram se dar conta de que seus próprios corpos poderiam produzir inúmeros sons, descobrindo assim que o corpo em movimento é essencial para experimentar o prazer que a música suscita. Outro ponto importante foi perceber o quanto este projeto também proporcionou uma maior interação entre elas e com a professora. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que é papel da escola de Educação Infantil proporcionar às crianças vivências com as diferentes possibilidades sonoras e musicais, cabendo à professora atuar de modo cuidadoso nesse processo, disponibilizando o contato com a linguagem musical, entendendo que mesmo em se tratando de crianças tão pequenas, elas podem ser protagonistas do seu próprio conhecimento, com a intermediação competente e atenta dos adultos.
id UFRGS-2_7d9238ce83706810615b765caf570f4c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152895
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gianechini, Priscila BicaFelipe, Jane2017-02-21T02:27:03Z2016http://hdl.handle.net/10183/152895001013601Esta pesquisa investigou as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças bem pequenas (1 a 2 anos), a partir da observação atenta da turma de berçário II de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Porto Alegre – RS/Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que foram desenvolvidas várias propostas para a turma (audição de músicas de diversos estilos, vídeos, exploração de instrumentos musicais, etc.). Os dados foram obtidos e analisados através de fotos, filmagens e diário de campo da pesquisadora, entre os meses de novembro e dezembro de 2015. As análises realizadas demonstraram que as crianças se mostraram muito curiosas frente às propostas utilizadas para aproximá-las desse universo musical, interagindo e brincando com os sons e os ritmos, inventando novas formas de produzir barulhos, com objetos do cotidiano e instrumentos musicais. Além disso, as crianças conseguiram se dar conta de que seus próprios corpos poderiam produzir inúmeros sons, descobrindo assim que o corpo em movimento é essencial para experimentar o prazer que a música suscita. Outro ponto importante foi perceber o quanto este projeto também proporcionou uma maior interação entre elas e com a professora. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que é papel da escola de Educação Infantil proporcionar às crianças vivências com as diferentes possibilidades sonoras e musicais, cabendo à professora atuar de modo cuidadoso nesse processo, disponibilizando o contato com a linguagem musical, entendendo que mesmo em se tratando de crianças tão pequenas, elas podem ser protagonistas do seu próprio conhecimento, com a intermediação competente e atenta dos adultos.application/pdfporEducação infantilMúsicaMúsica para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013601.pdf001013601.pdfTexto completoapplication/pdf629578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152895/1/001013601.pdfa5eaa3a6058909332c47fad408c70db5MD51TEXT001013601.pdf.txt001013601.pdf.txtExtracted Texttext/plain119964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152895/2/001013601.pdf.txtcb0789500c9ac58f725a64064929bc68MD5210183/1528952017-02-22 02:27:44.62178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152895Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:27:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil
title Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil
spellingShingle Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil
Gianechini, Priscila Bica
Educação infantil
Música
title_short Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil
title_full Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil
title_fullStr Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil
title_full_unstemmed Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil
title_sort Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil
author Gianechini, Priscila Bica
author_facet Gianechini, Priscila Bica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gianechini, Priscila Bica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Felipe, Jane
contributor_str_mv Felipe, Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Música
topic Educação infantil
Música
description Esta pesquisa investigou as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças bem pequenas (1 a 2 anos), a partir da observação atenta da turma de berçário II de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Porto Alegre – RS/Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que foram desenvolvidas várias propostas para a turma (audição de músicas de diversos estilos, vídeos, exploração de instrumentos musicais, etc.). Os dados foram obtidos e analisados através de fotos, filmagens e diário de campo da pesquisadora, entre os meses de novembro e dezembro de 2015. As análises realizadas demonstraram que as crianças se mostraram muito curiosas frente às propostas utilizadas para aproximá-las desse universo musical, interagindo e brincando com os sons e os ritmos, inventando novas formas de produzir barulhos, com objetos do cotidiano e instrumentos musicais. Além disso, as crianças conseguiram se dar conta de que seus próprios corpos poderiam produzir inúmeros sons, descobrindo assim que o corpo em movimento é essencial para experimentar o prazer que a música suscita. Outro ponto importante foi perceber o quanto este projeto também proporcionou uma maior interação entre elas e com a professora. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que é papel da escola de Educação Infantil proporcionar às crianças vivências com as diferentes possibilidades sonoras e musicais, cabendo à professora atuar de modo cuidadoso nesse processo, disponibilizando o contato com a linguagem musical, entendendo que mesmo em se tratando de crianças tão pequenas, elas podem ser protagonistas do seu próprio conhecimento, com a intermediação competente e atenta dos adultos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-21T02:27:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013601
url http://hdl.handle.net/10183/152895
identifier_str_mv 001013601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152895/1/001013601.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152895/2/001013601.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a5eaa3a6058909332c47fad408c70db5
cb0789500c9ac58f725a64064929bc68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224524231868416