Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152895 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças bem pequenas (1 a 2 anos), a partir da observação atenta da turma de berçário II de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Porto Alegre – RS/Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que foram desenvolvidas várias propostas para a turma (audição de músicas de diversos estilos, vídeos, exploração de instrumentos musicais, etc.). Os dados foram obtidos e analisados através de fotos, filmagens e diário de campo da pesquisadora, entre os meses de novembro e dezembro de 2015. As análises realizadas demonstraram que as crianças se mostraram muito curiosas frente às propostas utilizadas para aproximá-las desse universo musical, interagindo e brincando com os sons e os ritmos, inventando novas formas de produzir barulhos, com objetos do cotidiano e instrumentos musicais. Além disso, as crianças conseguiram se dar conta de que seus próprios corpos poderiam produzir inúmeros sons, descobrindo assim que o corpo em movimento é essencial para experimentar o prazer que a música suscita. Outro ponto importante foi perceber o quanto este projeto também proporcionou uma maior interação entre elas e com a professora. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que é papel da escola de Educação Infantil proporcionar às crianças vivências com as diferentes possibilidades sonoras e musicais, cabendo à professora atuar de modo cuidadoso nesse processo, disponibilizando o contato com a linguagem musical, entendendo que mesmo em se tratando de crianças tão pequenas, elas podem ser protagonistas do seu próprio conhecimento, com a intermediação competente e atenta dos adultos. |
id |
UFRGS-2_7d9238ce83706810615b765caf570f4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152895 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gianechini, Priscila BicaFelipe, Jane2017-02-21T02:27:03Z2016http://hdl.handle.net/10183/152895001013601Esta pesquisa investigou as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças bem pequenas (1 a 2 anos), a partir da observação atenta da turma de berçário II de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Porto Alegre – RS/Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que foram desenvolvidas várias propostas para a turma (audição de músicas de diversos estilos, vídeos, exploração de instrumentos musicais, etc.). Os dados foram obtidos e analisados através de fotos, filmagens e diário de campo da pesquisadora, entre os meses de novembro e dezembro de 2015. As análises realizadas demonstraram que as crianças se mostraram muito curiosas frente às propostas utilizadas para aproximá-las desse universo musical, interagindo e brincando com os sons e os ritmos, inventando novas formas de produzir barulhos, com objetos do cotidiano e instrumentos musicais. Além disso, as crianças conseguiram se dar conta de que seus próprios corpos poderiam produzir inúmeros sons, descobrindo assim que o corpo em movimento é essencial para experimentar o prazer que a música suscita. Outro ponto importante foi perceber o quanto este projeto também proporcionou uma maior interação entre elas e com a professora. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que é papel da escola de Educação Infantil proporcionar às crianças vivências com as diferentes possibilidades sonoras e musicais, cabendo à professora atuar de modo cuidadoso nesse processo, disponibilizando o contato com a linguagem musical, entendendo que mesmo em se tratando de crianças tão pequenas, elas podem ser protagonistas do seu próprio conhecimento, com a intermediação competente e atenta dos adultos.application/pdfporEducação infantilMúsicaMúsica para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013601.pdf001013601.pdfTexto completoapplication/pdf629578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152895/1/001013601.pdfa5eaa3a6058909332c47fad408c70db5MD51TEXT001013601.pdf.txt001013601.pdf.txtExtracted Texttext/plain119964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152895/2/001013601.pdf.txtcb0789500c9ac58f725a64064929bc68MD5210183/1528952017-02-22 02:27:44.62178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152895Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:27:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil |
title |
Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil |
spellingShingle |
Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil Gianechini, Priscila Bica Educação infantil Música |
title_short |
Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil |
title_full |
Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil |
title_fullStr |
Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil |
title_sort |
Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil |
author |
Gianechini, Priscila Bica |
author_facet |
Gianechini, Priscila Bica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gianechini, Priscila Bica |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Felipe, Jane |
contributor_str_mv |
Felipe, Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Música |
topic |
Educação infantil Música |
description |
Esta pesquisa investigou as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças bem pequenas (1 a 2 anos), a partir da observação atenta da turma de berçário II de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Porto Alegre – RS/Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que foram desenvolvidas várias propostas para a turma (audição de músicas de diversos estilos, vídeos, exploração de instrumentos musicais, etc.). Os dados foram obtidos e analisados através de fotos, filmagens e diário de campo da pesquisadora, entre os meses de novembro e dezembro de 2015. As análises realizadas demonstraram que as crianças se mostraram muito curiosas frente às propostas utilizadas para aproximá-las desse universo musical, interagindo e brincando com os sons e os ritmos, inventando novas formas de produzir barulhos, com objetos do cotidiano e instrumentos musicais. Além disso, as crianças conseguiram se dar conta de que seus próprios corpos poderiam produzir inúmeros sons, descobrindo assim que o corpo em movimento é essencial para experimentar o prazer que a música suscita. Outro ponto importante foi perceber o quanto este projeto também proporcionou uma maior interação entre elas e com a professora. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que é papel da escola de Educação Infantil proporcionar às crianças vivências com as diferentes possibilidades sonoras e musicais, cabendo à professora atuar de modo cuidadoso nesse processo, disponibilizando o contato com a linguagem musical, entendendo que mesmo em se tratando de crianças tão pequenas, elas podem ser protagonistas do seu próprio conhecimento, com a intermediação competente e atenta dos adultos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-21T02:27:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013601 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152895 |
identifier_str_mv |
001013601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152895/1/001013601.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152895/2/001013601.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5eaa3a6058909332c47fad408c70db5 cb0789500c9ac58f725a64064929bc68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224524231868416 |