Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180399 |
Resumo: | Neste artigo propomos discutir como o funcionamento de verdades acerca da diferenciação do humano normatiza e conforma o fazer pedagógico e vai se apresentar como desafio quando buscamos transformar o cotidiano escolar, o qual tem se apresentado como discriminatório e pouco permeável às diferenças. Utilizamos como campo de pesquisa a implantação do curso Gênero e Diversidade na Escola, oferecido pelo Ministério da Educação como formação continuada para professoras/es da rede pública de ensino, o qual tem como objetivo modificar preconceitos e divulgar uma concepção de direitos humanos. Exploramos as naturalizações de verdades que, nesse processo, constroem subjetividades e identidades, demarcam diferenças que servem de base para desigualdades. Percebemos redes de poder relacionadas às formas como compreendemos os processos de escolarização, às posições atribuídas às/aos docentes e às diferentes legitimidades do centro e da periferia como posições de enunciação. |
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Quartiero, Eliana TeresinhaNardi, Henrique Caetano2018-07-12T02:26:09Z20160100-8692http://hdl.handle.net/10183/180399001070818Neste artigo propomos discutir como o funcionamento de verdades acerca da diferenciação do humano normatiza e conforma o fazer pedagógico e vai se apresentar como desafio quando buscamos transformar o cotidiano escolar, o qual tem se apresentado como discriminatório e pouco permeável às diferenças. Utilizamos como campo de pesquisa a implantação do curso Gênero e Diversidade na Escola, oferecido pelo Ministério da Educação como formação continuada para professoras/es da rede pública de ensino, o qual tem como objetivo modificar preconceitos e divulgar uma concepção de direitos humanos. Exploramos as naturalizações de verdades que, nesse processo, constroem subjetividades e identidades, demarcam diferenças que servem de base para desigualdades. Percebemos redes de poder relacionadas às formas como compreendemos os processos de escolarização, às posições atribuídas às/aos docentes e às diferentes legitimidades do centro e da periferia como posições de enunciação.In this paper we propose to discuss how the functioning of truths about the human differentiation regulates and conforms the pedagogical actions and will present itself as a challenge as we seek to transform the school routine, which has emerged as discriminatory and not very open to differences. We use as research field the implementation of the course Gender and Diversity in School, hosted by the Ministry of Education as continuing education for teachers of the public school system, which aims to modify prejudices and disseminate a conception of human rights. We explored the naturalization of truths that, in this process, constructs subjectivities and identities, demarcates differences that provide the basis for inequalities. We analyze, in this process, power networks related to the ways we understand the processes of education, the positions assigned to teachers and the different legitimacy of the center and the periphery as positions of enunciation.En este trabajo nos proponemos analizar cómo el funcionamiento de las verdades sobre la diferenciación del ser humano regula y ajusta a lo pedagógico y se presenta como un desafío al tratar de transformar la rutina de la escuela, que ha surgido como discriminatoria y no muy abierta a las diferencias. Utilizamos la implementación del curso Género y Diversidad en la Escuela, organizado por el Ministerio de Educación como educación continua para los profesores de la escuela pública, que tiene como objetivo modificar prejuicios y difundir una concepción de los derechos humanos. Exploramos la naturalización de verdades que, en este proceso, construyen subjetividades e identidades, demarcan diferencias que sostienen desigualdades. Observamos, en este proceso, redes de poder relacionadas con las formas de entender los procesos de la educación, con los puestos asignados a los profesores y con las diferentes legitimidades del centro y de la periferia como posiciones de enunciación.application/pdfporArquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 68, n. 2 (2016), p. 84-98Formação de professoresEducação a distânciaDiversidade sexualDireitos humanosGêneroSubjetividadePsicologiaContinuing teacher educationDistance educationPublic policySexual diversityHuman rightsEducación continua de maestrosEducación a distanciaPolíticas públicasDiversidad sexualDerechos humanosDiferenças e desigualdades em um projeto de educação a distânciaDifferences and inequalities on a distance education project Diferencias y desigualdades en un proyecto de educación a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070818.pdf001070818.pdfTexto completoapplication/pdf239485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180399/1/001070818.pdfd3192a79b4c9ad48d542ed6a28fa6fc5MD51TEXT001070818.pdf.txt001070818.pdf.txtExtracted Texttext/plain57281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180399/2/001070818.pdf.txt7bd17293c3a5f15b4eab585ac68d7435MD5210183/1803992018-07-13 02:24:19.023348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180399Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-13T05:24:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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