Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quartiero, Eliana Teresinha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nardi, Henrique Caetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180399
Resumo: Neste artigo propomos discutir como o funcionamento de verdades acerca da diferenciação do humano normatiza e conforma o fazer pedagógico e vai se apresentar como desafio quando buscamos transformar o cotidiano escolar, o qual tem se apresentado como discriminatório e pouco permeável às diferenças. Utilizamos como campo de pesquisa a implantação do curso Gênero e Diversidade na Escola, oferecido pelo Ministério da Educação como formação continuada para professoras/es da rede pública de ensino, o qual tem como objetivo modificar preconceitos e divulgar uma concepção de direitos humanos. Exploramos as naturalizações de verdades que, nesse processo, constroem subjetividades e identidades, demarcam diferenças que servem de base para desigualdades. Percebemos redes de poder relacionadas às formas como compreendemos os processos de escolarização, às posições atribuídas às/aos docentes e às diferentes legitimidades do centro e da periferia como posições de enunciação.
id UFRGS-2_7de343e402856c14c9885795c7335607
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180399
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quartiero, Eliana TeresinhaNardi, Henrique Caetano2018-07-12T02:26:09Z20160100-8692http://hdl.handle.net/10183/180399001070818Neste artigo propomos discutir como o funcionamento de verdades acerca da diferenciação do humano normatiza e conforma o fazer pedagógico e vai se apresentar como desafio quando buscamos transformar o cotidiano escolar, o qual tem se apresentado como discriminatório e pouco permeável às diferenças. Utilizamos como campo de pesquisa a implantação do curso Gênero e Diversidade na Escola, oferecido pelo Ministério da Educação como formação continuada para professoras/es da rede pública de ensino, o qual tem como objetivo modificar preconceitos e divulgar uma concepção de direitos humanos. Exploramos as naturalizações de verdades que, nesse processo, constroem subjetividades e identidades, demarcam diferenças que servem de base para desigualdades. Percebemos redes de poder relacionadas às formas como compreendemos os processos de escolarização, às posições atribuídas às/aos docentes e às diferentes legitimidades do centro e da periferia como posições de enunciação.In this paper we propose to discuss how the functioning of truths about the human differentiation regulates and conforms the pedagogical actions and will present itself as a challenge as we seek to transform the school routine, which has emerged as discriminatory and not very open to differences. We use as research field the implementation of the course Gender and Diversity in School, hosted by the Ministry of Education as continuing education for teachers of the public school system, which aims to modify prejudices and disseminate a conception of human rights. We explored the naturalization of truths that, in this process, constructs subjectivities and identities, demarcates differences that provide the basis for inequalities. We analyze, in this process, power networks related to the ways we understand the processes of education, the positions assigned to teachers and the different legitimacy of the center and the periphery as positions of enunciation.En este trabajo nos proponemos analizar cómo el funcionamiento de las verdades sobre la diferenciación del ser humano regula y ajusta a lo pedagógico y se presenta como un desafío al tratar de transformar la rutina de la escuela, que ha surgido como discriminatoria y no muy abierta a las diferencias. Utilizamos la implementación del curso Género y Diversidad en la Escuela, organizado por el Ministerio de Educación como educación continua para los profesores de la escuela pública, que tiene como objetivo modificar prejuicios y difundir una concepción de los derechos humanos. Exploramos la naturalización de verdades que, en este proceso, construyen subjetividades e identidades, demarcan diferencias que sostienen desigualdades. Observamos, en este proceso, redes de poder relacionadas con las formas de entender los procesos de la educación, con los puestos asignados a los profesores y con las diferentes legitimidades del centro y de la periferia como posiciones de enunciación.application/pdfporArquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 68, n. 2 (2016), p. 84-98Formação de professoresEducação a distânciaDiversidade sexualDireitos humanosGêneroSubjetividadePsicologiaContinuing teacher educationDistance educationPublic policySexual diversityHuman rightsEducación continua de maestrosEducación a distanciaPolíticas públicasDiversidad sexualDerechos humanosDiferenças e desigualdades em um projeto de educação a distânciaDifferences and inequalities on a distance education project Diferencias y desigualdades en un proyecto de educación a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070818.pdf001070818.pdfTexto completoapplication/pdf239485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180399/1/001070818.pdfd3192a79b4c9ad48d542ed6a28fa6fc5MD51TEXT001070818.pdf.txt001070818.pdf.txtExtracted Texttext/plain57281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180399/2/001070818.pdf.txt7bd17293c3a5f15b4eab585ac68d7435MD5210183/1803992018-07-13 02:24:19.023348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180399Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-13T05:24:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Differences and inequalities on a distance education project
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Diferencias y desigualdades en un proyecto de educación a distancia
title Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância
spellingShingle Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância
Quartiero, Eliana Teresinha
Formação de professores
Educação a distância
Diversidade sexual
Direitos humanos
Gênero
Subjetividade
Psicologia
Continuing teacher education
Distance education
Public policy
Sexual diversity
Human rights
Educación continua de maestros
Educación a distancia
Políticas públicas
Diversidad sexual
Derechos humanos
title_short Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância
title_full Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância
title_fullStr Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância
title_full_unstemmed Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância
title_sort Diferenças e desigualdades em um projeto de educação a distância
author Quartiero, Eliana Teresinha
author_facet Quartiero, Eliana Teresinha
Nardi, Henrique Caetano
author_role author
author2 Nardi, Henrique Caetano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quartiero, Eliana Teresinha
Nardi, Henrique Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação a distância
Diversidade sexual
Direitos humanos
Gênero
Subjetividade
Psicologia
topic Formação de professores
Educação a distância
Diversidade sexual
Direitos humanos
Gênero
Subjetividade
Psicologia
Continuing teacher education
Distance education
Public policy
Sexual diversity
Human rights
Educación continua de maestros
Educación a distancia
Políticas públicas
Diversidad sexual
Derechos humanos
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing teacher education
Distance education
Public policy
Sexual diversity
Human rights
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación continua de maestros
Educación a distancia
Políticas públicas
Diversidad sexual
Derechos humanos
description Neste artigo propomos discutir como o funcionamento de verdades acerca da diferenciação do humano normatiza e conforma o fazer pedagógico e vai se apresentar como desafio quando buscamos transformar o cotidiano escolar, o qual tem se apresentado como discriminatório e pouco permeável às diferenças. Utilizamos como campo de pesquisa a implantação do curso Gênero e Diversidade na Escola, oferecido pelo Ministério da Educação como formação continuada para professoras/es da rede pública de ensino, o qual tem como objetivo modificar preconceitos e divulgar uma concepção de direitos humanos. Exploramos as naturalizações de verdades que, nesse processo, constroem subjetividades e identidades, demarcam diferenças que servem de base para desigualdades. Percebemos redes de poder relacionadas às formas como compreendemos os processos de escolarização, às posições atribuídas às/aos docentes e às diferentes legitimidades do centro e da periferia como posições de enunciação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-12T02:26:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180399
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-8692
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001070818
identifier_str_mv 0100-8692
001070818
url http://hdl.handle.net/10183/180399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 68, n. 2 (2016), p. 84-98
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180399/1/001070818.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180399/2/001070818.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d3192a79b4c9ad48d542ed6a28fa6fc5
7bd17293c3a5f15b4eab585ac68d7435
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224946955845632