Discriminação percebida na trajetória acadêmica e profissional de egressos de um curso de graduação em odontologia da Universidade Do Rio Grande Do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273523 |
Resumo: | A discriminação e o racismo são problemas sociais e que influenciam negativamente na trajetória acadêmica e profissional dos indivíduos que vivenciam estas opressões. O presente estudo analisou a discriminação sofrida ou percebida na trajetória acadêmica e profissional de egressos formados num curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como investigou o conhecimento desses profissionais em realizar denúncias em caso de discriminação. Trata-se de um estudo com delineamento qualitativo e de natureza exploratóriadescritiva, cujas informações foram examinadas através da análise de conteúdo categorial temática. Foram realizadas entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética institucional. Foram entrevistados egressos da Faculdade de Odontologia da UFRGS, formados no período de 2019 a 2020. Como resultados, pode-se perceber que a discriminação foi sofrida ou percebida pela totalidade dos entrevistados, sendo o racismo e a discriminação por gênero os mais vivenciados. Ainda, encontrou-se grande desconhecimento dos entrevistados sobre os canais disponíveis para realizar denúncias. O medo de represálias que poderiam ocorrer, principalmente por parte dos docentes, limitou a procura dos canais de denúncia pelos envolvidos nas situações de discriminação. O apoio entre colegas e coletivos foi importante para superar as situações de discriminação sofridas ao longo da graduação. O presente estudo mostra que ainda há muito para avançar no enfrentamento das diversas discriminações sofridas ou presenciadas durante a formação e o trabalho. Espaços para debater e enfrentar as discriminações são necessários dentro e fora da universidade. A implementação de disciplinas para a educação das relações étnico-raciais no currículo do curso é fundamental. Além disso, dar visibilidade aos canais disponíveis para realizar a denúncia em casos de discriminação e efetivar a denúncia são necessários. |
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Santos, Renata de SouzaPilotto, Luciane Maria2024-03-14T04:57:47Z2021http://hdl.handle.net/10183/273523001140276A discriminação e o racismo são problemas sociais e que influenciam negativamente na trajetória acadêmica e profissional dos indivíduos que vivenciam estas opressões. O presente estudo analisou a discriminação sofrida ou percebida na trajetória acadêmica e profissional de egressos formados num curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como investigou o conhecimento desses profissionais em realizar denúncias em caso de discriminação. Trata-se de um estudo com delineamento qualitativo e de natureza exploratóriadescritiva, cujas informações foram examinadas através da análise de conteúdo categorial temática. Foram realizadas entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética institucional. Foram entrevistados egressos da Faculdade de Odontologia da UFRGS, formados no período de 2019 a 2020. Como resultados, pode-se perceber que a discriminação foi sofrida ou percebida pela totalidade dos entrevistados, sendo o racismo e a discriminação por gênero os mais vivenciados. Ainda, encontrou-se grande desconhecimento dos entrevistados sobre os canais disponíveis para realizar denúncias. O medo de represálias que poderiam ocorrer, principalmente por parte dos docentes, limitou a procura dos canais de denúncia pelos envolvidos nas situações de discriminação. O apoio entre colegas e coletivos foi importante para superar as situações de discriminação sofridas ao longo da graduação. O presente estudo mostra que ainda há muito para avançar no enfrentamento das diversas discriminações sofridas ou presenciadas durante a formação e o trabalho. Espaços para debater e enfrentar as discriminações são necessários dentro e fora da universidade. A implementação de disciplinas para a educação das relações étnico-raciais no currículo do curso é fundamental. Além disso, dar visibilidade aos canais disponíveis para realizar a denúncia em casos de discriminação e efetivar a denúncia são necessários.Discrimination and racism are social problems that negatively influence the academic and professional trajectory of the desires that experience these oppressions. This study analyzed the discrimination suffered or perceived in the academic and professional trajectory of graduates from an undergraduate course in Dentistry at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), as well as investigating the knowledge of these professionals in filing complaints in case of discrimination. This is a study with a qualitative design and exploratory-descriptive nature, which provides information examined through thematic categorical content analysis. Individuals were defined, with a semi-structured script. The research was submitted and approved by the institutional ethics committee. Graduates from the UFRGS School of Dentistry, graduated from 2019 to 2020, were interviewed. As a result, it can be seen that discrimination was suffered or perceived by all respondents, with racism and gender discrimination being the most experienced. Still, it was found that the interviewees were largely unaware of the channels available to file complaints. The fear of reprisals that occurs, mainly on the part of teachers, limited the search for channels of complaint by those affected in situations of discrimination. Support among colleagues and groups was important to overcome situations of discrimination suffered during graduation. The present study shows that there is still a long way to go in facing up to the different types of discrimination suffered or witnessed during training and work. Spaces for debating and confronting discrimination are inside and outside the university. The implementation of subjects for the education of ethnic-racial relations in the course curriculum is fundamental. In addition, give visibility to the channels available to file a complaint in cases of discrimination and file a complaint of discrimination.application/pdfporEducação superiorDiscriminaçãoMercado de trabalhoEducation, graduateDiscriminationJob marketDiscriminação percebida na trajetória acadêmica e profissional de egressos de um curso de graduação em odontologia da Universidade Do Rio Grande Do SulPerceived discrimination in the academic and professional trajectory of graduates of an undergraduate course in dentistry at the University of Rio Grande Do Sul info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2021Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140276.pdf.txt001140276.pdf.txtExtracted Texttext/plain99526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273523/2/001140276.pdf.txt2e22bb576e8b24ac6d5dc3bc391441d4MD52ORIGINAL001140276.pdfTexto completoapplication/pdf1218674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273523/1/001140276.pdf0b62a786c8c265c30bca4e5f54a9a646MD5110183/2735232024-03-15 05:01:53.058782oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273523Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T08:01:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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