Habermas e a transformação pós-moderna do conceito de formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230972 |
Resumo: | A relação entre educação e formação na modernidade é destacada para analisar a transformação da categoria formação no contexto do pensamento pós-moderno de Habermas. A teoria da ação comunicativa de Habermas destranscendentaliza a razão iluminista, transformada em racionalidade presente na ação comunicativa. A racionalidade comunicativa se expressa por meio de argumentações cognitivas, morais e expressivas que constituem aprendizagens sociais, configuradoras de processos formativos. Tais processos exigem, para sua compreensão e reconstrução, um trabalho articulado da Filosofia com as Ciências Sociais, possibilitador da transformação do conceito monológico de formação do Iluminismo em processos dialógicos que resultam em significativas conseqüências para a compreensão crítica da ação educativa na pós-modernidade. |
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Martini, Rosa Maria Filippozzi2021-10-20T04:23:20Z20000100-3143http://hdl.handle.net/10183/230972000276230A relação entre educação e formação na modernidade é destacada para analisar a transformação da categoria formação no contexto do pensamento pós-moderno de Habermas. A teoria da ação comunicativa de Habermas destranscendentaliza a razão iluminista, transformada em racionalidade presente na ação comunicativa. A racionalidade comunicativa se expressa por meio de argumentações cognitivas, morais e expressivas que constituem aprendizagens sociais, configuradoras de processos formativos. Tais processos exigem, para sua compreensão e reconstrução, um trabalho articulado da Filosofia com as Ciências Sociais, possibilitador da transformação do conceito monológico de formação do Iluminismo em processos dialógicos que resultam em significativas conseqüências para a compreensão crítica da ação educativa na pós-modernidade.This paper points out the relationship between education and formation in modem times. It emphasizes the transformation of the category formation - in the postmodem work of Habermas' theory of communicative action. The theory of communicative action modifies the transcendental reason of Enlightenment that appears as communicative action. The communicative rationality is revealed as cognitive moral and expressive argumentations. These argumentations are established as formative processes. In order to comprehend and reconstruct these processes the cooperation of Philosophy and Social Sciences is necessary. This integrative work transforms the abstract and monological concept of the enlightened process of formation into life-world interactions that result from the social learning process which implies argumentation. This cooperative work between Philosophy and Social Sciences results in meaninfull consequences to a comprehensive critique of educational action in post-modern times.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 25, n. 1 (jan./jun. 2000), p. 163-180Teoria críticaPós-modernismoHabermas, Jürgen, 1929-Communicative actionEducational actionFormationSocial learningHabermas e a transformação pós-moderna do conceito de formaçãoHabermas and the post-modern transformation of the concept of formation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000276230.pdf.txt000276230.pdf.txtExtracted Texttext/plain52008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230972/2/000276230.pdf.txt8be3652fb08dc077494ee3450234eef4MD52ORIGINAL000276230.pdfTexto completoapplication/pdf260473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230972/1/000276230.pdf930c4f1574725ebb2b2f45f798268597MD5110183/2309722021-11-20 06:07:02.019909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230972Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:07:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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