Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Rosa Maria Filippozzi
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231996
Resumo: Este estudo questiona a fonnação do professor articulando a história da educação brasileira com a história das idéias filosóficas. Baseado em minha tese de doutorado, Ação Comunicativa e Ação Educativa: recuperando o 'eros' e o 'ethos' pedagógico, e nas discussões metodológicas sobre dialética e hennenêutica, analisa os perigos da influência de ideologias na constituição do conhecimento pedagógico, sob a égide da razão moderna. Postula a possibilidade de reconstrução de um saber da educação, a partir da proposta habennasiana de racionalidade pós-moderna.
id UFRGS-2_bcdaff7c797e87900ca2001b950124af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231996
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martini, Rosa Maria Filippozzi2021-11-18T04:25:17Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/231996000211954Este estudo questiona a fonnação do professor articulando a história da educação brasileira com a história das idéias filosóficas. Baseado em minha tese de doutorado, Ação Comunicativa e Ação Educativa: recuperando o 'eros' e o 'ethos' pedagógico, e nas discussões metodológicas sobre dialética e hennenêutica, analisa os perigos da influência de ideologias na constituição do conhecimento pedagógico, sob a égide da razão moderna. Postula a possibilidade de reconstrução de um saber da educação, a partir da proposta habennasiana de racionalidade pós-moderna.This study questions teacher education in postmodern times, articulating the history of Brazilian education with the history of philosophical ideas. This paper is based on my doctoral dissertation, Communicative Action and Educational Action: recovering pedagogical eras and ethos. This work points out methodological discussions regarding dialetics and henneneutics. It analyses the dangers of ideological influences upon the constitution ofpedagogical knowledge from the perspective ofmodern reason. This work postulates the possibility of reconstruction of educational wisdom, based on Habennas' conception ofpost-modern rationality.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 9-29ProfessorFormaçãoHabermas, Jürgen, 1929-Communicative actionEducational actionPedagogical "eros" and "ethos "Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidadeHabermas and the critique ofpedagogical knowledge in postmodern times info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000211954.pdf.txt000211954.pdf.txtExtracted Texttext/plain61403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231996/2/000211954.pdf.txt9c6e6726f1accb9d7ee84cf850cb6551MD52ORIGINAL000211954.pdfTexto completoapplication/pdf366238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231996/1/000211954.pdffc441ac2de2172abc2ec883fd73d3009MD5110183/2319962021-11-20 06:17:00.205644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231996Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Habermas and the critique ofpedagogical knowledge in postmodern times
title Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
spellingShingle Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
Martini, Rosa Maria Filippozzi
Professor
Formação
Habermas, Jürgen, 1929-
Communicative action
Educational action
Pedagogical "eros" and "ethos "
title_short Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
title_full Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
title_fullStr Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
title_full_unstemmed Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
title_sort Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
author Martini, Rosa Maria Filippozzi
author_facet Martini, Rosa Maria Filippozzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Rosa Maria Filippozzi
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Habermas, Jürgen, 1929-
topic Professor
Formação
Habermas, Jürgen, 1929-
Communicative action
Educational action
Pedagogical "eros" and "ethos "
dc.subject.eng.fl_str_mv Communicative action
Educational action
Pedagogical "eros" and "ethos "
description Este estudo questiona a fonnação do professor articulando a história da educação brasileira com a história das idéias filosóficas. Baseado em minha tese de doutorado, Ação Comunicativa e Ação Educativa: recuperando o 'eros' e o 'ethos' pedagógico, e nas discussões metodológicas sobre dialética e hennenêutica, analisa os perigos da influência de ideologias na constituição do conhecimento pedagógico, sob a égide da razão moderna. Postula a possibilidade de reconstrução de um saber da educação, a partir da proposta habennasiana de racionalidade pós-moderna.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-18T04:25:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231996
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000211954
identifier_str_mv 0100-3143
000211954
url http://hdl.handle.net/10183/231996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 9-29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231996/2/000211954.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231996/1/000211954.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c6e6726f1accb9d7ee84cf850cb6551
fc441ac2de2172abc2ec883fd73d3009
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447774200594432