Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231996 |
Resumo: | Este estudo questiona a fonnação do professor articulando a história da educação brasileira com a história das idéias filosóficas. Baseado em minha tese de doutorado, Ação Comunicativa e Ação Educativa: recuperando o 'eros' e o 'ethos' pedagógico, e nas discussões metodológicas sobre dialética e hennenêutica, analisa os perigos da influência de ideologias na constituição do conhecimento pedagógico, sob a égide da razão moderna. Postula a possibilidade de reconstrução de um saber da educação, a partir da proposta habennasiana de racionalidade pós-moderna. |
id |
UFRGS-2_bcdaff7c797e87900ca2001b950124af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231996 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martini, Rosa Maria Filippozzi2021-11-18T04:25:17Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/231996000211954Este estudo questiona a fonnação do professor articulando a história da educação brasileira com a história das idéias filosóficas. Baseado em minha tese de doutorado, Ação Comunicativa e Ação Educativa: recuperando o 'eros' e o 'ethos' pedagógico, e nas discussões metodológicas sobre dialética e hennenêutica, analisa os perigos da influência de ideologias na constituição do conhecimento pedagógico, sob a égide da razão moderna. Postula a possibilidade de reconstrução de um saber da educação, a partir da proposta habennasiana de racionalidade pós-moderna.This study questions teacher education in postmodern times, articulating the history of Brazilian education with the history of philosophical ideas. This paper is based on my doctoral dissertation, Communicative Action and Educational Action: recovering pedagogical eras and ethos. This work points out methodological discussions regarding dialetics and henneneutics. It analyses the dangers of ideological influences upon the constitution ofpedagogical knowledge from the perspective ofmodern reason. This work postulates the possibility of reconstruction of educational wisdom, based on Habennas' conception ofpost-modern rationality.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 9-29ProfessorFormaçãoHabermas, Jürgen, 1929-Communicative actionEducational actionPedagogical "eros" and "ethos "Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidadeHabermas and the critique ofpedagogical knowledge in postmodern times info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000211954.pdf.txt000211954.pdf.txtExtracted Texttext/plain61403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231996/2/000211954.pdf.txt9c6e6726f1accb9d7ee84cf850cb6551MD52ORIGINAL000211954.pdfTexto completoapplication/pdf366238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231996/1/000211954.pdffc441ac2de2172abc2ec883fd73d3009MD5110183/2319962021-11-20 06:17:00.205644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231996Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Habermas and the critique ofpedagogical knowledge in postmodern times |
title |
Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade |
spellingShingle |
Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade Martini, Rosa Maria Filippozzi Professor Formação Habermas, Jürgen, 1929- Communicative action Educational action Pedagogical "eros" and "ethos " |
title_short |
Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade |
title_full |
Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade |
title_fullStr |
Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade |
title_full_unstemmed |
Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade |
title_sort |
Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade |
author |
Martini, Rosa Maria Filippozzi |
author_facet |
Martini, Rosa Maria Filippozzi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martini, Rosa Maria Filippozzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Habermas, Jürgen, 1929- |
topic |
Professor Formação Habermas, Jürgen, 1929- Communicative action Educational action Pedagogical "eros" and "ethos " |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communicative action Educational action Pedagogical "eros" and "ethos " |
description |
Este estudo questiona a fonnação do professor articulando a história da educação brasileira com a história das idéias filosóficas. Baseado em minha tese de doutorado, Ação Comunicativa e Ação Educativa: recuperando o 'eros' e o 'ethos' pedagógico, e nas discussões metodológicas sobre dialética e hennenêutica, analisa os perigos da influência de ideologias na constituição do conhecimento pedagógico, sob a égide da razão moderna. Postula a possibilidade de reconstrução de um saber da educação, a partir da proposta habennasiana de racionalidade pós-moderna. |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-18T04:25:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231996 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000211954 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000211954 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 9-29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231996/2/000211954.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231996/1/000211954.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c6e6726f1accb9d7ee84cf850cb6551 fc441ac2de2172abc2ec883fd73d3009 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447774200594432 |