Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schnack, Gislaine Fátima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239203
Resumo: A curricularização da extensão universitária diz respeito à creditação curricular de 10% de atividades extensionistas na matriz curricular dos cursos de graduação. Este trabalho teve intuito de pesquisar o andamento do processo de Curricularização da Extensão nos Cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, objetivando verificar as estratégias e os desafios para a implantação da curricularização. Foram analisados os Projetos e Programas de Extensão em andamento dos anos de 2019 até 2020, sendo entrevistados os Coordenadores destes Projetos e Programas de Extensão, a Coordenação de Extensão do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências e a Coordenação do Fórum de Extensão da UFRGS. As entrevistas foram realizadas através de questionários elaborados no Google Forms e enviados individualmente por e-mail. Através da análise do conteúdo das questões e a discussão com a literatura pertinente, para que a Extensão Universitária seja creditada nos Cursos de Ciências Biológicas do IB da UFRGS, deve-se promover uma maior discussão sobre a temática da curricularização, pois apesar da primeira normativa sobre a curricularização estar descrita no Plano Nacional de Educação (2000-2010), passou-se 20 anos, e o assunto ainda não está claro para vários docentes entrevistados. Os docentes que possuem este conhecimento salientam a importância da retomada deste tema, devido a sua importância e relevância científica e social, assim como para UFRGS, enquanto mantenedora, possa divulgar e realizar um levantamento de dados para traçar objetivos e metas que possam ser cumpridas e realizadas. Desta maneira conclui-se que, após um aprofundamento da equipe docente sobre o tema, seria possível construir uma matriz curricular que possa abranger os 10% de atividades de extensão, podendo contar com os discentes e a comunidade acadêmica, para que juntos participem e se aprofundem neste debate, que afetará o cotidiano de todos.
id UFRGS-2_7e74f26be8f41fdbb46e48c9e32e1218
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239203
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schnack, Gislaine FátimaGuerra, Teresinha2022-05-25T04:41:16Z2021http://hdl.handle.net/10183/239203001138763A curricularização da extensão universitária diz respeito à creditação curricular de 10% de atividades extensionistas na matriz curricular dos cursos de graduação. Este trabalho teve intuito de pesquisar o andamento do processo de Curricularização da Extensão nos Cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, objetivando verificar as estratégias e os desafios para a implantação da curricularização. Foram analisados os Projetos e Programas de Extensão em andamento dos anos de 2019 até 2020, sendo entrevistados os Coordenadores destes Projetos e Programas de Extensão, a Coordenação de Extensão do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências e a Coordenação do Fórum de Extensão da UFRGS. As entrevistas foram realizadas através de questionários elaborados no Google Forms e enviados individualmente por e-mail. Através da análise do conteúdo das questões e a discussão com a literatura pertinente, para que a Extensão Universitária seja creditada nos Cursos de Ciências Biológicas do IB da UFRGS, deve-se promover uma maior discussão sobre a temática da curricularização, pois apesar da primeira normativa sobre a curricularização estar descrita no Plano Nacional de Educação (2000-2010), passou-se 20 anos, e o assunto ainda não está claro para vários docentes entrevistados. Os docentes que possuem este conhecimento salientam a importância da retomada deste tema, devido a sua importância e relevância científica e social, assim como para UFRGS, enquanto mantenedora, possa divulgar e realizar um levantamento de dados para traçar objetivos e metas que possam ser cumpridas e realizadas. Desta maneira conclui-se que, após um aprofundamento da equipe docente sobre o tema, seria possível construir uma matriz curricular que possa abranger os 10% de atividades de extensão, podendo contar com os discentes e a comunidade acadêmica, para que juntos participem e se aprofundem neste debate, que afetará o cotidiano de todos.The curricularization of university extension concerns the curricular accreditation of 10% of extension activities in the curriculum of undergraduate courses. This work aimed to research the progress of the Extension Curriculum process in Biological Sciences Courses (Licentiate and Bachelor's Degree) at the Federal University of Rio Grande do Sul, aiming to verify the strategies and challenges for the implementation of the curricularization. The Extension Projects and Programs in progress from 2019 to 2020 were carried out, and the Coordinators of these Extension Projects and Programs, the Extension Coordination of the Biological Sciences Course and the Coordination of the UFRGS Extension Forum were interviewed. The calls were made through questionnaires prepared on Google Forms and sent by email. Through the analysis of the content of the questions and discussion with the relevant literature, in order for the University Extension to be accredited in the Biological Sciences Courses of the IB of UFRGS, a greater discussion on the subject of curricularization should be promoted, as despite the first normative about the curricularization being dispensed in the National Education Plan (2000-2010), 20 years have passed, the subject is still not clear for several interviewed teachers. The documents that have this knowledge emphasize the importance of resuming this topic, due to its scientific and social importance, as well as for UFRGS, as a sponsor, can disseminate and carry out a data survey to outline objectives and goals that can be met and carried out. In this way, it is concluded that, after a deepening of the teaching team on the subject, it would be possible to build a curriculum matrix that could cover 10% of extension activities, counting on the students and the academic community, so that together they participate and become deepen in this debate, which will affect everyone's daily life.application/pdfporExtensão universitáriaCurrículoCiências biológicasUniversity extensionExtension curriculumExtensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138763.pdf.txt001138763.pdf.txtExtracted Texttext/plain82297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239203/2/001138763.pdf.txtaa1929aea2c63e08aa832c8fa7a9e3fbMD52ORIGINAL001138763.pdfTexto completoapplication/pdf359923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239203/1/001138763.pdfc27e93a219663b128276033551ade819MD5110183/2392032022-07-21 04:55:01.104902oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-21T07:55:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias
title Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias
spellingShingle Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias
Schnack, Gislaine Fátima
Extensão universitária
Currículo
Ciências biológicas
University extension
Extension curriculum
title_short Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias
title_full Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias
title_fullStr Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias
title_full_unstemmed Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias
title_sort Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias
author Schnack, Gislaine Fátima
author_facet Schnack, Gislaine Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schnack, Gislaine Fátima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guerra, Teresinha
contributor_str_mv Guerra, Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária
Currículo
Ciências biológicas
topic Extensão universitária
Currículo
Ciências biológicas
University extension
Extension curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv University extension
Extension curriculum
description A curricularização da extensão universitária diz respeito à creditação curricular de 10% de atividades extensionistas na matriz curricular dos cursos de graduação. Este trabalho teve intuito de pesquisar o andamento do processo de Curricularização da Extensão nos Cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, objetivando verificar as estratégias e os desafios para a implantação da curricularização. Foram analisados os Projetos e Programas de Extensão em andamento dos anos de 2019 até 2020, sendo entrevistados os Coordenadores destes Projetos e Programas de Extensão, a Coordenação de Extensão do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências e a Coordenação do Fórum de Extensão da UFRGS. As entrevistas foram realizadas através de questionários elaborados no Google Forms e enviados individualmente por e-mail. Através da análise do conteúdo das questões e a discussão com a literatura pertinente, para que a Extensão Universitária seja creditada nos Cursos de Ciências Biológicas do IB da UFRGS, deve-se promover uma maior discussão sobre a temática da curricularização, pois apesar da primeira normativa sobre a curricularização estar descrita no Plano Nacional de Educação (2000-2010), passou-se 20 anos, e o assunto ainda não está claro para vários docentes entrevistados. Os docentes que possuem este conhecimento salientam a importância da retomada deste tema, devido a sua importância e relevância científica e social, assim como para UFRGS, enquanto mantenedora, possa divulgar e realizar um levantamento de dados para traçar objetivos e metas que possam ser cumpridas e realizadas. Desta maneira conclui-se que, após um aprofundamento da equipe docente sobre o tema, seria possível construir uma matriz curricular que possa abranger os 10% de atividades de extensão, podendo contar com os discentes e a comunidade acadêmica, para que juntos participem e se aprofundem neste debate, que afetará o cotidiano de todos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-25T04:41:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138763
url http://hdl.handle.net/10183/239203
identifier_str_mv 001138763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239203/2/001138763.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239203/1/001138763.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa1929aea2c63e08aa832c8fa7a9e3fb
c27e93a219663b128276033551ade819
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447310633533440