Jornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Hora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justino, Guilherme Jancowski de Avila
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33564
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo das possibilidades de convergência existentes entre os meios de comunicação tradicionais (representados pelo jornal), o webjornalismo e as mídias digitais (simbolizadas por três diferentes suportes tecnológicos). O objetivo é identificar características que evidenciem o interesse das empresas de comunicação em investir em novos mercados criados a partir de novas tecnologias de informação – e a partir daí analisar se o conteúdo jornalístico produzido nas redações sofre ou não alterações adequadas à vigente fase da multiplicidade da oferta. O estudo é realizado sob o viés da economia política da comunicação, perspectiva voltada essencialmente para a análise da aplicação das relações de poder expressadas no mercado. Nesse contexto, examina-se reportagens publicadas por Zero Hora e zerohora.com nos aparelhos eletrônicos Kindle (um e-reader), iPad (um tablet) e smartphones a fim de aferir, através de observação participativa, se o material é concebido de maneira diferenciada para cada uma das plataformas em que o jornal está disponível.
id UFRGS-2_7e7a05a0a27dbdc8c67ef42d2dc55014
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33564
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Justino, Guilherme Jancowski de AvilaFerraretto, Luiz Artur2011-10-27T01:18:30Z2011http://hdl.handle.net/10183/33564000789824Este trabalho apresenta um estudo das possibilidades de convergência existentes entre os meios de comunicação tradicionais (representados pelo jornal), o webjornalismo e as mídias digitais (simbolizadas por três diferentes suportes tecnológicos). O objetivo é identificar características que evidenciem o interesse das empresas de comunicação em investir em novos mercados criados a partir de novas tecnologias de informação – e a partir daí analisar se o conteúdo jornalístico produzido nas redações sofre ou não alterações adequadas à vigente fase da multiplicidade da oferta. O estudo é realizado sob o viés da economia política da comunicação, perspectiva voltada essencialmente para a análise da aplicação das relações de poder expressadas no mercado. Nesse contexto, examina-se reportagens publicadas por Zero Hora e zerohora.com nos aparelhos eletrônicos Kindle (um e-reader), iPad (um tablet) e smartphones a fim de aferir, através de observação participativa, se o material é concebido de maneira diferenciada para cada uma das plataformas em que o jornal está disponível.This research presents a study of the existing possibilities of convergence between the traditional media (depicted by the newspapers), webjournalism and digital media (represented by three different technological supports). The objective is to identify characteristics that reveal the interest of communication companies on investments in new markets created by new technologies of information – and from there check if the journalistic content produced in newsrooms undergoes appropriate changes. The study is guided by the theory of political economy of communication, mainly focused on the analysis of power relations expressed on markets. In this context, reports published by Zero Hora and zerohora.com are analyzed in the electronic devices Kindle (an e-reader), iPad (a tablet) and smartphones in order to examine, through participant observation, if the content is planned in different manners to each of the platforms in which the newspaper is available.application/pdfporEconomia política da comunicaçãoZero Hora (Jornal)Journalistic convergenceMultiplatform distributionPolitical economy of communicationJornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Horainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000789824.pdf.txt000789824.pdf.txtExtracted Texttext/plain183528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33564/2/000789824.pdf.txtf968b09e14b5c05ade3b7643cf65326cMD52ORIGINAL000789824.pdf000789824.pdfTexto completoapplication/pdf1168329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33564/1/000789824.pdff919c659c6d14eb3b9cafa0a69614af7MD51THUMBNAIL000789824.pdf.jpg000789824.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33564/3/000789824.pdf.jpgfb57175b720661c8fe78acf2144966d0MD5310183/335642018-10-08 09:33:11.105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33564Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:33:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Hora
title Jornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Hora
spellingShingle Jornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Hora
Justino, Guilherme Jancowski de Avila
Economia política da comunicação
Zero Hora (Jornal)
Journalistic convergence
Multiplatform distribution
Political economy of communication
title_short Jornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Hora
title_full Jornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Hora
title_fullStr Jornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Hora
title_full_unstemmed Jornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Hora
title_sort Jornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Hora
author Justino, Guilherme Jancowski de Avila
author_facet Justino, Guilherme Jancowski de Avila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justino, Guilherme Jancowski de Avila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferraretto, Luiz Artur
contributor_str_mv Ferraretto, Luiz Artur
dc.subject.por.fl_str_mv Economia política da comunicação
Zero Hora (Jornal)
topic Economia política da comunicação
Zero Hora (Jornal)
Journalistic convergence
Multiplatform distribution
Political economy of communication
dc.subject.eng.fl_str_mv Journalistic convergence
Multiplatform distribution
Political economy of communication
description Este trabalho apresenta um estudo das possibilidades de convergência existentes entre os meios de comunicação tradicionais (representados pelo jornal), o webjornalismo e as mídias digitais (simbolizadas por três diferentes suportes tecnológicos). O objetivo é identificar características que evidenciem o interesse das empresas de comunicação em investir em novos mercados criados a partir de novas tecnologias de informação – e a partir daí analisar se o conteúdo jornalístico produzido nas redações sofre ou não alterações adequadas à vigente fase da multiplicidade da oferta. O estudo é realizado sob o viés da economia política da comunicação, perspectiva voltada essencialmente para a análise da aplicação das relações de poder expressadas no mercado. Nesse contexto, examina-se reportagens publicadas por Zero Hora e zerohora.com nos aparelhos eletrônicos Kindle (um e-reader), iPad (um tablet) e smartphones a fim de aferir, através de observação participativa, se o material é concebido de maneira diferenciada para cada uma das plataformas em que o jornal está disponível.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-27T01:18:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33564
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000789824
url http://hdl.handle.net/10183/33564
identifier_str_mv 000789824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33564/2/000789824.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33564/1/000789824.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33564/3/000789824.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f968b09e14b5c05ade3b7643cf65326c
f919c659c6d14eb3b9cafa0a69614af7
fb57175b720661c8fe78acf2144966d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486736977788928