Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bourscheid, Clarice de Campos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29258
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa sobre a formação de profissionais atuantes em Porto Alegre que cantem e atuem em espetáculos que envolvam o teatro e a música cantada em cena, sejam eles denominados como teatro, teatro musical, ópera ou qualquer outro gênero de espetáculo que envolva essas duas formas de expressão artística. Foi feita uma pesquisa qualitativa por meio de estudo multicasos, utilizando-se a ferramenta da entrevista semiestruturada. Na pesquisa foi enfocado o trabalho de preparação dos profissionais das duas áreas: canto e teatro. O ponto de partida foram as idéias dos autores: GUSE (2009), que fala sobre a atuação cênica do cantor–ator na ópera, e de KENRICK (2008), sobre a atuação do cantor–ator de teatro musical. O material empírico analisado foi constituído por entrevistas realizadas com seis profissionais, tanto cantores que atuam, quanto atores que cantam, bem como duas profissionais que trabalham na preparação vocal desses artistas. A intenção foi a de investigar as experiências de formação dos entrevistados que, provenientes de diferentes experiências de formação acadêmica, desempenham ou já desempenharam o trabalho de cantar e atuar em cena. Buscou-se refletir, também, sobre as questões propostas no subtítulo desta monografia que são, justamente, as barreiras, os desafios e as aprendizagens ocorridos ao longo dessas trajetórias de prática artística interdisciplinar. Por fim, reflete-se sobre possibilidades de inter-relação entre os cursos de música e teatro, entendendo, por força das questões emergidas desta pesquisa, que isso enriqueceria a formação de um futuro cantor–ator.
id UFRGS-2_7e7a73562a2759a4d2ff055b7f0f4663
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29258
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bourscheid, Clarice de CamposAlcântara, Celina Nunes de2011-06-01T06:00:29Z2011http://hdl.handle.net/10183/29258000776264Este trabalho é uma pesquisa sobre a formação de profissionais atuantes em Porto Alegre que cantem e atuem em espetáculos que envolvam o teatro e a música cantada em cena, sejam eles denominados como teatro, teatro musical, ópera ou qualquer outro gênero de espetáculo que envolva essas duas formas de expressão artística. Foi feita uma pesquisa qualitativa por meio de estudo multicasos, utilizando-se a ferramenta da entrevista semiestruturada. Na pesquisa foi enfocado o trabalho de preparação dos profissionais das duas áreas: canto e teatro. O ponto de partida foram as idéias dos autores: GUSE (2009), que fala sobre a atuação cênica do cantor–ator na ópera, e de KENRICK (2008), sobre a atuação do cantor–ator de teatro musical. O material empírico analisado foi constituído por entrevistas realizadas com seis profissionais, tanto cantores que atuam, quanto atores que cantam, bem como duas profissionais que trabalham na preparação vocal desses artistas. A intenção foi a de investigar as experiências de formação dos entrevistados que, provenientes de diferentes experiências de formação acadêmica, desempenham ou já desempenharam o trabalho de cantar e atuar em cena. Buscou-se refletir, também, sobre as questões propostas no subtítulo desta monografia que são, justamente, as barreiras, os desafios e as aprendizagens ocorridos ao longo dessas trajetórias de prática artística interdisciplinar. Por fim, reflete-se sobre possibilidades de inter-relação entre os cursos de música e teatro, entendendo, por força das questões emergidas desta pesquisa, que isso enriqueceria a formação de um futuro cantor–ator.This paper is a research on the formation of professionals in Porto Alegre, who, simultaneously, sing and act in performances, involving drama and music sung in scenes. May they be nominated as drama, musical, opera or whichever gender that involves these forms of artistic expression. A qualitative research has been carried out through the multi-case study, using the semi-structured interview tool. I have focused professional preparation work in both areas (singing and acting). I based my studies on the authors GUSE (2009), who refers to the scenic acting of the singer–actor in the opera, and KENRICK (2008), who refers to the singer–actor in the musical. The empiric material of the research has been constituted by interviews with six professionals: singers who act and actors who sing, as well as two professionals who work as voice coaches for these artists. My intention was to investigate the formation experience of the subjects, who had a diverse academic formation and perform or have performed the job of singing and acting in scene. I have also reflected on matters which have been proposed in the subtitle of this monograph. At last, we have made considerations about the possibilities of interrelation between singing and drama course, concluding through the questions aroused in the present research that it would lead to an enhanced formation of the future singer–actor.application/pdfporVozFormação de atoresSingerActorFormationVocal coachingCantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776264.pdf.txt000776264.pdf.txtExtracted Texttext/plain107963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29258/2/000776264.pdf.txtbed8935ce87a9e6bc2717f14697e8ddcMD52ORIGINAL000776264.pdf000776264.pdfTexto completoapplication/pdf1549579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29258/1/000776264.pdfc0bc1789c8b0fa2c5567ec02dd2850e2MD51THUMBNAIL000776264.pdf.jpg000776264.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29258/3/000776264.pdf.jpgeaf62ec9e5a36cafdae437dcd41e323cMD5310183/292582018-10-30 08:31:17.78oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29258Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:31:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
title Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
spellingShingle Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
Bourscheid, Clarice de Campos
Voz
Formação de atores
Singer
Actor
Formation
Vocal coaching
title_short Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
title_full Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
title_fullStr Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
title_full_unstemmed Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
title_sort Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
author Bourscheid, Clarice de Campos
author_facet Bourscheid, Clarice de Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bourscheid, Clarice de Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
contributor_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Formação de atores
topic Voz
Formação de atores
Singer
Actor
Formation
Vocal coaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Singer
Actor
Formation
Vocal coaching
description Este trabalho é uma pesquisa sobre a formação de profissionais atuantes em Porto Alegre que cantem e atuem em espetáculos que envolvam o teatro e a música cantada em cena, sejam eles denominados como teatro, teatro musical, ópera ou qualquer outro gênero de espetáculo que envolva essas duas formas de expressão artística. Foi feita uma pesquisa qualitativa por meio de estudo multicasos, utilizando-se a ferramenta da entrevista semiestruturada. Na pesquisa foi enfocado o trabalho de preparação dos profissionais das duas áreas: canto e teatro. O ponto de partida foram as idéias dos autores: GUSE (2009), que fala sobre a atuação cênica do cantor–ator na ópera, e de KENRICK (2008), sobre a atuação do cantor–ator de teatro musical. O material empírico analisado foi constituído por entrevistas realizadas com seis profissionais, tanto cantores que atuam, quanto atores que cantam, bem como duas profissionais que trabalham na preparação vocal desses artistas. A intenção foi a de investigar as experiências de formação dos entrevistados que, provenientes de diferentes experiências de formação acadêmica, desempenham ou já desempenharam o trabalho de cantar e atuar em cena. Buscou-se refletir, também, sobre as questões propostas no subtítulo desta monografia que são, justamente, as barreiras, os desafios e as aprendizagens ocorridos ao longo dessas trajetórias de prática artística interdisciplinar. Por fim, reflete-se sobre possibilidades de inter-relação entre os cursos de música e teatro, entendendo, por força das questões emergidas desta pesquisa, que isso enriqueceria a formação de um futuro cantor–ator.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-01T06:00:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29258
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776264
url http://hdl.handle.net/10183/29258
identifier_str_mv 000776264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29258/2/000776264.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29258/1/000776264.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29258/3/000776264.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bed8935ce87a9e6bc2717f14697e8ddc
c0bc1789c8b0fa2c5567ec02dd2850e2
eaf62ec9e5a36cafdae437dcd41e323c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224409155895296