O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guse, Cristine Bello [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152716
Resumo: O termo cantor-ator refere-se a cantores líricos que levem em conta qualquer grau de responsabilidade cênica existente em qualquer tipo de performance de seu repertório, considerando que o ato de cantar em público já é em si um ato cênico. Dessa forma, existe a necessidade do cantor agregar outras habilidades artísticas que vão além da produção técnico-musical, pois sua atitude cênica não é apenas complemento, mas parte fundamental de seu fazer artístico. Junto a isso, identifica-se uma lacuna na formação profissional dos cantores líricos referente a seu desenvolvimento cênico. O objetivo dessa pesquisa é propor atividades direcionadas ao desenvolvimento de habilidades relacionadas às necessidades cênicas do cantor-ator. A pesquisa fundamenta-se na revisão da literatura específica sobre a atuação cênica do cantor lírico como referencial teórico, tendo os princípios da metodologia do diretor norte-americano Wesley Balk (1981, 1989 e 1991) como fundamentação principal. A proposta de atividades é composta por exercícios e jogos cujo foco de desenvolvimento cênico contemple pelo menos um dos objetivos a seguir: 1) A construção de uma inteligência relativa ao uso cooperativo e assertivo dos recursos expressivos do cantor lírico – corpo, voz e rosto, proporcionando-lhe a integração dos processos de cantar e atuar; 2) o estímulo da sua sensibilidade e criatividade como forma de lhe desenvolver autonomia criativa que lhe permita o senso de verdade cênica e adaptabilidade na performance. Parte-se de exercícios presentes na metodologia de Wesley Balk em que são criados detalhes sobre a sua aplicação, bem como novos exercícios que se fundamentem dentro dos mesmos princípios. Por fim, sugere-se a organização de um laboratório orientado para o desenvolvimento cênico do cantor-ator cujas atividades apresentadas sirvam como procedimentos viáveis.
id UNSP_fa4e9b210c373912ab698467228293e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152716
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley BalkThe singer-actor: contributions to the scenic development of the lyrical singer from Wesley BalkConceito de cantor-atorAtuação cênica do cantor líricoDesenvolvimento de habilidades cênicasPreparação cênica da performance vocalSinger-actor conceptClassical singer scenic performanceScenic abilities developmentScenic preparation of vocal performanceO termo cantor-ator refere-se a cantores líricos que levem em conta qualquer grau de responsabilidade cênica existente em qualquer tipo de performance de seu repertório, considerando que o ato de cantar em público já é em si um ato cênico. Dessa forma, existe a necessidade do cantor agregar outras habilidades artísticas que vão além da produção técnico-musical, pois sua atitude cênica não é apenas complemento, mas parte fundamental de seu fazer artístico. Junto a isso, identifica-se uma lacuna na formação profissional dos cantores líricos referente a seu desenvolvimento cênico. O objetivo dessa pesquisa é propor atividades direcionadas ao desenvolvimento de habilidades relacionadas às necessidades cênicas do cantor-ator. A pesquisa fundamenta-se na revisão da literatura específica sobre a atuação cênica do cantor lírico como referencial teórico, tendo os princípios da metodologia do diretor norte-americano Wesley Balk (1981, 1989 e 1991) como fundamentação principal. A proposta de atividades é composta por exercícios e jogos cujo foco de desenvolvimento cênico contemple pelo menos um dos objetivos a seguir: 1) A construção de uma inteligência relativa ao uso cooperativo e assertivo dos recursos expressivos do cantor lírico – corpo, voz e rosto, proporcionando-lhe a integração dos processos de cantar e atuar; 2) o estímulo da sua sensibilidade e criatividade como forma de lhe desenvolver autonomia criativa que lhe permita o senso de verdade cênica e adaptabilidade na performance. Parte-se de exercícios presentes na metodologia de Wesley Balk em que são criados detalhes sobre a sua aplicação, bem como novos exercícios que se fundamentem dentro dos mesmos princípios. Por fim, sugere-se a organização de um laboratório orientado para o desenvolvimento cênico do cantor-ator cujas atividades apresentadas sirvam como procedimentos viáveis.The singer - actor term refers to classical singers that consider any degree of scenic responsibility existed in any kind of his/her repertory’s performance, keeping in mind that the act of singing in public is a scenic act by itself . In this way, there is a demand for the singer to aggregate other abilities beyond the technical - musical production, because his/her scenic attitude is not just a complement, but a fundamental part of his/her artistic practice. In addition, there is a gap in singers professional qualification regarding his/her acting development. The objective of this research is to propose activities aimed at the development of abilities related to the scenic needs of the singer - actor. The research is based on the review of the specific literature on the classi cal singer's scenic performance as a theoretical reference, with the principles of Wesley Balk's methodology (1981, 1989 and 1991) as the main foundation. The proposal of activities is composed of exercises and games whose focus of scenic development contemplates at least one of the following objectives: 1) The construction of an intelligence related to the cooperative and assertive use of the expressive resources of the classical singer - body, voice and face, provid ing to him/her the integration of the singing and acting processes; 2) the stimulation of his/her sensibility and creativity as a way to develop creative autonomy that allows him/her the sense of scenic truth and adaptability in performance. It starts with the exercises in the methodology of Wesley Balk, and it creates details about its application, as well as new exercises that are based on the same principles. Finally, it is suggested the organization of a laboratory oriented to the scenic development of the singer - actor in which these activities presented could serve as viable procedures.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raymundo, Sonia Marta Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guse, Cristine Bello [UNESP]2018-02-09T15:54:29Z2018-02-09T15:54:29Z2018-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15271600089673033004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:05:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152716Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:36:23.432406Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk
The singer-actor: contributions to the scenic development of the lyrical singer from Wesley Balk
title O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk
spellingShingle O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk
Guse, Cristine Bello [UNESP]
Conceito de cantor-ator
Atuação cênica do cantor lírico
Desenvolvimento de habilidades cênicas
Preparação cênica da performance vocal
Singer-actor concept
Classical singer scenic performance
Scenic abilities development
Scenic preparation of vocal performance
title_short O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk
title_full O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk
title_fullStr O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk
title_full_unstemmed O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk
title_sort O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk
author Guse, Cristine Bello [UNESP]
author_facet Guse, Cristine Bello [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raymundo, Sonia Marta Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guse, Cristine Bello [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito de cantor-ator
Atuação cênica do cantor lírico
Desenvolvimento de habilidades cênicas
Preparação cênica da performance vocal
Singer-actor concept
Classical singer scenic performance
Scenic abilities development
Scenic preparation of vocal performance
topic Conceito de cantor-ator
Atuação cênica do cantor lírico
Desenvolvimento de habilidades cênicas
Preparação cênica da performance vocal
Singer-actor concept
Classical singer scenic performance
Scenic abilities development
Scenic preparation of vocal performance
description O termo cantor-ator refere-se a cantores líricos que levem em conta qualquer grau de responsabilidade cênica existente em qualquer tipo de performance de seu repertório, considerando que o ato de cantar em público já é em si um ato cênico. Dessa forma, existe a necessidade do cantor agregar outras habilidades artísticas que vão além da produção técnico-musical, pois sua atitude cênica não é apenas complemento, mas parte fundamental de seu fazer artístico. Junto a isso, identifica-se uma lacuna na formação profissional dos cantores líricos referente a seu desenvolvimento cênico. O objetivo dessa pesquisa é propor atividades direcionadas ao desenvolvimento de habilidades relacionadas às necessidades cênicas do cantor-ator. A pesquisa fundamenta-se na revisão da literatura específica sobre a atuação cênica do cantor lírico como referencial teórico, tendo os princípios da metodologia do diretor norte-americano Wesley Balk (1981, 1989 e 1991) como fundamentação principal. A proposta de atividades é composta por exercícios e jogos cujo foco de desenvolvimento cênico contemple pelo menos um dos objetivos a seguir: 1) A construção de uma inteligência relativa ao uso cooperativo e assertivo dos recursos expressivos do cantor lírico – corpo, voz e rosto, proporcionando-lhe a integração dos processos de cantar e atuar; 2) o estímulo da sua sensibilidade e criatividade como forma de lhe desenvolver autonomia criativa que lhe permita o senso de verdade cênica e adaptabilidade na performance. Parte-se de exercícios presentes na metodologia de Wesley Balk em que são criados detalhes sobre a sua aplicação, bem como novos exercícios que se fundamentem dentro dos mesmos princípios. Por fim, sugere-se a organização de um laboratório orientado para o desenvolvimento cênico do cantor-ator cujas atividades apresentadas sirvam como procedimentos viáveis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-09T15:54:29Z
2018-02-09T15:54:29Z
2018-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152716
000896730
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/152716
identifier_str_mv 000896730
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128386736848896