Remuneração de profissionais de TI com e sem certificações profissionais : uma análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hickmann, Thiago Elias Hickmann
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169890
Resumo: As experiências e habilidades adquiridas fora do meio acadêmico convencional têm um papel importante em qualquer área profissional, e em muitos casos, influenciam significativamente o sucesso de carreira. Este trabalho busca entender com se comparam os perfis de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) inseridos no meio acadêmico ao se comparar os grupos aqueles que obtém e os que não obtém certificações de TI. O trabalho serve de contraponto a pesquisas a respeito de certificações e salários no contexto do EUA (GABELHOUSE, 2002; MCPMAG; DOMINGO, 2011), buscando fazer uma investigação de uma população de profissionais de TI no Rio Grande do Sul. O fato de que a maioria das publicações acerca do tema abordado são produzidas dentro do contexto de fabricantes de certificação, seja pela própria organização em seus meios de comunicação, ou por patrocínio, faz que a proporção de artigos que analisem o assunto de forma crítica e imparcial seja pequena. A metodologia envolveu a coleta de informações a respeito dos participantes através preenchimento voluntário de formulário eletrônico. Foram 246 respondentes, dos quais 162 eram compatíveis com o perfil estudado. A partir dos respondentes válidos foram obtidas medidas de salários médios, proporção de certificações obtidas, e receptividade a realizar certificações profissionais. A hipótese de diferença salarial entre indivíduos com e sem certificação se confirmou, com média de salário 18% maior naqueles que têm certificações, porém não foi possível obter resultados estatísticos que permitissem afirmar que essa diferença se reproduz na população como um todo. Também foi possível observar que fatores socioculturais (gênero, etnia, idade) têm maior expressão na diferenciação dos respondentes da amostra do que a obtenção de certificações. Dentre as conclusões, está a de que para afirmar que existe melhora de remuneração ao obter certificações no contexto de toda população será necessário um estudo longitudinal.
id UFRGS-2_7ea351f2873e1e598e7df50e55eba4e0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169890
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hickmann, Thiago Elias HickmannCosta, Silvia Generali da2017-11-01T02:31:44Z2017http://hdl.handle.net/10183/169890001051603As experiências e habilidades adquiridas fora do meio acadêmico convencional têm um papel importante em qualquer área profissional, e em muitos casos, influenciam significativamente o sucesso de carreira. Este trabalho busca entender com se comparam os perfis de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) inseridos no meio acadêmico ao se comparar os grupos aqueles que obtém e os que não obtém certificações de TI. O trabalho serve de contraponto a pesquisas a respeito de certificações e salários no contexto do EUA (GABELHOUSE, 2002; MCPMAG; DOMINGO, 2011), buscando fazer uma investigação de uma população de profissionais de TI no Rio Grande do Sul. O fato de que a maioria das publicações acerca do tema abordado são produzidas dentro do contexto de fabricantes de certificação, seja pela própria organização em seus meios de comunicação, ou por patrocínio, faz que a proporção de artigos que analisem o assunto de forma crítica e imparcial seja pequena. A metodologia envolveu a coleta de informações a respeito dos participantes através preenchimento voluntário de formulário eletrônico. Foram 246 respondentes, dos quais 162 eram compatíveis com o perfil estudado. A partir dos respondentes válidos foram obtidas medidas de salários médios, proporção de certificações obtidas, e receptividade a realizar certificações profissionais. A hipótese de diferença salarial entre indivíduos com e sem certificação se confirmou, com média de salário 18% maior naqueles que têm certificações, porém não foi possível obter resultados estatísticos que permitissem afirmar que essa diferença se reproduz na população como um todo. Também foi possível observar que fatores socioculturais (gênero, etnia, idade) têm maior expressão na diferenciação dos respondentes da amostra do que a obtenção de certificações. Dentre as conclusões, está a de que para afirmar que existe melhora de remuneração ao obter certificações no contexto de toda população será necessário um estudo longitudinal.Experiences and skills acquired outside the conventional academic setting play an important role in any professional area, and in many cases, significantly influence career success. This paper seeks to understand how to compare the profiles of Information Technology (IT) professionals inserted in the academic environment when comparing the groups those who obtain and those who do not obtain IT certifications. The work serves as a counterpoint to research on certifications and salaries in the context of the USA (GABELHOUSE, 2002; MCPMAG; DOMINGO, 2011), seeking to research a population of IT professionals in Rio Grande do Sul. The fact that most of the publications on the topic are produced within the context of certification manufacturers, either by the organization itself, or by some form of sponsorship , causes the proportion impartial articles to be very small. The methodology involved the collection of information about the participants through voluntary completion of electronic form. There were 246 respondents, of whom 162 were compatible with the profile studied. From the valid respondents were obtained measures of average salaries, proportion of obtained certifications, and receptivity to carry out professional certifications. The work serves as a counterpoint to research on certifications and salaries in the context of the USA (GABELHOUSE, 2002; MCPMAG; DOMINGO, 2011), seeking to research a population of IT professionals in Rio Grande do Sul. The fact that most of the publications on the topic are produced within the context of certification manufacturers, either by the organization itself, or by some form of sponsorship , causes the proportion impartial articles to be very small. The methodology involved the collection of information about the participants through voluntary completion of electronic form. There were 246 respondents, of whom 162 were compatible with the profile studied. From the valid respondents were obtained measures of average salaries, proportion of obtained certifications, and receptivity to carry out professional certifications. The hypothesis of the wage difference between individuals with and without certification was confirmed, with an average salary of 18% higher in those who have certifications, but it was not possible to obtain statistical results that allowed to affirm that this difference is reproduced in the population as a whole. It was also possible to observe that socio-cultural factors (gender, ethnicity, age) have a greater expression in the differentiation of the respondents of the sample than the obtaining of certifications. Among the conclusions, is that to affirm that there is improvement of remuneration when obtaining certifications in the context of all population will need a longitudinal study.application/pdfporRemuneraçãoSalariosCertificação profissionalFormação profissionalRemunerationProfessional qualificationProfessional CertificationSalaryRemuneração de profissionais de TI com e sem certificações profissionais : uma análise comparativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051603.pdf001051603.pdfTexto completoapplication/pdf974882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169890/1/001051603.pdf221e3e53263f936d7eb9936a8c0586ebMD51TEXT001051603.pdf.txt001051603.pdf.txtExtracted Texttext/plain104083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169890/2/001051603.pdf.txt3f1210ea6ed4920c39e2f372aa1d3b25MD52THUMBNAIL001051603.pdf.jpg001051603.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169890/3/001051603.pdf.jpg568aba6f8d5b4d59a2a96d4b19f983a2MD5310183/1698902018-10-30 08:04:29.13oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169890Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:04:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Remuneração de profissionais de TI com e sem certificações profissionais : uma análise comparativa
title Remuneração de profissionais de TI com e sem certificações profissionais : uma análise comparativa
spellingShingle Remuneração de profissionais de TI com e sem certificações profissionais : uma análise comparativa
Hickmann, Thiago Elias Hickmann
Remuneração
Salarios
Certificação profissional
Formação profissional
Remuneration
Professional qualification
Professional Certification
Salary
title_short Remuneração de profissionais de TI com e sem certificações profissionais : uma análise comparativa
title_full Remuneração de profissionais de TI com e sem certificações profissionais : uma análise comparativa
title_fullStr Remuneração de profissionais de TI com e sem certificações profissionais : uma análise comparativa
title_full_unstemmed Remuneração de profissionais de TI com e sem certificações profissionais : uma análise comparativa
title_sort Remuneração de profissionais de TI com e sem certificações profissionais : uma análise comparativa
author Hickmann, Thiago Elias Hickmann
author_facet Hickmann, Thiago Elias Hickmann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hickmann, Thiago Elias Hickmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Silvia Generali da
contributor_str_mv Costa, Silvia Generali da
dc.subject.por.fl_str_mv Remuneração
Salarios
Certificação profissional
Formação profissional
topic Remuneração
Salarios
Certificação profissional
Formação profissional
Remuneration
Professional qualification
Professional Certification
Salary
dc.subject.eng.fl_str_mv Remuneration
Professional qualification
Professional Certification
Salary
description As experiências e habilidades adquiridas fora do meio acadêmico convencional têm um papel importante em qualquer área profissional, e em muitos casos, influenciam significativamente o sucesso de carreira. Este trabalho busca entender com se comparam os perfis de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) inseridos no meio acadêmico ao se comparar os grupos aqueles que obtém e os que não obtém certificações de TI. O trabalho serve de contraponto a pesquisas a respeito de certificações e salários no contexto do EUA (GABELHOUSE, 2002; MCPMAG; DOMINGO, 2011), buscando fazer uma investigação de uma população de profissionais de TI no Rio Grande do Sul. O fato de que a maioria das publicações acerca do tema abordado são produzidas dentro do contexto de fabricantes de certificação, seja pela própria organização em seus meios de comunicação, ou por patrocínio, faz que a proporção de artigos que analisem o assunto de forma crítica e imparcial seja pequena. A metodologia envolveu a coleta de informações a respeito dos participantes através preenchimento voluntário de formulário eletrônico. Foram 246 respondentes, dos quais 162 eram compatíveis com o perfil estudado. A partir dos respondentes válidos foram obtidas medidas de salários médios, proporção de certificações obtidas, e receptividade a realizar certificações profissionais. A hipótese de diferença salarial entre indivíduos com e sem certificação se confirmou, com média de salário 18% maior naqueles que têm certificações, porém não foi possível obter resultados estatísticos que permitissem afirmar que essa diferença se reproduz na população como um todo. Também foi possível observar que fatores socioculturais (gênero, etnia, idade) têm maior expressão na diferenciação dos respondentes da amostra do que a obtenção de certificações. Dentre as conclusões, está a de que para afirmar que existe melhora de remuneração ao obter certificações no contexto de toda população será necessário um estudo longitudinal.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-01T02:31:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169890
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001051603
url http://hdl.handle.net/10183/169890
identifier_str_mv 001051603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169890/1/001051603.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169890/2/001051603.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169890/3/001051603.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 221e3e53263f936d7eb9936a8c0586eb
3f1210ea6ed4920c39e2f372aa1d3b25
568aba6f8d5b4d59a2a96d4b19f983a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447205656395776