Estudo sobre a expansão de lojas virtuais para o ambiente fisíco no mercado de doces
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174608 |
Resumo: | Com a propagação da Internet, as redes sociais começaram a fazer parte do dia-a-dia de muitas empresas e consumidores. Este fenômeno impulsionou a entrada de vários negócios em novos canais e também levou muitos setores a repensarem sua atuação e a forma de atender as necessidades e desejos de seus clientes. Fazendo com que fosse prática comum empresas tradicionais expandirem sua atuação também para o meio virtual. Este estudo se propôs a investigar o caminho contrário. Isto é, empresas que começaram exclusivamente no meio virtual e ampliaram, posteriormente, suas atividades também para o meio físico. O setor escolhido para a análise foi o mercado de doces, uma vez que este fenômeno é comum neste tipo de negócio. Os objetivos deste trabalho foram organizados de forma que apresentassem uma sequência lógica de acontecimentos. Primeiro, buscou-se compreender de que forma as lojas utilizavam e utilizam as redes sociais, Facebook e Instagram, para divulgar e comercializar seus produtos. Em um segundo momento, foram levantados os motivos que levaram as proprietários das lojas virtuais a abrirem a loja física. Após, foram elencadas as principais mudanças advindas da expansão para o meio físico. Por fim, foi necessário analisar a percepção do cliente sobre a abertura da loja física. Na primeira etapa da coleta de dados, foi realizada uma pesquisa exploratória com as proprietárias de três lojas de doces visando compreender mais sobre o processo de ampliação para o ambiente físico. Posteriormente, foi feito uma pesquisa para inferir se a visão das donas com a abertura da loja física equivale-se a percebida pelos clientes. Como principal conclusão do estudo, foi possível entender que apesar dos clientes preferirem ainda compras físicas, a loja virtual é o principal meio para divulgar o produto, portanto atualmente é preciso estar presente ativamente nos dois meios. |
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Gusmão, Bruna da SilvaSilveira, Teniza da2018-04-12T02:33:21Z2017http://hdl.handle.net/10183/174608001063707Com a propagação da Internet, as redes sociais começaram a fazer parte do dia-a-dia de muitas empresas e consumidores. Este fenômeno impulsionou a entrada de vários negócios em novos canais e também levou muitos setores a repensarem sua atuação e a forma de atender as necessidades e desejos de seus clientes. Fazendo com que fosse prática comum empresas tradicionais expandirem sua atuação também para o meio virtual. Este estudo se propôs a investigar o caminho contrário. Isto é, empresas que começaram exclusivamente no meio virtual e ampliaram, posteriormente, suas atividades também para o meio físico. O setor escolhido para a análise foi o mercado de doces, uma vez que este fenômeno é comum neste tipo de negócio. Os objetivos deste trabalho foram organizados de forma que apresentassem uma sequência lógica de acontecimentos. Primeiro, buscou-se compreender de que forma as lojas utilizavam e utilizam as redes sociais, Facebook e Instagram, para divulgar e comercializar seus produtos. Em um segundo momento, foram levantados os motivos que levaram as proprietários das lojas virtuais a abrirem a loja física. Após, foram elencadas as principais mudanças advindas da expansão para o meio físico. Por fim, foi necessário analisar a percepção do cliente sobre a abertura da loja física. Na primeira etapa da coleta de dados, foi realizada uma pesquisa exploratória com as proprietárias de três lojas de doces visando compreender mais sobre o processo de ampliação para o ambiente físico. Posteriormente, foi feito uma pesquisa para inferir se a visão das donas com a abertura da loja física equivale-se a percebida pelos clientes. Como principal conclusão do estudo, foi possível entender que apesar dos clientes preferirem ainda compras físicas, a loja virtual é o principal meio para divulgar o produto, portanto atualmente é preciso estar presente ativamente nos dois meios.With the spread of the Internet, the online social medias started to be present in companies and consumers’ everyday lives. This phenomenon has made many businesses start using new channels and it has also made several sectors rethink their performance and way of meeting customers’ needs and desires. Due to this fact, it has become common practice for traditional companies (brick-and- mortar) to expand their services to the click-and- mortar business model. The main purpose of this study is to investigate the opposite way, in other words, companies that started their activities operating solely on the Internet, but at a certain point decided to expand their services opening a brick-and- mortar store. The sweet market sector was the chosen one for this market analysis since this phenomenon is usually common in this type of businesses. The objectives of this paper were organized in order to follow a logical sequence of events. First, the study focused on perceiving how online social medias such as Facebook and Instagram were used to promote and sell the products Secondly, it was also crucial to identify what motivated the owners of the digital stores to open physical locations. Third, the main changes arising from the expansion to the physical store were listed. Lastly, it was important to analyze the customer perceptions in relation to the opening of the physical stores. In the first step of data collection, an exploratory research was carried out with three Brazilian sweet stores in order to develop a better understanding of how this expansion to the physical store occurred. In the last step of data collection, an online survey was carried out to find out if the vision of the store owners in relation to the opening of the physical store was equivalent to the customer vision. The most important conclusion of the study is, it was possible to understand that although customers still prefer physical purchases, the online stores is the main means to promote the product, so it is currently necessary to be actively present in both.application/pdfporLoja virtualMarketing digitalDigital MarketingOnline storesOnline social medias (Facebook and Instagram)E-commerceClick-and-brick storesSweet marketBrick-and-mortar storesEstudo sobre a expansão de lojas virtuais para o ambiente fisíco no mercado de docesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063707.pdf001063707.pdfTexto completoapplication/pdf1157739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174608/1/001063707.pdf8e7d356e85a832e9f09ffc9fdb646118MD51TEXT001063707.pdf.txt001063707.pdf.txtExtracted Texttext/plain119833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174608/2/001063707.pdf.txtacdd5ef17c6d482bc038fdbb782ee374MD52THUMBNAIL001063707.pdf.jpg001063707.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174608/3/001063707.pdf.jpgcb0a235baa5a6b2221dd7023dd1030dfMD5310183/1746082018-10-29 08:24:51.136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174608Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:24:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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