A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37342 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição do uso da experimentação no ensino de Química, baseada na verificação do papel da experimentação na construção do conhecimento científico. As atividades, inseridas no conteúdo de Termoquímica, foram realizadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino médio. Foi aplicado um questionário preliminar para verificar os conceitos prévios que os alunos já possuíam em relação aos conceitos envolvidos no tema termoquímica. A seguir, foi trabalhado o conteúdo de termoquímica, com aulas teóricas e realização de experimentos, pois pelo fato de a experimentação despertar um forte interesse nos alunos, pretendia-se verificar como ela contribui para o entendimento desse conteúdo. Após as atividades foram feitas discussões com os alunos, para análise dos experimentos, e resolução de exercícios, com o objetivo de avaliar o entendimento do conteúdo pelos alunos e a adequação da proposta para o ensino deste tema. |
id |
UFRGS-2_7ee962fe9fb198d08c56dcf1e58b0f68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37342 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rizzi, Maristela SanterSalgado, Tania Denise Miskinis2012-03-06T01:19:58Z2011http://hdl.handle.net/10183/37342000821427O presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição do uso da experimentação no ensino de Química, baseada na verificação do papel da experimentação na construção do conhecimento científico. As atividades, inseridas no conteúdo de Termoquímica, foram realizadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino médio. Foi aplicado um questionário preliminar para verificar os conceitos prévios que os alunos já possuíam em relação aos conceitos envolvidos no tema termoquímica. A seguir, foi trabalhado o conteúdo de termoquímica, com aulas teóricas e realização de experimentos, pois pelo fato de a experimentação despertar um forte interesse nos alunos, pretendia-se verificar como ela contribui para o entendimento desse conteúdo. Após as atividades foram feitas discussões com os alunos, para análise dos experimentos, e resolução de exercícios, com o objetivo de avaliar o entendimento do conteúdo pelos alunos e a adequação da proposta para o ensino deste tema.application/pdfporEnsino de química : Ensino médioTermoquímicaA experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2011Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000821427.pdf000821427.pdfTexto completoapplication/pdf262541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/1/000821427.pdff5ed1948c808c29b316a2a642c7fb700MD51TEXT000821427.pdf.txt000821427.pdf.txtExtracted Texttext/plain47914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/2/000821427.pdf.txt16127ed8a05214752dcb172c2bc8baf1MD52THUMBNAIL000821427.pdf.jpg000821427.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/3/000821427.pdf.jpg7fa967250a3497168361bbedc4a794a8MD5310183/373422018-10-10 07:57:44.729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37342Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:57:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio |
title |
A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio |
spellingShingle |
A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio Rizzi, Maristela Santer Ensino de química : Ensino médio Termoquímica |
title_short |
A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio |
title_full |
A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio |
title_fullStr |
A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio |
title_sort |
A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio |
author |
Rizzi, Maristela Santer |
author_facet |
Rizzi, Maristela Santer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzi, Maristela Santer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química : Ensino médio Termoquímica |
topic |
Ensino de química : Ensino médio Termoquímica |
description |
O presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição do uso da experimentação no ensino de Química, baseada na verificação do papel da experimentação na construção do conhecimento científico. As atividades, inseridas no conteúdo de Termoquímica, foram realizadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino médio. Foi aplicado um questionário preliminar para verificar os conceitos prévios que os alunos já possuíam em relação aos conceitos envolvidos no tema termoquímica. A seguir, foi trabalhado o conteúdo de termoquímica, com aulas teóricas e realização de experimentos, pois pelo fato de a experimentação despertar um forte interesse nos alunos, pretendia-se verificar como ela contribui para o entendimento desse conteúdo. Após as atividades foram feitas discussões com os alunos, para análise dos experimentos, e resolução de exercícios, com o objetivo de avaliar o entendimento do conteúdo pelos alunos e a adequação da proposta para o ensino deste tema. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-06T01:19:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37342 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000821427 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37342 |
identifier_str_mv |
000821427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/1/000821427.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/2/000821427.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/3/000821427.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5ed1948c808c29b316a2a642c7fb700 16127ed8a05214752dcb172c2bc8baf1 7fa967250a3497168361bbedc4a794a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224422965641216 |