A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzi, Maristela Santer
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37342
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição do uso da experimentação no ensino de Química, baseada na verificação do papel da experimentação na construção do conhecimento científico. As atividades, inseridas no conteúdo de Termoquímica, foram realizadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino médio. Foi aplicado um questionário preliminar para verificar os conceitos prévios que os alunos já possuíam em relação aos conceitos envolvidos no tema termoquímica. A seguir, foi trabalhado o conteúdo de termoquímica, com aulas teóricas e realização de experimentos, pois pelo fato de a experimentação despertar um forte interesse nos alunos, pretendia-se verificar como ela contribui para o entendimento desse conteúdo. Após as atividades foram feitas discussões com os alunos, para análise dos experimentos, e resolução de exercícios, com o objetivo de avaliar o entendimento do conteúdo pelos alunos e a adequação da proposta para o ensino deste tema.
id UFRGS-2_7ee962fe9fb198d08c56dcf1e58b0f68
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37342
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rizzi, Maristela SanterSalgado, Tania Denise Miskinis2012-03-06T01:19:58Z2011http://hdl.handle.net/10183/37342000821427O presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição do uso da experimentação no ensino de Química, baseada na verificação do papel da experimentação na construção do conhecimento científico. As atividades, inseridas no conteúdo de Termoquímica, foram realizadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino médio. Foi aplicado um questionário preliminar para verificar os conceitos prévios que os alunos já possuíam em relação aos conceitos envolvidos no tema termoquímica. A seguir, foi trabalhado o conteúdo de termoquímica, com aulas teóricas e realização de experimentos, pois pelo fato de a experimentação despertar um forte interesse nos alunos, pretendia-se verificar como ela contribui para o entendimento desse conteúdo. Após as atividades foram feitas discussões com os alunos, para análise dos experimentos, e resolução de exercícios, com o objetivo de avaliar o entendimento do conteúdo pelos alunos e a adequação da proposta para o ensino deste tema.application/pdfporEnsino de química : Ensino médioTermoquímicaA experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2011Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000821427.pdf000821427.pdfTexto completoapplication/pdf262541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/1/000821427.pdff5ed1948c808c29b316a2a642c7fb700MD51TEXT000821427.pdf.txt000821427.pdf.txtExtracted Texttext/plain47914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/2/000821427.pdf.txt16127ed8a05214752dcb172c2bc8baf1MD52THUMBNAIL000821427.pdf.jpg000821427.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/3/000821427.pdf.jpg7fa967250a3497168361bbedc4a794a8MD5310183/373422018-10-10 07:57:44.729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37342Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:57:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio
title A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio
spellingShingle A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio
Rizzi, Maristela Santer
Ensino de química : Ensino médio
Termoquímica
title_short A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio
title_full A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio
title_fullStr A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio
title_full_unstemmed A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio
title_sort A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio
author Rizzi, Maristela Santer
author_facet Rizzi, Maristela Santer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzi, Maristela Santer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química : Ensino médio
Termoquímica
topic Ensino de química : Ensino médio
Termoquímica
description O presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição do uso da experimentação no ensino de Química, baseada na verificação do papel da experimentação na construção do conhecimento científico. As atividades, inseridas no conteúdo de Termoquímica, foram realizadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino médio. Foi aplicado um questionário preliminar para verificar os conceitos prévios que os alunos já possuíam em relação aos conceitos envolvidos no tema termoquímica. A seguir, foi trabalhado o conteúdo de termoquímica, com aulas teóricas e realização de experimentos, pois pelo fato de a experimentação despertar um forte interesse nos alunos, pretendia-se verificar como ela contribui para o entendimento desse conteúdo. Após as atividades foram feitas discussões com os alunos, para análise dos experimentos, e resolução de exercícios, com o objetivo de avaliar o entendimento do conteúdo pelos alunos e a adequação da proposta para o ensino deste tema.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-06T01:19:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37342
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821427
url http://hdl.handle.net/10183/37342
identifier_str_mv 000821427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/1/000821427.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/2/000821427.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37342/3/000821427.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5ed1948c808c29b316a2a642c7fb700
16127ed8a05214752dcb172c2bc8baf1
7fa967250a3497168361bbedc4a794a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422965641216