A interação entre os profissionais da informação na web 2.0 : um estudo de caso dos blogs na área da Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travessas, Graciela Corrêa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132283
Resumo: Trata sobre o processo de interação e comunicação entre os profissionais da Ciência da informação através dos blogs da área. Aborda a Sociedade da Informação como a facilitadora do processo de acesso a informação. Mostra a Sociedade do Conhecimento como uma fase da Sociedade da Informação. Explica o processo de interação e comunicação ao longo do tempo e mostra este processo no contexto informático. Relata sobre a Web 2.0 e mostra os blogs como uma ferramenta facilitadora do processo de comunicação e interação. Mostra a necessidade da mudança do perfil do profissional da informação com as transformações no contexto informático. Seleciona e analisa três blogs da área da Ciência da Informação a respeito do processo de comunicação e interação entre os profissionais da área. Os blogs escolhidos foram o LEIA, A Informação e a Biblioteca ETS. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista, a observação e a análise documental. As entrevistas forma realizadas com os criadores e/ou colaboradores dos blogs selecionados. A observação foi realizada no mês de setembro e outubro de deste ano. Mostra que o processo de comunicação entre os profissionais da informação realizado através dos blogs está em fase de desenvolvimento.
id UFRGS-2_7f22b1cb7ae17f88fc2d25972610aaef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132283
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Travessas, Graciela CorrêaMoro, Eliane Lourdes da Silva2016-01-27T02:48:36Z2009http://hdl.handle.net/10183/132283000784287Trata sobre o processo de interação e comunicação entre os profissionais da Ciência da informação através dos blogs da área. Aborda a Sociedade da Informação como a facilitadora do processo de acesso a informação. Mostra a Sociedade do Conhecimento como uma fase da Sociedade da Informação. Explica o processo de interação e comunicação ao longo do tempo e mostra este processo no contexto informático. Relata sobre a Web 2.0 e mostra os blogs como uma ferramenta facilitadora do processo de comunicação e interação. Mostra a necessidade da mudança do perfil do profissional da informação com as transformações no contexto informático. Seleciona e analisa três blogs da área da Ciência da Informação a respeito do processo de comunicação e interação entre os profissionais da área. Os blogs escolhidos foram o LEIA, A Informação e a Biblioteca ETS. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista, a observação e a análise documental. As entrevistas forma realizadas com os criadores e/ou colaboradores dos blogs selecionados. A observação foi realizada no mês de setembro e outubro de deste ano. Mostra que o processo de comunicação entre os profissionais da informação realizado através dos blogs está em fase de desenvolvimento.This is about the process of interaction and communication between professionals in the information science through the blogs of the area. Discusses the Information Society as the facilitator of the process of access to information. Shows the Knowledge Society as a phase of the Information Society. Explains the process of interaction and communication over time and shows this process in computer. Reports on Web 2.0 and shows the blogs as a tool facilitating the process of communication and interaction. Shows the need to change the profile of information professionals with the changes in the context of computerization. Selects and analyzes three blogs in the area of information science about the process of communication and interaction between professionals. The blogs were chosen LEIA, A Informação and Biblioteca ETS. The instruments of data collection used were interviews, observation and document analysis. The interviews conducted as with the creators and / or employees of the blogs selected. The observation was made in September and October this year. It shows that the process of communication between professionals in the information carried through the blogs is under development.application/pdfporBlogInteração mediada por computadorProcess of communication and interactionWeb 2.0A interação entre os profissionais da informação na web 2.0 : um estudo de caso dos blogs na área da Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000784287.pdf000784287.pdfTexto completoapplication/pdf4952709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132283/1/000784287.pdf5ada86944d737e8188f36bdf2584261cMD51TEXT000784287.pdf.txt000784287.pdf.txtExtracted Texttext/plain125357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132283/2/000784287.pdf.txtff37af04d6dd1cc5789a421072be0722MD52THUMBNAIL000784287.pdf.jpg000784287.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132283/3/000784287.pdf.jpg05eba708c01db346e08720483c54543eMD5310183/1322832023-06-17 03:37:25.858166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132283Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-17T06:37:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interação entre os profissionais da informação na web 2.0 : um estudo de caso dos blogs na área da Ciência da Informação
title A interação entre os profissionais da informação na web 2.0 : um estudo de caso dos blogs na área da Ciência da Informação
spellingShingle A interação entre os profissionais da informação na web 2.0 : um estudo de caso dos blogs na área da Ciência da Informação
Travessas, Graciela Corrêa
Blog
Interação mediada por computador
Process of communication and interaction
Web 2.0
title_short A interação entre os profissionais da informação na web 2.0 : um estudo de caso dos blogs na área da Ciência da Informação
title_full A interação entre os profissionais da informação na web 2.0 : um estudo de caso dos blogs na área da Ciência da Informação
title_fullStr A interação entre os profissionais da informação na web 2.0 : um estudo de caso dos blogs na área da Ciência da Informação
title_full_unstemmed A interação entre os profissionais da informação na web 2.0 : um estudo de caso dos blogs na área da Ciência da Informação
title_sort A interação entre os profissionais da informação na web 2.0 : um estudo de caso dos blogs na área da Ciência da Informação
author Travessas, Graciela Corrêa
author_facet Travessas, Graciela Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Travessas, Graciela Corrêa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Interação mediada por computador
topic Blog
Interação mediada por computador
Process of communication and interaction
Web 2.0
dc.subject.eng.fl_str_mv Process of communication and interaction
Web 2.0
description Trata sobre o processo de interação e comunicação entre os profissionais da Ciência da informação através dos blogs da área. Aborda a Sociedade da Informação como a facilitadora do processo de acesso a informação. Mostra a Sociedade do Conhecimento como uma fase da Sociedade da Informação. Explica o processo de interação e comunicação ao longo do tempo e mostra este processo no contexto informático. Relata sobre a Web 2.0 e mostra os blogs como uma ferramenta facilitadora do processo de comunicação e interação. Mostra a necessidade da mudança do perfil do profissional da informação com as transformações no contexto informático. Seleciona e analisa três blogs da área da Ciência da Informação a respeito do processo de comunicação e interação entre os profissionais da área. Os blogs escolhidos foram o LEIA, A Informação e a Biblioteca ETS. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista, a observação e a análise documental. As entrevistas forma realizadas com os criadores e/ou colaboradores dos blogs selecionados. A observação foi realizada no mês de setembro e outubro de deste ano. Mostra que o processo de comunicação entre os profissionais da informação realizado através dos blogs está em fase de desenvolvimento.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-27T02:48:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000784287
url http://hdl.handle.net/10183/132283
identifier_str_mv 000784287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132283/1/000784287.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132283/2/000784287.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132283/3/000784287.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ada86944d737e8188f36bdf2584261c
ff37af04d6dd1cc5789a421072be0722
05eba708c01db346e08720483c54543e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224497397760000